Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17304
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 13-Sep-2024 |
metadata.dc.creator: | COSTA, Adriana Silva Carvalho da |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA-Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RAPOSO, Elinete Oliveira |
Title: | A educação do olhar para as questões socioambientais na formação inicial de professores |
Citation: | COSTA, Adriana Silva Carvalho da. A educação do olhar para as questões socioambientaisna formação inicial de professores. Orientador: Elinete Oliveira Raposo. 2024. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17304. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Com o objetivo de incluir as questões socioambientais na formação inicial de professores no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de discutir a educação do olhar, utilizamos a fotografia como instrumento didático e de sensibilização nesta pesquisa. A fotografia atuou como um meio pelo qual, durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de refletir, analisar e ampliar sua visão sobre a urgência dos debates socioambientais no contexto escolar. Para contribuir com a ampliação e efetivação dessas discussões, apresentamos como produto educacional um E-BOOK, que tem como proposta ser uma ferramenta pedagógica para docentes na abordagem de questões socioambientais a serem aplicadas no âmbito escolar. Os participantes desta pesquisa são acadêmicos do do curso de Pedagogia de uma faculdade particular, localizada em Benevides, no estado do Pará. A pesquisa em desenvolvimento possui uma abordagem qualitativa e alicerça-se no contexto da pesquisa-ação. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico compõe-se de uma revisão bibliográfica sobre as questões socioambientais na formação de professores e sobre a importância da educação do olhar. Para a construção dos dados da pesquisa, foi utilizado um questionário, resultante do processo formativo. O objetivo desta pesquisa é contribuir para uma formação inicial de professores voltada para a educação do olhar sobre as questões socioambientais. |
Abstract: | In order to include socio-environmental issues in the initial training of teachers on Pedagogy degree courses and to discuss the education of the gaze, we used photography as a didactic and awareness-raising tool in this research. Photography acted as a means by which students had the opportunity to ponder, analyze and broaden their view of the urgency of socio-environmental debates in school contexts. To help expand and make these discussions more effective, we introduce an e-book as educational product, which is meant to be a pedagogical tool for teachers in addressing socio-environmental issues to be applied in schools. The participants in this investigation are Pedagogy undergraduate students at a private college located in Benevides, in the state of Pará, Brazil. The present study has a qualitative approach and is based on action research. Data was analyzed using Textual Discourse Analysis (TDA). Its theoretical framework consists of a literature review on socio-environmental issues related to teacher training and the importance of educating the gaze. A questionnaire resulting from the training process was used to compile the research data. The intention of this work is to contribute to initial teacher training focused on educating the gaze towards socio-environmental issues. |
Keywords: | Fotografia Formação inicial de professores Socioambiental |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_EducacaoOlharQuestoes.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Produto_FotografiaSocioambientalProposta.pdf | 6,82 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License