Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17304
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 13-sep-2024
Autor(es): COSTA, Adriana Silva Carvalho da
metadata.dc.description.affiliation: UFPA-Universidade Federal do Pará
Primer Orientador: RAPOSO, Elinete Oliveira
Título : A educação do olhar para as questões socioambientais na formação inicial de professores
Citación : COSTA, Adriana Silva Carvalho da. A educação do olhar para as questões socioambientaisna formação inicial de professores. Orientador: Elinete Oliveira Raposo. 2024. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17304. Acesso em:.
Resumen: Com o objetivo de incluir as questões socioambientais na formação inicial de professores no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de discutir a educação do olhar, utilizamos a fotografia como instrumento didático e de sensibilização nesta pesquisa. A fotografia atuou como um meio pelo qual, durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de refletir, analisar e ampliar sua visão sobre a urgência dos debates socioambientais no contexto escolar. Para contribuir com a ampliação e efetivação dessas discussões, apresentamos como produto educacional um E-BOOK, que tem como proposta ser uma ferramenta pedagógica para docentes na abordagem de questões socioambientais a serem aplicadas no âmbito escolar. Os participantes desta pesquisa são acadêmicos do do curso de Pedagogia de uma faculdade particular, localizada em Benevides, no estado do Pará. A pesquisa em desenvolvimento possui uma abordagem qualitativa e alicerça-se no contexto da pesquisa-ação. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico compõe-se de uma revisão bibliográfica sobre as questões socioambientais na formação de professores e sobre a importância da educação do olhar. Para a construção dos dados da pesquisa, foi utilizado um questionário, resultante do processo formativo. O objetivo desta pesquisa é contribuir para uma formação inicial de professores voltada para a educação do olhar sobre as questões socioambientais.
Resumen : In order to include socio-environmental issues in the initial training of teachers on Pedagogy degree courses and to discuss the education of the gaze, we used photography as a didactic and awareness-raising tool in this research. Photography acted as a means by which students had the opportunity to ponder, analyze and broaden their view of the urgency of socio-environmental debates in school contexts. To help expand and make these discussions more effective, we introduce an e-book as educational product, which is meant to be a pedagogical tool for teachers in addressing socio-environmental issues to be applied in schools. The participants in this investigation are Pedagogy undergraduate students at a private college located in Benevides, in the state of Pará, Brazil. The present study has a qualitative approach and is based on action research. Data was analyzed using Textual Discourse Analysis (TDA). Its theoretical framework consists of a literature review on socio-environmental issues related to teacher training and the importance of educating the gaze. A questionnaire resulting from the training process was used to compile the research data. The intention of this work is to contribute to initial teacher training focused on educating the gaze towards socio-environmental issues.
Palabras clave : Fotografia
Formação inicial de professores
Socioambiental
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_EducacaoOlharQuestoes.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_FotografiaSocioambientalProposta.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons