Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17463
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 29-Jul-2024 |
metadata.dc.creator: | SANTIAGO, Ellen Sharlise Barbosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | PESSOA, Wilton Rabelo |
Title: | Atividades de divulgação científica em aulas de química orgânica sobre automedicação |
Citation: | SANTIAGO, Ellen Sharlise Barbosa. Uso de textos de divulgação científica em aulas de química orgânica sobre automedicação. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Canaã dos Carajás, PA 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17463. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A Divulgação Científica (DC) atua na democratização do conhecimento e na alfabetização científica, sendo esta fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados em discussões e decisões sobre questões relevantes da sociedade. Ela transfigura informações científicas e tecnológicas em linguagem acessível. Nas escolas, atividades de divulgação científica, dentre elas a leitura de Textos de Divulgação Científica, podem ser usadas por professores para contextualizar conteúdos, como a automedicação, temática dessa pesquisa, crescente no Brasil devido à falta de profissionais qualificados e a fatores políticos, econômicos e culturais, pode ser discutida em sala de aula para desenvolver a criticidade e a consciência dos alunos sobre seus impactos. A alfabetização científica é essencial para que os estudantes compreendam conceitos químicos relacionados à automedicação e participem ativamente de discussões sobre o tema. Neste intuito, a presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Laura de Martins Carvalho, em Canaã dos Carajás - PA, focou em como atividades de divulgação científica podem promover a alfabetização científica em aulas de Química para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e analítico-descritiva, utilizando observação participante e análise de conteúdo conforme Lawrence Bardin. O produto educacional desenvolvido incluiu uma sequência didática baseada no método 5E, que incorpora atividades de divulgação científica para abordar a temática da automedicação em aulas de Química. Os resultados dessa pesquisa mostraram que o conjunto dessas atividades contribuíram para o processo de ensino aprendizagem, pois os alunos se engajaram e foram bastante interativos, além de aplicar os conhecimentos de química na produção de Histórias em Quadrinhos, emergindo duas dimensões de análise: a)reflexão crítica sobre a prática da automedicação e b) significação social dos conteúdos químicos. Com isso, o produto educacional produzido possibilita um excelente aporte para os professores que queiram dinamizar suas aulas. Dessa forma, o produto desenvolvido e aplicado nas aulas de química pretendeu contribuir para o protagonismo do aluno e apoia professores na transformação de sua prática pedagógica, possibilitando aulas mais contextualizadas e dinâmicas, o que enriquece o ambiente de sala de aula. |
Abstract: | Scientific Dissemination (DC) works to democratize knowledge and scientific literacy, which is fundamental for forming conscious citizens engaged in discussions and decisions about relevant societal issues. It transfigures scientific and technological information into accessible language, promotes the problematization of socioscientific problems, and contributes to the formation of public opinion. In schools, scientific dissemination activities, including reading Scientific Dissemination Texts, can be used by teachers to contextualize content and promote debates on relevant topics, such as self-medication, the theme of this research. This practice, growing in Brazil due to the lack of qualified professionals and political, economic, and cultural factors, can be discussed in the classroom to develop students' criticality and awareness of its impacts. Scientific literacy is essential for students to understand Chemical concepts related to self-medication and actively participate in discussions on the topic. The research was carried out at the Irmã Laura de Martins Carvalho State High School, in Canaã dos Carajás - PA, and focused on how scientific dissemination activities can promote scientific literacy in Chemistry classes for 3rd-year high school students. The specific objectives were to use scientific dissemination activities to improve the understanding of chemical concepts, identify contributions of these activities to scientific literacy, and evaluate students' perception of self-medication and its impacts on health. The research approach was qualitative and analytical-descriptive, using participant observation and content analysis according to Lawrence Bardin. The educational product developed included a didactic sequence based on the 5E method, which incorporates scientific dissemination activities to address the topic of selfmedication in Chemistry classes. |
Keywords: | Alfabetização científica Automedicação Divulgação científica Química orgânica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AtividadesDivulgacaoCientifica.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Produto_ConectandoQuimicaSaude.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License