Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17339
Tipo: Dissertação
Data do documento: 17-Dez-2021
Autor(es): FERRAZ, Daniel de Oliveira
Afiliação do(s) Autor(es): IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): FULBER, Heleno
Primeiro(a) coorientador(a): MERLIN, Bruno
Título: Software educacional como ferramenta para o desenvolvimento motor fino em crianças com síndrome de Down
Citar como: FERRAZ, Daniel de Oliveira. Software educacional como ferramenta para o desenvolvimento motor fino em crianças com síndrome de Down. Orientador: Heleno Fulber; Coorientador: Bruno Merlin. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17339. Acesso em:.
Resumo: Observando o contexto social e educacional, e tendo em vista que as crianças com síndrome de down estão sendo inseridas no ensino regular de escolas públicas e privadas, este trabalho buscou identificar e aplicar uma ferramenta que ajude o professor a trabalhar a melhoria no movimento motor fino do aluno, almejando um ganho no processo de aprendizagem da escrita motora. Assim, foi selecionada uma ferramenta e aplicado um estudo de caso para avaliar as possibilidades deste ganho. Durante a pesquisa, utilizou-se como parâmetro de avaliação as considerações feitas por uma psicopedagoga que acompanhou o processo de intervenção e avaliou as mudanças observadas ao final do processo. Com isso, observou-se que o emprego de softwares educacionais como ferramenta de ensino, possibilitou um ganho no desenvolvimento da coordenação motora e do senso de lateralidade, levando a concluir-se que pode auxiliar no processo de alfabetização de crianças com síndrome de down.
Abstract: Observing the social and educational context, and considering that children with down syndrome are being included in regular education in public and private schools, this work sought to identify and apply a tool that helps the teacher to work on improving fine motor movement of the student, aiming at a gain in the motor writing learning process. Thus, a tool was selected and a case study was applied to assess the possibilities of this gain. During the research, the considerations made by a psychopedagogue who followed the intervention process and evaluated the changes observed at the end of the process were used as an evaluation parameter. Thus, it was observed that the use of educational software as a teaching tool, enabled a gain in the development of motor coordination and a sense of laterality, leading to the conclusion that it can help in the literacy process of children with down syndrome.
Palavras-chave: Síndrome de Down
Softwares educacionais
Desenvolvimento motor fino
Down syndrome
Educational software
Fine motor development
Área de Concentração: COMPUTAÇÃO APLICADA
Linha de Pesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Disponível na internet via Sagitta
Aparece nas coleções:Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons