Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 22-Set-2023 |
Autor(es): | RAIOL, Alberto Alan da Costa |
Afiliação do(s) Autor(es): | Escola SESI Ananindeua |
Primeiro(a) Orientador(a): | PORTELA, Carlos dos Santos |
Primeiro(a) coorientador(a): | SANTOS, Isadora Mendes dos |
Título: | Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC |
Citar como: | RAIOL, Alberto Alan da Costa. Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC. Orientador: Carlos dos Santos Portela; Coorientadora: Isadora Mendes dos Santos. 2023. [14] f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365. Acesso em:. |
Resumo: | Este artigo apresenta um modelo de avaliacão do Pensamento Computacional (PC) na educacão básica, baseando-se na Taxonomia de Aprendizagem de Bloom, Taxonomia de Solo e nas Normas de Computacão para a Educacão Básica. Para analisar o modelo de avaliacão é proposto a aplicacão de uma oficina utilizando um “Jogo Desplugado” que trabalha conceitos chaves do PC, como: Algoritmos, Abstracão e Automacão. O modelo de avaliacão visa contribuir na melhoria dos processos de avalição do desenvolvimento de competências da Computação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
Abstract: | This paper presents an evaluation model of Computational Thinking (CT) in basic education, based on Bloom’s Learning Taxonomy, Solo’s Taxonomy and on Computing Standards for Basic Education. To analyze the evalu- ation model, we propose to apply a workshop using an ”Unplugged Game” that deals with the key CT concepts, such as: Algorithms, Abstraction, and Automation. We believe that the evaluation model will be able to contribute to the improvement of the evaluation processes of the development of computing skills according to Common National Curriculum Base (BNCC). |
Palavras-chave: | Computação - Estudo e ensino Computação - Avaliação - Educação básica Pensamento computacional |
Área de Concentração: | COMPUTAÇÃO APLICADA |
Linha de Pesquisa: | DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível na internet via Sagitta |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf | 506,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons