Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERRAZ, Daniel de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T19:12:03Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T19:12:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Daniel de Oliveira. Software educacional como ferramenta para o desenvolvimento motor fino em crianças com síndrome de Down. Orientador: Heleno Fulber; Coorientador: Bruno Merlin. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17339. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17339 | - |
dc.description.abstract | Observing the social and educational context, and considering that children with down syndrome are being included in regular education in public and private schools, this work sought to identify and apply a tool that helps the teacher to work on improving fine motor movement of the student, aiming at a gain in the motor writing learning process. Thus, a tool was selected and a case study was applied to assess the possibilities of this gain. During the research, the considerations made by a psychopedagogue who followed the intervention process and evaluated the changes observed at the end of the process were used as an evaluation parameter. Thus, it was observed that the use of educational software as a teaching tool, enabled a gain in the development of motor coordination and a sense of laterality, leading to the conclusion that it can help in the literacy process of children with down syndrome. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Melissa Feitosa (melissa.feitosa@tucurui.ufpa.br) on 2025-05-08T18:29:19Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf: 3049339 bytes, checksum: a0c040e6ca8efdf9dbb391a2809b96c6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2025-05-08T19:12:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf: 3049339 bytes, checksum: a0c040e6ca8efdf9dbb391a2809b96c6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-08T19:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf: 3049339 bytes, checksum: a0c040e6ca8efdf9dbb391a2809b96c6 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-12-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via Sagitta | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Softwares educacionais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor fino | pt_BR |
dc.subject | Down syndrome | pt_BR |
dc.subject | Educational software | pt_BR |
dc.subject | Fine motor development | pt_BR |
dc.title | Software educacional como ferramenta para o desenvolvimento motor fino em crianças com síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FULBER, Heleno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5018616409948511 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MERLIN, Bruno | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7336467549495208 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3829275887355859 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observando o contexto social e educacional, e tendo em vista que as crianças com síndrome de down estão sendo inseridas no ensino regular de escolas públicas e privadas, este trabalho buscou identificar e aplicar uma ferramenta que ajude o professor a trabalhar a melhoria no movimento motor fino do aluno, almejando um ganho no processo de aprendizagem da escrita motora. Assim, foi selecionada uma ferramenta e aplicado um estudo de caso para avaliar as possibilidades deste ganho. Durante a pesquisa, utilizou-se como parâmetro de avaliação as considerações feitas por uma psicopedagoga que acompanhou o processo de intervenção e avaliou as mudanças observadas ao final do processo. Com isso, observou-se que o emprego de softwares educacionais como ferramenta de ensino, possibilitou um ganho no desenvolvimento da coordenação motora e do senso de lateralidade, levando a concluir-se que pode auxiliar no processo de alfabetização de crianças com síndrome de down. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | COMPUTAÇÃO APLICADA | pt_BR |
dc.description.affiliation | IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_SoftwareEducacionalFerramenta.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons