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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17303
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 18-Ago-2023 |
Autor(es): | SOARES, Ana Deuza da Silva |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA-Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | PERES, Ariadne da Costa |
Título: | O Ensino de botânica na prática de professores de ciências do ensino fundamental II no município de Salvaterra, Pará: uma proposta de intervenção utilizando trekking como estratégia metodológica para formação docente |
Citar como: | SOARES, Ana Deuza da Silva. O Ensino de botânica na prática de professores de ciências do ensino fundamental II do município de Salvaterra, Pará: uma proposta de intervenção utilizando trekking como estratégia metodológica para formação docente. Orientador: Ariadne da Costa Peres. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17303. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo propôs-se a entender as dificuldades que os professores de Ciências vêm enfrentando no ensino da Botânica no ensino fundamental II, tendo como ponto de partida um estudo voltado para o município de Salvaterra (PA). O ensino da botânica desde a educação básica vem sendo marcado por cursos tradicionais, pois os mesmos ainda se mostram impactados por um ensino tecnicista e que de uma certa forma ainda tem seu bojo, desde a formação inicial, tendo sua culminância na escassez em formações continuadas aos professores de Ciências e em especial na área da Botânica. O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades que os professores de Ciências têm em ensinar os conteúdos correlacionados com a aprendizagem voltada para o objeto de aprendizagem dentro dos eixos temáticos que envolvem os conhecimentos sobre a Botânica. Discutir as dificuldades, porém sem esquecer a importância do uso de métodos alternativos para promover uma educação científica que pretenda promover um processo educativo em que os espaços não-formais são apontados como uma maneira desta ação de ensino aprendizagem possa continuar se desenvolvendo a partir da experiência e vivência em locais diferentes, como uso das trilhas ecológicas, possibilitando um novo caminhar dentro do ensino da Botânica. Foram utilizados questionários semiestruturados para obter dados dos indivíduos envolvidos nas questões de pesquisa, disponibilizados de forma online. Os resultados mostram que as dificuldades observadas quanto ao ensino podem estar relacionadas aos métodos que precisam ser melhorados em especial no que se refere às áreas de contextualização. Este estudo visa atender, pelo menos em parte a necessidade de investigar e partir das reflexões dispostas pela pesquisa e propor alternativas de elementos que possam servir de auxiliares na construção de metodologias que contribuam com a melhoria no trabalho realizado em sala de aula para o ensino da Botânica para as séries finais do ensino fundamental. |
Abstract: | This study proposed to understand the difficulties that the teachers of Sciences are facing in the teaching of Botanics in elementary education II, having as a starting point a study directed to the municipality of Salvaterra (PA). The teaching of botany since the basic education has been marked by traditional courses, as they are still shown to be impacted by a technical teaching and that in a certain way still has its starting point occurring from the initial formation, having its culmination in the shortage of continued training to the teachers of Sciences and especially in the area of Botanics. The aim of this work was to investigate the difficulties that teachers of Sciences have in teaching the content correlated with the object-oriented learning within the thematic axes that involve knowledge on Botanics. Discussing the difficulties, however, without forgetting the importance of the use of alternative methods to promote a scientific education that aims at promoting an educational process in which the non-formal spaces are pointed out as a way of this teaching action learning can continue to develop from experience and experience in different locations, such as using the ecological trails, enabling a new walk within the teaching of Botanics. Semi-structured questionnaires were used to obtain data from individuals involved in the survey questions, made available online. The results show that the difficulties observed in teaching may be related to methods that need to be improved, in the areas of contextualization. This study aims to meet, at least in part, the need to investigate and based on the reflections arranged by the research and propose alternatives of elements that can serve as auxiliaries in the construction of methodologies that contribute to the improvement in the work carried out in the classroom for the teaching of Botanics for the final series of elementary education. |
Palavras-chave: | Botânica-Ensino Formação de professores Pesquisa-ação |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_EnsinoBotanicaPratica.pdf | 6,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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