Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RAIOL, Alberto Alan da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T17:33:54Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12T17:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.identifier.citation | RAIOL, Alberto Alan da Costa. Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC. Orientador: Carlos dos Santos Portela; Coorientadora: Isadora Mendes dos Santos. 2023. [14] f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an evaluation model of Computational Thinking (CT) in basic education, based on Bloom’s Learning Taxonomy, Solo’s Taxonomy and on Computing Standards for Basic Education. To analyze the evalu- ation model, we propose to apply a workshop using an ”Unplugged Game” that deals with the key CT concepts, such as: Algorithms, Abstraction, and Automation. We believe that the evaluation model will be able to contribute to the improvement of the evaluation processes of the development of computing skills according to Common National Curriculum Base (BNCC). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Arlindo Araujo Junior (arlindojunior@ufpa.br) on 2025-05-08T13:10:43Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf: 584630 bytes, checksum: 9391f314a8ecf7e422f7adf1b274bdfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br), reason: O depósito será realizado pela administração do RIUFPA por se tratar de um artigo. on 2025-05-09T12:50:45Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Arlindo Araujo Junior (arlindojunior@ufpa.br) on 2025-05-12T15:09:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf: 584630 bytes, checksum: 9391f314a8ecf7e422f7adf1b274bdfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2025-05-12T17:33:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf: 584630 bytes, checksum: 9391f314a8ecf7e422f7adf1b274bdfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-12T17:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf: 584630 bytes, checksum: 9391f314a8ecf7e422f7adf1b274bdfc (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-09-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via Sagitta | pt_BR |
dc.subject | Computação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Computação - Avaliação - Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.title | Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PORTELA, Carlos dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7707594869367480 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SANTOS, Isadora Mendes dos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2444023853686058 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9603187781182430 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um modelo de avaliacão do Pensamento Computacional (PC) na educacão básica, baseando-se na Taxonomia de Aprendizagem de Bloom, Taxonomia de Solo e nas Normas de Computacão para a Educacão Básica. Para analisar o modelo de avaliacão é proposto a aplicacão de uma oficina utilizando um “Jogo Desplugado” que trabalha conceitos chaves do PC, como: Algoritmos, Abstracão e Automacão. O modelo de avaliacão visa contribuir na melhoria dos processos de avalição do desenvolvimento de competências da Computação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | COMPUTAÇÃO APLICADA | pt_BR |
dc.description.affiliation | Escola SESI Ananindeua | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | HTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-3263-3075 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf | 506,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons