Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17302
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 17-may-2024 |
Autor(es): | CUNHA, Paulo Roberto Rego |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA-Universidade Federal do Pará |
Primer Orientador: | PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro |
Título : | Vivências (auto)formativas com o ensino por pesquisa: o estudo da poluição das águas do Igarapé Ilha do Coco |
Citación : | CUNHA, Paulo Roberto Rego. Vivências (auto)formativas com o ensino por pesquisa: estudo da poluição das águas do Igarapé Ilha do Coco. Orientador: Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17302. Acesso em:. |
Resumen: | Objetivamos apresentar uma pesquisa sobre a própria prática a partir de um estudo (auto) formativo com ênfase no ensino por pesquisa. A (auto)formação foi estudada tendo como referencial epistemológico, teórico e metodológico a pesquisa narrativa. Esta visa o estudo da experiência, entendo-a como um fenômeno contínuo que integra sua tridimensionalidade. Nesse contexto, uma das orientações dentro da pesquisa narrativa, é a produção de conhecimento por meio de narrativas, contar histórias ou casos vivenciados, na qual a problemática narrada, seja ela de cunho social, cultural e ambiental, impulsiona discussões reflexivas e mudanças. O ensino, orientado pelos princípios do ensino por pesquisa, direcionou o planejamento e a prática pedagógica investigativa por meio das “atividades de ensino por pesquisa” proposta como produto educacional. No exercício teórico e reflexivo, o professor constrói conhecimento no e sobre o ensino ao pesquisar a própria prática concebida a partir de referenciais que servem como fontes de ação, reflexão e escolhas. Sob essa ótica, mudanças constituem parte do processo de ensino-aprendizagem e podem ocorrer durante os momentos de ensino, constituindo desafios mobilizadores da sua capacidade criativa do professor. |
Resumen : | We aim to present research on the practice itself based on a (self) formative study with an emphasis on teaching through research. (Self)formation was studied using narrative research as an epistemological, theoretical and methodological reference. This aims to study experience, I understand it as a continuous phenomenon that integrates its three-dimensionality. In this context, one of the guidelines within narrative research is the production of knowledge through narratives, telling stories or experienced cases, in which the narrated problem, whether social, cultural or environmental, drives reflective discussions and changes. Teaching, guided by the principles of teaching through research, directed planning and investigative pedagogical practice through “teaching through research activities” proposed as an educational product. In the theoretical and reflective exercise, the teacher builds knowledge in and about teaching by researching his own practice designed from references that serve as sources of action, reflection and choices. From this perspective, changes constitute part of the teaching-learning process and can occur during teaching moments, constituting challenges that mobilize the teacher's creative capacity. |
Palabras clave : | Prática docente Pesquisa e ensino |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_VivenciasAutoformativasEnsino.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_AtividadesEstudoPesquisa.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons