Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17304
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCOSTA, Adriana Silva Carvalho da-
dc.date.accessioned2025-04-30T12:33:05Z-
dc.date.available2025-04-30T12:33:05Z-
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.citationCOSTA, Adriana Silva Carvalho da. A educação do olhar para as questões socioambientaisna formação inicial de professores. Orientador: Elinete Oliveira Raposo. 2024. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17304. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17304-
dc.description.abstractIn order to include socio-environmental issues in the initial training of teachers on Pedagogy degree courses and to discuss the education of the gaze, we used photography as a didactic and awareness-raising tool in this research. Photography acted as a means by which students had the opportunity to ponder, analyze and broaden their view of the urgency of socio-environmental debates in school contexts. To help expand and make these discussions more effective, we introduce an e-book as educational product, which is meant to be a pedagogical tool for teachers in addressing socio-environmental issues to be applied in schools. The participants in this investigation are Pedagogy undergraduate students at a private college located in Benevides, in the state of Pará, Brazil. The present study has a qualitative approach and is based on action research. Data was analyzed using Textual Discourse Analysis (TDA). Its theoretical framework consists of a literature review on socio-environmental issues related to teacher training and the importance of educating the gaze. A questionnaire resulting from the training process was used to compile the research data. The intention of this work is to contribute to initial teacher training focused on educating the gaze towards socio-environmental issues.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-04-30T12:27:45Z No. of bitstreams: 3 Dissertação_EducacaoOlharQuestoes.pdf: 1235573 bytes, checksum: f4c14b65523253615953eba4c4b809ff (MD5) Produto_FotografiaSocioambientalProposta.pdf: 6982297 bytes, checksum: 52c4fae292a6b1087771a026e18939a9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-04-30T12:33:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação_EducacaoOlharQuestoes.pdf: 1235573 bytes, checksum: f4c14b65523253615953eba4c4b809ff (MD5) Produto_FotografiaSocioambientalProposta.pdf: 6982297 bytes, checksum: 52c4fae292a6b1087771a026e18939a9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-30T12:33:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação_EducacaoOlharQuestoes.pdf: 1235573 bytes, checksum: f4c14b65523253615953eba4c4b809ff (MD5) Produto_FotografiaSocioambientalProposta.pdf: 6982297 bytes, checksum: 52c4fae292a6b1087771a026e18939a9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-09-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectSocioambientalpt_BR
dc.titleA educação do olhar para as questões socioambientais na formação inicial de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1RAPOSO, Elinete Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6737474841439654pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de incluir as questões socioambientais na formação inicial de professores no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de discutir a educação do olhar, utilizamos a fotografia como instrumento didático e de sensibilização nesta pesquisa. A fotografia atuou como um meio pelo qual, durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de refletir, analisar e ampliar sua visão sobre a urgência dos debates socioambientais no contexto escolar. Para contribuir com a ampliação e efetivação dessas discussões, apresentamos como produto educacional um E-BOOK, que tem como proposta ser uma ferramenta pedagógica para docentes na abordagem de questões socioambientais a serem aplicadas no âmbito escolar. Os participantes desta pesquisa são acadêmicos do do curso de Pedagogia de uma faculdade particular, localizada em Benevides, no estado do Pará. A pesquisa em desenvolvimento possui uma abordagem qualitativa e alicerça-se no contexto da pesquisa-ação. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico compõe-se de uma revisão bibliográfica sobre as questões socioambientais na formação de professores e sobre a importância da educação do olhar. Para a construção dos dados da pesquisa, foi utilizado um questionário, resultante do processo formativo. O objetivo desta pesquisa é contribuir para uma formação inicial de professores voltada para a educação do olhar sobre as questões socioambientais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.description.affiliationUFPA-Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_EducacaoOlharQuestoes.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_FotografiaSocioambientalProposta.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons