Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alcances, possibilidades e impactos de metodologias em educação patrimonial ambiental(Universidade Federal do Pará, 2010-04-27) OLIVEIRA, Rômulo José Fontenele; SILVA, Maria de Fátima VilhenaA pesquisa em questão evidencia o diálogo entre princípios construtivistas, Educação Ambiental e Educação Patrimonial tomando como fonte as atividades educativas de 11 professoras para identificá-las como propostas da Educação Patrimonial Ambiental. As professoras têm como momento vivencial comum o fato de terem participado da Oficina de Educação Patrimonial realizada em março de 2006 na cidade de Vigia de Nazaré-Pará. A Educação Patrimonial Ambiental está sendo construída no Grupo de Educação Patrimonial Ambiental do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA e considera o ambiente com suas dimensões natural, social e cultural como patrimônio que precisa ser valorizado também como objeto de estudo e discussão na educação em geral. A pesquisa envereda pela pluralidade e transgressão metodológica utilizando contribuições da pesquisa qualitativa, fenomenológica, participante, estudo de caso e pesquisa-ação com o objetivo principal de analisar os alcances, as possibilidades e os impactos educativos das propostas metodológicos em Educação Patrimonial Ambiental utilizada por professoras da Cidade de Vigia de Nazaré nas suas atividades escolares com os alunos. Os dados foram assimilados por meio de entrevistas e acompanhamento das atividades das professoras em suas escolas ou outros locais de Vigia. Os resultados revelam que as metodologias em Educação Patrimonial Ambiental alcançaram o nível de ensino infantil, as séries iniciais do ensino fundamental, a educação inclusiva de deficientes visuais e a educação de jovens e adultos por meio de aulas e pequenos projetos escolares. Como possibilidades ela pode se estender para a educação inclusiva em geral, para o ensino médio e superior e fazer parte da matriz curricular ou do calendário de atividades das escolas e do município. O principal impacto destas metodologias foi promover a identificação de professores e alunos como elementos do ambiente-patrimônio e a tomada de consciência para realizar os enfretamentos socioambientais em defesa da herança natural, histórica, social e cultural da comunidade que precisa ser preservada para as futuras gerações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sentidos subjetivos da docência: subjetividade e identidade docente de uma professora de ciências.(Universidade Federal do Pará, 2019-04-29) OLIVEIRA, Bruna Lívia da Silva; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831De modo geral, as pesquisas na área de ensino de ciências têm se preocupado mais com a dimensão intelectual dos sujeitos, sem considerar a dimensão afetiva das relações. A Teoria da Subjetividade de González Rey tem sido orientadora de diferentes estudos dentro da psicologia da educação e, mais recentemente, tem orientado pesquisas na área de educação em ciências, as quais têm permitido discussões de uma nova ideia de formação e aprendizagem, relacionadas a uma dimensão subjetiva do desenvolvimento humano. Este estudo situa-se no quadro das pesquisas na área da educação em ciências que fazem uso da teoria e, desta forma, tem por objetivo investigar que condições produzem mudanças na subjetividade de uma professora de Ciências na direção da constituição de uma identidade docente na perspectiva da Teoria da Subjetividade de González Rey. O percurso metodológico está baseado na Epistemologia Qualitativa, a qual considera a produção do conhecimento como um processo que deve ser ao mesmo tempo construtivo-interpretativo, singular, comunicativo e dialógico. Para realização desta pesquisa, participou 1 professora de ciências oriunda do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, da Universidade do Estado do Pará. Para a construção das informações foram utilizados complemento de frases, entrevista e redação. No caso estudado investigo a movimentação da subjetividade da professora Jéssica que mesmo após ter concluído o curso de licenciatura não tinha o desejo de ser professora, mas ao entrar no contexto de sala de aula acaba se identificando com a profissão e se reconhecendo como professora. A relação que fiz com o estudo e análise do referencial teórico da área de formação de professores de ciências, com o estudo e análise da teoria da subjetividade, e também com o contexto empírico no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, me permitiram elaborar um modelo teórico, o qual fiz na tentativa de promover uma maior compreensão a respeito da constituição da identidade docente do professor de ciências a partir da perspectiva da Teoria da Subjetividade. Tal modelo teórico foi elaborado em três eixos: valorização da profissão pelo próprio sujeito, valorização do sujeito no processo de formação, experiências significativas e diversas. A partir desta pesquisa considero então que a constituição da identidade docente do estudante de graduação deve ser uma prioridade dos cursos de formação, para que o estudante ainda em seu curso de formação inicial possa começar a se reconhecer como professor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de competências científicas por meio de sequências de ensino investigativas em um clube de ciências na Amazônia paraense.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-01) TABOSA, Clara Elena Souza; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729Nesta pesquisa, nos propomos a compreender quais as relações entre o Ensino por Investigação e o desenvolvimento de Competências Científicas a partir do seguinte questionamento: quais Competências Científicas podem ser desenvolvidas por estudantes durante atividades de experimentação propostas em Sequências de Ensino Investigativas realizadas no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz? Para isso, levamos em consideração os principais aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que levaram ao surgimento da Educação Baseada em Competências. Como opção metodológica, realizamos uma Análise Bibliográfica de três dissertações produzidas por professoras-monitoras egressas do Clube. Assim, nossos dados de pesquisa se constituíram a partir das transcrições dos diálogos entre os professoresmonitores e os estudantes do Clube de Ciências que encontramos nas dissertações elencadas. Utilizamos a Análise de Conteúdo para encontrar, nestes diálogos, categorias que pudessem ser associadas às Competências Científicas. Desta análise, emergiram cinco categorias que são relativas às dimensões conceitual, procedimental e atitudinal das Competências Científicas: identificação e descrição de conceito; explicações causais e raciocínio lógico-dedutivo; aprendizado conceitual; descrição de materiais/procedimentos e elaboração/teste de hipóteses; e trabalho em equipe e engajamento. Em resposta à questão de pesquisa, concluímos que a utilização de Sequências de Ensino Investigativas no ensino de Ciências contribui não somente para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, mas também para o desenvolvimento de Competências Científicas de caráter conceitual, como o pensamento científico crítico, procedimental, como a elaboração e teste de hipóteses experimentais, e atitudinais, como o engajamento e o trabalho em equipe.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação matemática e transtorno do espectro autista (TEA): uma análise das pesquisas dos programas de pós-graduação da área de ensino.(Universidade Federal do Pará, 2024-02-29) ATAIDE, Clarissa Raimundo de; SALES, Elielson Ribeiro deAs pessoas com deficiências, transtornos globais, altas habilidades e/ou superdotação, como por direito e dever, tem estado cada vez mais presentes dentro dos espaços escolares. É importante dizer que as escolas, além de recebê-los realizando as matrículas, vêm tentando incluir esses estudantes dentro da sala regular, favorecendo, assim, um ensino com mais qualidade e acessibilidade. Diante disso, o objetivo geral deste estudo visa a analisar as pesquisas dos cursos de PósGraduação stricto sensu da Área de Ensino de Educação Matemática, que abordam o processo de ensino e aprendizagem em aulas de matemática com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (2011-2023). O presente estudo é de caráter bibliográfico, baseado em Lakatos e Marconi (2003). Utilizou-se como banco de dados a Plataforma Sucupira e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações em Programas de Pós-Graduação, com ênfase nas palavras: “Autismo”, “Autista” “TEA” e “Ensino da Matemática”. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo, baseado em Severino (2007) e Marconi e Lakatos (2003), ambos corroboram com o intuito de debruçar-se em trabalhos que já foram publicados. Levando em consideração as fontes, podendo ser material cartográfico, imprensa escrita, e dentre outras, para este estudo foi considerada a publicação das pesquisas de teses e dissertações, resultando, assim, em 26 pesquisas encontradas, que serviram como suporte para caracterização das categorias de análises deste estudo. Cabe destacar que as pesquisas consideradas são apenas as condizentes com a Área da Educação Matemática nas que se referem ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática de estudantes com TEA. A partir dos resultados e discussões, conclui-se que há pesquisas que se assemelham ao mesmo suporte teórico, sendo este Vygotsky, como também existem pesquisas que fazem referência às Tendências em Educação Matemática. Os autores discutem a relevância de materiais manipuláveis, materiais montessorianos, jogos tecnológicos, jogos matemáticos, adaptações de atividades e/ou currículo e recursos visuais como, por exemplo, imagens para a inclusão de pessoas com TEA de ensino e aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciências no currículo do curso normal rural da vila de Santa Izabel, Estado do Pará (1931- 1936)(Universidade Federal do Pará, 2024-05-02) NUNES, Joás Murilo; ALVES, José Jerônimo de Alencar; BARROS, Jônatas Barros eA presente pesquisa busca lançar luz sobre um aspecto pouco explorado na interface entre a História da Ciência e a Educação na Amazônia: a inserção das ciências nas instituições escolares do interior do Estado do Pará. O trabalho tem como objeto de pesquisa o Curso Normal Rural, instituído no Colégio Antônio Lemos, localizado em Santa Izabel do Pará, a partir de 1931. Essa instituição, patrimônio histórico, ainda hoje chama atenção pela arquitetura monumental, sobretudo se considerarmos o contraste com a cidade que, na época em que foi criada, era um núcleo agrícola do nordeste paraense. O Curso destinava-se à formação de professoras primárias para atuar nas escolas localizadas em áreas rurais do Estado, que estava em consonância com o movimento pela ruralização do ensino no Brasil, que se expandia na época. Diante disto, tivemos como objetivo analisar as condições que possibilitaram a inserção das ciências nos programas de ensino do Curso Normal Rural, criado em 1931. Para atingi-lo, a pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: como essas ciências e o curso que as abrigou encontraram condições de se viabilizar na cultura local? Que ciências foram essas, como foram representadas e como se situaram em relação as demais disciplinas no interior dos programas de ensino adotado? O conceito de cultura e de representação cunhados por Hall (2016) foram fundamentais para a análise das fontes historiográficas, tais como, decretos e regulamentos governamentais, programas de ensino e demais discursos que passaram a se inserir na cultura local, estas fontes primárias foram consultadas nos arquivos disponíveis nos acervos da Hemeroteca e Seção de Obras Raras da Biblioteca Arthur Vianna e no acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, ambos localizados na cidade de Belém-PA. Entre essas representações havia as que requeriam a implantação de um ensino rural orientado para a prática de uma agricultura que seria eficiente, intensiva e, ao mesmo tempo, com profundo apreço pela terra e pela natureza, com fins de lidar com o problema do êxodo rural enfrentado na época. As disciplinas científicas que foram adotadas no programa do Curso Normal Rural de Santa Izabel, foram as denominadas: Ciências Naturais, em 1931 e Ciências Físicas e Naturais, em 1934.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Professor como tradutor da linguagem matemática : um enfoque nos atos comunicativos presentes na sala de aula sob a ótica dos estudos da tradução(Universidade Federal do Pará, 2024-05-27) PEREIRA, Darlan Douglas Barros; SILVA, Paulo Vilhena daEsta dissertação tem como objetivo descrever os jogos de linguagem do tipo tradução, que se encontra no ensino de matemática do Ensino Fundamental II, na perspectiva dos estudos da tradução. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de campo, de cunho qualitativo, que foi desenvolvida por meio da Análise Textual Discursiva, partindo das investigações/observações feitas no âmbito escolar, isto é, com dois professores de rede pública municipal de ensino, em duas regiões diferentes do Pará, o primeiro no município de Marapanim e o segundo no município de Curuçá. Buscou-se, inicialmente, norteamento sob ótica de autores que abordam a temática em questão, sendo destacadas como foco da pesquisa as ideias apresentadas pelos principais comentadores da obra “Investigações Filosóficas” de Wittgenstein. A partir dessa investigação, foi possível observar os jogos de linguagem que estão imersos ao processo de comunicação presentes no ato de ensinar matemática, sendo destacado o jogo do processo tradutório, examinando as regras que regem este jogo de linguagem a partir da observação dos tipos e, consequentemente, características dessa tradução. Partindo das reflexões feitas sobre a tradução presentes no ensino de matemática, torna-se evidente que a intencionalidade do professor/tradutor, é um dos fatores indissociáveis das suas práticas pedagógicas, sendo, então, necessário uma reflexão acerca do entendimento do ensino de matemática sob a perspectiva dos estudos da tradução. Como resultados, tem-se que as traduções descritas nesta dissertação, destacaram as principais características presentes nessas traduções como: Domínio da língua de partida e da língua de chegada, Pluralidade de versões e variação cultural. Consoante a isto, foi observado, ainda, características emergentes nas traduções feitas pelos professores de forma geral que seriam o discurso, a compreensão, interpretação e reformulação e a busca por equivalências, assim como, a construção de comparativos. Além do já exposto, foi observado nas aulas dos dois professores pesquisados, que esses professores em seus jogos de linguagem (traduções) tiveram suas práticas pedagógicas balizadas a partir dos paradigmas “fidelidade versus traição” e “traduzir sentido ou palavra”. Os resultados apontam que ainda é possível observar que o ensino de matemática em sua grande maioria não leva em consideração a linguagem que está sendo utilizada para explanar determinado objeto/conteúdo matemático. E de acordo com autores apresentados ao que se refere ao ensino de matemática, esse processo possibilitará a não compreensão, do que o professor está explicando, por partes dos estudantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desvendando mitos na educação matemática: como pseudo-histórias afetam o ensino(Universidade Federal do Pará, 2024-02-22) ARAUJO, Demetrius Gonçalves de; BRANDEMBERG, João CláudioNesta pesquisa, objetivou-se investigar as origens e o surgimento das Pseudo-histórias no ensino de matemática. O estudo destaca três das principais Pseudo-histórias da matemática e analisa como são transmitidas e perpetuadas, incluindo sua disseminação em livros e meios de comunicação. Além disso, o trabalho propõe medidas para corrigir ou minimizar o impacto das Pseudo-histórias na percepção da História da Matemática. A pesquisa abrange as Pseudo-histórias da matemática que surgiram a partir do século XIX até os dias atuais. Serão utilizadas fontes secundárias, como livros, artigos e pesquisas já publicadas, bem como fontes primárias, como documentos históricos. O estudo adotará uma abordagem bibliográfica, com análise crítica das fontes. O método de análise proposto por Martins (2000) será aplicado para verificar a veracidade das Pseudo-histórias, com adaptações para os casos da Coroa de Arquimedes, Maçã de Newton e Fórmula de Bhaskara. Dessa forma, a pesquisa busca ampliar o conhecimento sobre o impacto das Pseudo-histórias no ensino de matemática e contribuir com propostas para uma percepção mais precisa da história matemática.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Matemazônia: textos estranhos que se entretecem(Universidade Federal do Pará, 2024-03-07) MACHADO, Érick André Lima; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues deExiste um lugar, nele há esforços para que suas fronteiras se borrem, onde a racionalidade abriu suas cancelas para novas formas de pensar e produzir conhecimentos, onde as palavras de uma hábil anciã tecem reflexões sobre multidimensionalidades, dentro de uma poética que entrelaça Matemática e Literatura, Ciência e Arte, poesia e prosa, onde uma vertente chamada Magtética expressa uma concepção epistemológica em que a vida e seus aspectos sensíveis não podem ser desconsiderados do tecido de nossa existência, esse lugar se chama Matemazônia. Perdida entre a imaginação e a realidade, Matemazônia tona-se solo deste estudo que, por meio do que foi chamado de “textos estranhos que se entretecem”, busca refletir questões relacionadas à Educação, com ênfase à Educação Matemática e suas articulações poéticas, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, à luz do pensamento complexo, utilizando a mitologia matemazônica como fundo narrativo. De caráter qualitativo e de interface literário-matemática, esta pesquisa se caracteriza como uma ressignificação à pesquisa bibliográfica, uma vez que são adotadas, em seu método, as características do uso bibliográfico, ao mesmo tempo em que há esforços para construir uma existência científica dentro deste lugar famigerado e imaginário, expressa por meio de exercícios narrativos. Alicerçada em justificativas que perpassam aspectos da formação do próprio pesquisador, esta investigação se apoia, sobretudo, no anseio de construir novos significados na pesquisa acadêmica, lançando mão da imaginação, da estética, da criatividade. Impulsionado por autores como Morin (1999, 2005, 2015, 2020), D’Ambrosio (1991, 2001, 2005, 2008, 2019), Skovsmose (2007, 2008), Gardner (1994, 1995), Montoito (2019, 2020, 2021) e Derrida (2001), os esforços para a existência desta produção acadêmica nos propõe, em sua derradeira, a importância de subverter as fronteiras de uma ciência e de uma matemática dominante e rígida, limitantes aos horizontes de um conhecimento atravessado pela transdisciplinaridade, de modo a tornar este estudo uma possível referência a outros trabalhos e perspectivas que contemplam olhares e posturas transversais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Adaptação transcultural e validação do Metacognitive Knowledge in Mathematics Questionnaire (MKMQ) para o contexto brasileiro.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-11) BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; GONÇALVES, Tadeu Oliver; SILVA, Marcos Guilherme MouraA metacognição matemática é uma variável associada ao alto desempenho matemático, sendo ainda um importante preditor de autorregulação da aprendizagem. No contexto brasileiro, até o presente momento, não dispõe de um instrumento validado que mensure os conhecimentos metacognitivos da aprendizagem matemática dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo adaptar transculturalmente e validar o Metacognitive Knowledge In Mathematics Questionaire (MKMQ) para o contexto brasileiro. As diretrizes para o processo de adaptação transcultural do instrumento seguiram cinco Estágios propostos por Beaton et al. (2000), conforme segue: Tradução, Síntese das Traduções, Back Translation, Comitê dos Experts e Pré-teste. As análises psicométricas, foram avaliadas por meio de uma amostra de 434 participantes de estudantes do Ensino Fundamental II. As Evidências de Validade ocorreram por meio da Análise Descritiva, Análise Fatorial Confirmatória, Consistência Interna, Validade de Conteúdo, Validade de Critério, Teste de Invariância e Evidências de grupos Conhecidos (sexo, idade, ano escolar e escola). A população do estudo foi constituída predominantemente pelo sexo feminino, representando 56,68% do total dos participantes, com idades entre 11 e 18 anos matriculados no sexto (n = 109), sétimo (n = 95), oitavo (n = 163) e nono (n = 67) anos escolares de duas escolas distintas (Escola 1: 196 e Escola 2: 238), ambas públicas/estaduais. O Metacognitive Knowledge In Mathematics Questionaire (MKMQ) de Efklides e Vlachopoulos (2012) foi validada para a versão brasileira, em sete fatores e 44 itens, exibindo adequadas propriedades psicométricas na conjuntura cultural da população brasileira. Enquanto Análise Multivariada de Variância demonstrou uma diferença significativa na média dos escores dos fatores da escala MKMQ entre os sexos masculino e feminino (F (7, 426) = 3530,409, p ≤ 0,001; Rastreio de Pillai = 0,983; 2p = 0.98), também entre as escolas (F(7, 426) = 3563,776, p ≤ 0.001; Rastreio de Pillai = 0,983; 2p = 0.98). A pesquisa mostra que existe uma relação positiva entre a Metacognição, a Matemática e o âmbito educacional. Sendo um ótimo aliado quando utilizado de forma correta pelos docentes, para conhecer e mensurar as habilidades metacognitivas dos educandos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Problematizações indisciplinares de práticas matemáticas sobre o açaí na formação inicial de professores da/na Amazônia paraense.(Universidade Federal do Pará, 2024-04-25) MONTEIRO, Luis Paulo Carvalho; SOUZA, Elizabeth GomesEsta pesquisa adota a terapia gramatical-desconstrucionista como abordagem principal, fundamentada em um diálogo autorreflexivo, questionador e aberto. Esse formato permite a prática da decolonialidade na formatação de uma escrita transgressiva, livre dos modelos clássicos de relatos de pesquisa. Os questionamentos mobilizados foram formulados durante a produção e estudos da dissertação, com o propósito de problematizar as temáticas abordadas. Nosso objetivo foi problematizar, de forma indisciplinar, a prática sociocultural de consumo, produção e uso do açaí com futuros professores e identificar os efeitos e afetos gerados por tal problematização. Um curso foi organizado no Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI-UFPA), com quatro encontros quinzenais sobre “O Ensino de Práticas Matemáticas da/na Amazônia Paraense: O Caso do Açaí”, iniciando com um arquivo cultural de pesquisa composto por nota de esclarecimento, vídeos, áudios, imagens, reportagens, hiperlink e transcrições sobre a prática do açaí. A análise adotou uma perspectiva decolonial e indisciplinar, utilizando transcrições dos encontros como referência. Os critérios de seleção consideraram a abordagem sobre a prática do açaí e seus efeitos nas vidas humanas e de outros seres naturais, fornecendo subsídios para reflexão juntamente com a literatura acadêmica. A investigação revela apagamentos culturais, ambientais, sociais e econômicos decorrentes do projeto de colonialidade na prática sociocultural do açaí, impactando a biodiversidade e a referência alimentar e cultural na Amazônia Paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Matematica nos barcos: um estudo etnomatemático com carpinteiros navais de Mocajuba – PA(Universidade Federal do Pará, 2024-02-15) DIAS, Robson do Carmo Dutra; QUARESMA, Joao Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176A pesquisa intitulada: “A Matemática nos Barcos: um estudo etnomatemático com carpinteiros navais de Mocajuba – PA”, busca analisar os saberes matemáticos presentes nas atividades socioculturais dos carpinteiros navais de Mocajuba-PA, buscando entender de que forma esses saberes foram ou são adquiridos, de que forma são aplicados na construção das embarcações e que relações podem ter com a matemática escolar. Dentro de uma abordagem Etnomatemática, onde considera os diferentes modos fazer e saber matemático de distintos grupos culturais, a pesquisa faz um aparato geral sobre a construção naval artesanal na Amazônia, retratando e descrevendo a geografia e histórias do local de pesquisa e dos povos amazônicos ribeirinhos. O referencial teórico é alicerçado e discutido por autores como: D’Ambrósio (1996, 2001, 2022); Knijnik (1993, 2004); Lucena (2002, 2005); Pantoja (2015), Mendes e Farias (2014), entre outros. A produção dos dados foi realizada a partir de observação e entrevista com três carpinteiros navais artesanais, com saberes de extrema importância para a pesquisa. O tratamento e análise crítica dos dados produzidos foi realizada a partir de análise de conteúdo, isso para que pudéssemos desvelar as configurações desses saberes. As constatações mostram que os carpinteiros são indivíduos providos de diversos saberes sobre sua cultura, sua profissão, sobre o lugar onde habitam. Saberes empíricos, advindos de outros carpinteiros mais experientes ou adquiridos no dia a dia através das experiências vivenciadas. Os carpinteiros mais experientes, possuem uma carga maior de conhecimento se comparado aos mais novos, isso pelo fato desses terem tido maior contato e vivência com os afazeres da profissão. A partir da análise dos saberes matemáticos envolvidos na prática da carpintaria naval, os resultados mostram a presença de conceitos matemáticos no âmbito da Geometria, Álgebra e Aritmética que são aplicados e transmitidos para seus aprendizes ao longo dos anos. Estes saberes são essenciais para a construção de embarcações estáveis, seguras e de qualidade, e a sua transmissão é fundamental para a continuidade dessa prática sociocultural.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atividades de divulgação científica em aulas de química orgânica sobre automedicação(Universidade Federal do Pará, 2024-07-29) SANTIAGO, Ellen Sharlise Barbosa; PESSOA, Wilton RabeloA Divulgação Científica (DC) atua na democratização do conhecimento e na alfabetização científica, sendo esta fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados em discussões e decisões sobre questões relevantes da sociedade. Ela transfigura informações científicas e tecnológicas em linguagem acessível. Nas escolas, atividades de divulgação científica, dentre elas a leitura de Textos de Divulgação Científica, podem ser usadas por professores para contextualizar conteúdos, como a automedicação, temática dessa pesquisa, crescente no Brasil devido à falta de profissionais qualificados e a fatores políticos, econômicos e culturais, pode ser discutida em sala de aula para desenvolver a criticidade e a consciência dos alunos sobre seus impactos. A alfabetização científica é essencial para que os estudantes compreendam conceitos químicos relacionados à automedicação e participem ativamente de discussões sobre o tema. Neste intuito, a presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Laura de Martins Carvalho, em Canaã dos Carajás - PA, focou em como atividades de divulgação científica podem promover a alfabetização científica em aulas de Química para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e analítico-descritiva, utilizando observação participante e análise de conteúdo conforme Lawrence Bardin. O produto educacional desenvolvido incluiu uma sequência didática baseada no método 5E, que incorpora atividades de divulgação científica para abordar a temática da automedicação em aulas de Química. Os resultados dessa pesquisa mostraram que o conjunto dessas atividades contribuíram para o processo de ensino aprendizagem, pois os alunos se engajaram e foram bastante interativos, além de aplicar os conhecimentos de química na produção de Histórias em Quadrinhos, emergindo duas dimensões de análise: a)reflexão crítica sobre a prática da automedicação e b) significação social dos conteúdos químicos. Com isso, o produto educacional produzido possibilita um excelente aporte para os professores que queiram dinamizar suas aulas. Dessa forma, o produto desenvolvido e aplicado nas aulas de química pretendeu contribuir para o protagonismo do aluno e apoia professores na transformação de sua prática pedagógica, possibilitando aulas mais contextualizadas e dinâmicas, o que enriquece o ambiente de sala de aula.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.(Universidade Federal do Pará, 2025-02-17) CORDEIRO, Ananda Ferreira; BORRALHO, António Manuel Águas; http://lattes.cnpq.br/3404547486428285Esta pesquisa investiga as práticas pedagógicas de um professor de Matemática atuante na disciplina de Cálculo I, em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino superior. O objetivo do estudo é caracterizar as práticas de ensino e avaliação adotadas, bem como analisar seu impacto na participação dos estudantes, a partir de observações de aulas e entrevistas com o professor e os alunos. No contexto da formação de professores, a pesquisa também se propõe a discutir o papel das práticas pedagógicas no ensino superior e suas implicações nas dinâmicas de sala de aula. Para isso, o estudo fundamenta-se nos aportes teóricos de autores como Paul Black e Dylan Wiliam (1998, 2004), António Borralho, Isabel Fialho e Marília Cid (2015), Domingos Fernandes (2014) e Robert Stake (2009), cujas contribuições possibilitam uma compreensão aprofundada sobre avaliação formativa, práticas pedagógicas, formação de professores e metodologia de estudo de caso. A investigação foi conduzida como um estudo de caso de natureza qualitativa, com caráter exploratório e enfoque intrínseco. Os resultados indicam que as práticas de ensino e avaliação exercem influência significativa sobre a participação dos estudantes, evidenciando-se como estratégias pedagógicas fundamentais para o engajamento em sala de aula. Entre as práticas observadas, destacam-se o desenvolvimento de projetos, apresentações em grupo, resolução de exercícios em sala e o uso de vídeos e outros recursos didáticos como apoio ao processo de aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de matemática e língua portuguesa no 1º ano do ensino fundamental: uma experiência interdisciplinar de letramento por meio de cantigas de roda(Universidade Federal do Pará, 2024-05-22) MELO, Deymissa Sousa de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar, envolvendo ensino de matemática e ensino da língua portuguesa em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo o gênero textual cantiga de roda como eixo integrador. Trata-se de uma pesquisa da própria prática, com metodologia de investigação qualitativa, apresentando dados quantitativos com o intuito de validar observações na pesquisa. Teve como referencial teórico os estudos acerca do letramento e do uso dos textos literários nas aulas de matemática. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola urbana localizada em Parauapebas, no sudeste do Pará. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram os diagnósticos realizados na turma: diagnóstico inicial, processual e de verificação de aprendizagens; o diário de campo da professora pesquisadora; os registros nos cadernos dos estudantes, bem como atividades, registros de fotos, vídeos e transcrições de áudios das aulas gravados durante a observação. Os resultados mostram que os estudantes foram capazes de desenvolver habilidades de língua portuguesa e de matemática esperadas para o 1º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular, a partir do trabalho desenvolvido com o gênero textual cantiga de roda. Constatou-se que ouvir os alunos e validar suas opiniões e métodos de resoluções, a partir dos registros de campo, possibilitam maior interação nas aulas e, com isso, o desenvolvimento de novos métodos de resolver um problema ou desafio apresentado. Entende-se com isso que o professor precisa desenvolver práticas integradoras, visto que os estudantes conseguem aprender múltiplos conhecimentos de áreas de ensino diferentes mutuamente, facilitando a aproximação dos conhecimentos trazidos pela escola aos conhecimentos aprendidos fora desse contexto. A partir dos resultados obtidos, gerou se o produto educacional intitulado integrando língua portuguesa e matemática no 1º ciclo de alfabetização, tendo como finalidade oferecer sugestões de práticas de letramento em língua portuguesa e em matemática, a partir de sequências didáticas do gênero textual cantigas de roda.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Por entre saberes ambientais e cultura ribeirinha: elementos da abordagem CTS na prática de professores de Ciências(Universidade Federal do Pará, 2023-06-05) SILVA, Cliciane Magalhães da; PERES, Ariadne da Costa; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Neste texto, evidencia-se o resultado da pesquisa que consistiu em verificar como se constituem e se caracterizam os elementos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) presentes em narrativas e práticas de professores que ensinam Ciências nos anos finais do ensino fundamental de uma escola ribeirinha. Destaca-se que o ensino com enfoque CTS é mediado a partir de temas sociocientíficos, conduzindo o aluno a uma tomada de decisão crítica com embasamento científico, sendo a escola responsável por incentivar esse tipo de atitude. Na prática, a proposta do saber ambiental se efetiva por meio de ações diversificadas de uma educação ambiental crítica e reflexiva que caminhe na direção da construção de um futuro possível. Quanto à metodologia, o material empírico coletado foi tratado à luz da proposição teórica da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016) e Gibbs (2009). Foi elaborado um produto educativo intitulado “Resíduos sólidos: Uso do LAPBOOK no Ensino de Ciências”, com a perspectiva CTS, sendo um guia didático como aporte teórico e metodológico enquanto alternativa à produção de lapbook, utilizando várias estratégias de ensino e diferentes recursos didáticos. Vislumbrando um novo olhar para as práticas docentes, proporcionaram condições de refletir e reconstruir conceitos sobre o ensino de Ciências levando em conta o contexto local, para assim contribuir com a aprendizagem a todos os estudantes. A análise do resultado aponta à identificação de elementos da abordagem CTS dialogando com os saberes ambientais se efetivando no campo educacional por meio da educação ambiental. Considerando a nítida importância de uma educação que contribua com a formação de agentes ativos na sociedade, acredita-se que para haver um avanço, faz-se necessário que práticas em CTS sejam desenvolvidas desde a etapa inicial da educação e que ocorra a aplicação de investimentos na formação de professores em CTS, possibilitando a discussão de forma efetiva desta abordagem nas escolas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagens conceituais, procedimentais, atitudinais e o ensino por investigação em um clube de ciências(Universidade Federal do Pará, 2024-02-29) RODRIGUES, Breno Dias; Malheiro, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Nesta investigação abordou-se o ensino e a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz – que desenvolve práticas pedagógicas com abordagem do Ensino por Investigação para estudantes da Educação Básica – e buscou-se analisar as expressões de aprendizagens do conteúdo em sua tridimensionalidade nos registros gráficos (escritos e desenhos) produzidos pelos alunos clubistas durante a etapa de Escrever e Desenhar em uma Sequência de Ensino Investigativa intitulada “O problema das canetinhas hidrocor”. Essa proposta didática abordou o experimento da Cromatografia em Papel e os conceitos de substâncias, misturas e pigmentos, a partir do problema “Como identificar se cada canetinha possui uma ou mais cores em sua tinta?”. O processo foi conduzido em dois encontros com quatro etapas. Constituíram-se participantes, 25 alunos clubistas de 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, e 13 professores-monitores voluntários, incluindo o pesquisador. Tratou-se de uma pesquisa aplicada e interventiva de natureza exploratória-explicativa, com abordagem qualitativa, caracterizada em dois tipos: a) pesquisa participante – pelo planejamento e condução de um processo educacional em um primeiro momento; e b) documental, visto que se analisou os 25 registros gráficos (corpus) tratados pela Análise de Conteúdo, sendo que a interpretação se apoiou no modelo analítico de Rodrigues e Malheiro (2023a). Do movimento analítico, constituíram-se as categorias que representaram as aprendizagens processuais dos alunos: Descritividade manipulativa e fidelidade investigativa na aprendizagem (a priori); Aprendizagem conceitual, fenomenológica e criativa; e Aspectos subjetivos e socioemocionais na aprendizagem (ambas a posteriori). Alguns registros foram abordados na íntegra como representativos, sendo 5, 3 e 2 respectivamente às categorias. Os resultados apontaram que os escritos e os desenhos possuem particularidades que se aproximam das características de cada dimensão do conteúdo, mas que, em geral, contemplam articuladamente todas, das quais a tendência dos aspectos presentes foram a descrição da etapa experimental investigativa, o aspecto manipulativo e conceitual, a indicação dos resultados e, em alguns casos, a expressão de sentimentos e emoções em um processo colaborativo. Quanto à relação existente entre os registros gráficos, a tridimensionalidade do conteúdo e o ensino por investigação no contexto desse clube de ciências, está o viés (auto)avaliativo desses instrumentos de sistematização do conhecimento para uma aprendizagem processual, criativa, autônoma e valorativa dos clubistas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Geometria analítica nos livros didáticos: uma análise do modelo epistemológicos dominante para o ensino de cônicas no ensino médio(Universidade Federal do Pará, 2023-08-04) BORGES, Thays de Souza; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914O presente trabalho tem como objetivo realizar uma investigação nos livros didáticos do ensino médio da rede pública paraense afim de identificar o modelo epistemológico dominante na exposição do conteúdo de geometria analítica, em particular, o estudo da geometria das cônicas, tomando-se como referência a teoria antropológica do didático (TAD) de Yves Chevallard (1999) e o modelo epistemológico de referência desenvolvidos por Benito (2019), em sua tese de doutorado. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho documental. A escolha dos livros se deu de acordo com a aquisição dos mesmos na rede pública e com base no Programa Nacional do Livro Didático (2020). Buscamos ainda, realizar um levantamento de estudos científicos, como os de: Macena (2007), Oliveira (2011), Siqueira (2016) e Jesus (2017), para compreender de que forma a aprendizagem das cônicas desenvolve-se no Ensino Médio. Em relação às análises realizadas, identificamos que apesar de haver uma distinção entre a predileção dos autores a respeito de qual geometria trabalhar no ensino e na aprendizagem de cônicas, a geometria analítica se sobressai em relação à geometria sintética. Conclui-se assim, que o conteúdo sobre as Cônicas, ainda recebe um tratamento muito algebrizado na educação básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As sistemáticas em livros didáticos do ensino médio: considerações epistemológicas sobre os conteúdos escolares de biologia(Universidade Federal do Pará, 2023-06-22) MENDES, Robson Corrêa; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014O sistema de classificação dos seres vivos vem apresentando mudanças em seus critérios ao longo da história. A presente pesquisa é uma análise qualitativa do conteúdo da sistemática dos seres vivos em livros didáticos de biologia. Este trabalho objetiva analisar em que termos os conteúdos de sistemática dos seres vivos estão presentes no material didático de biologia que está sendo difundido nas escolas públicas do Brasil, uma vez que esses livros foram selecionados pelo PNLD 2021 consoante a nova BNCC, que propõe a substituição da fragmentação curricular pela abordagem interdisciplinar por Área do Conhecimento, objetivando o desenvolvimento de competências. Foram selecionados sete livros de quatro editoras aprovados pelo PNLD 2021 válidos de 2022 a 2025. A análise de conteúdo foi embasada em alguns aspectos de Bardin (2016), objetivando reconhecer aspectos da presença desse conteúdo. Para esta análise, foram criadas cinco categorias, as quais serão atribuídas três classificações, consoante o conteúdo apresentado em cada coleção, essas categorias são: Abordagem histórica da evolução; Apresentação da sistemática filogenética e cladística; Presença da Taxonomia; Coerência entre classificação e evolução; Importância de conhecer e preservar a biodiversidade. Entendeu-se que a BNCC apresenta poucas propostas para esses conteúdos e a forma de apresentação desses conteúdos retratam as mesmas falhas de PNLD’s de anos anteriores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica(Universidade Federal do Pará, 2023-03-16) MOREIRA, Elinalda da Silva; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XEsta pesquisa teve como objetivo analisar a educação matemática, na perspectiva Crítica, no cotidiano de pessoas idosas e como objetivos específicos: descrever a matemática em seu cotidiano e identificar a matemática ao longo da vida das pessoas idosas. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Skovsmose, D’Ambrosio, Freire e outros que contribuem significativamente para a construção dos referenciais. Para a realizar a produção dos dados foram feitas entrevistas com 6 pessoas idosas, sendo 4 mulheres e 2 homens. O lócus deste estudo é a comunidade São José Operário, situada no bairro do Bengui, em Belém do Pará. A metodologia, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso, com entrevista semiestruturada, focalizando na Educação Matemática Crítica, ancorada nos estudos de Skovsmose (2001, 2005, 2007, 2012, 2021). Os resultados revelam que as pessoas idosas interagem com a matemática no cotidiano em suas atividades diárias e religiosas, também trazem “traumas” da metodologia utilizada no passado para se ensinar a matemática, visto que na época, era tido o ensino tradicional, baseado no uso de “palmatórias”. As categorias revelam por ser um ensino rígido, não houve continuação nos estudos, levando-os ao trabalho informal, reflexo de uma educação bancária evidenciada por Freire, onde o aluno era um ser sem oportunidades de questionamentos e reflexão em sala de aula.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre banzeiros e remansos: memórias da professora Ionete da Silveira Gama(Universidade Federal do Pará, 2023-04-13) RODRIGUES, Josivana de Castro; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316A memória é a capacidade humana de guardar alguma coisa significativa que aconteceu no passado. Ela possibilita, por meio da evocação de eventos, refazer caminhos importantes da trajetória humana coletiva e individual. O objetivo deste trabalho é recordar fragmentos de memórias da professora Ionete da Silveira Gama para entender como suas experiências de vida respingaram em suas composições musicais, que atravessaram diferentes conteúdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, quando trabalhou como professora de crianças nas cidades ribeirinhas do interior do Pará nas décadas de 1970-1990. Suas memórias docentes nos fazem compreender, em especial, a importância de utilizarmos metodologias de trabalhos nas quais está inserida a vivência sociocultural dos estudantes, para ensinar conteúdos de diferentes disciplinas, a partir de uma perspectiva inter-transdisciplinar. Interrogamos: de que forma as composições musicais da professora Ionete Gama mesclam elementos da cultura amazônica com as ciências da natureza numa perspectiva inter-transdisciplinar e como podem ser conectadas aos temas abordados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para alcançarmos o objetivo, registramos em áudio fragmentos de sua história de vida, a partir de entrevistas dialogadas, como forma de compreender suas incursões, com ênfase na memória que abarca parte de sua infância vivida às margens dos rios amazônicos e seus anos dedicados à docência, sobretudo em escolas ribeirinhas. As entrevistas transcritas se transformaram numa narrativa (auto)biográfica mesclada com imagens e documentos da professora que completam a narrativa. Neste trabalho, privilegiamos seis composições musicais, que se referem a aspectos ambientais integrados à cultura amazônica, e, a partir delas, elaboramos histórias ilustradas para crianças. São criações livres, dirigidas aos anos escolares iniciais.
