Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17470
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 2-jul-2024 |
Autor(es): | GONÇALVES, Mardony Barbosa de Paula |
Primer Orientador: | FREITAS, Nádia Magalhães da Silva |
Título : | Educação ambiental : uma abordagem crítica e decolonial |
Citación : | SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Orientador:. XXXX. XX f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, XXXX. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17470. Acesso em:. |
Resumen: | O presente trabalho tem como tema a Educação Ambiental (EA) em suas vertentes crítica e decolonial. Tal proposição surge a partir da análise da agenda 21 escolar, um dos projetos de EA trabalhados na rede de ensino do município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, na qual foi percebida que segue uma tendência conservadora e pragmática. Considerando a necessidade de uma formação crítica de nossos alunos e tendo como documento norteador a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que em uma suas competências defende a sensibilização socioambiental, o consumo responsável, o posicionamento ético, pensamos como produto didático, um caderno temático, de modo a contribuir com a prática docente de professores vinculados à rede pública municipal, tendo como objetivo fomentar a EA na macrotendência crítica, em associação as perspectivas decoloniais, notadamente para o compreensão de problemas ambientais que afligem a atual sociedade. De abordagem qualitativa, este trabalho de pesquisa se apoiou na revisão bibliográfica de natureza narrativa, tendo como plataforma de busca o google acadêmico, de modo a reunir alguns artigos que discutam a temática. Com o resultado dessa pesquisa foi elaborado o produto educacional, um caderno temático, com o seguinte título “Caderno de Educação Ambiental: vertentes crítica e decolonial”, o qual aborda tópicos fundamentais que permeiam a educação ambiental, como o histórico da Educação Ambiental, as políticas de Educação Ambiental, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a crise ambiental, abordagem crítica às questões ambientais, a (de)colonialidade da natureza e temas contemporâneos em Educação Ambiental. Acreditamos que, ao contribuir com ampliação do repertório cognitivo dos professores, podemos alcançar a sala de aula, no que se refere a preparação de estudantes para problematizar os desafios socioambientais contemporâneos. |
Resumen : | The theme of this text is Environmental Education (EE) in its critical and decolonial aspects. This proposition arises from an analysis of the school's Agenda 21, one of the EE projects worked on in the school network of the municipality of Canaã dos Carajás in the state of Pará, in which it was realized follows a pragmatic trend. With the critical education of our students in mind, and with the National Common Core Curriculum (BNCC) as our guiding document, one of whose competencies advocates socio-environmental awareness, responsible consumption and ethical positioning, we thought of a thematic as a didactic product, in order to contribute to the teaching practice of teachers linked to the municipal public network, with the aim of fostering environmental education in the critical macro-trend, in association with decolonial perspectives, in order to understand the environmental problems that afflict today's society. With a qualitative approach, this work is based on a narrative bibliographical review, using Google Scholar as a search platform to gather some articles that discuss the subject. The results of the research led to the creation of an educational product, a thematic text, entitled “Environmental Education: critical and decolonial aspects, which addresses fundamental topics that permeate environmental education, such as the history of Environmental Education, Environmental Education policies, National Curriculum Guidelines for Environmental Education, the environmental crisis, a critical approach to environmental issues, the (de)coloniality of nature and contemporary themes in Environmental Education. We believe that by helping to expand teachers' cognitive repertoire, we can reach the classroom and prepare students to problematize contemporary socioenvironmental challenges. |
Palabras clave : | Educação ambiental Política ambiental |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_EducacaoAmbientalPor.pdf | 570,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_CadernoEducacaoAmbiental.pdf | 832,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons