Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17301
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 28-feb-2025
Autor(es): PIMENTEL, Andria Jaizza dos Santos
metadata.dc.description.affiliation: NESA - Norte Energia S/A
Primer Orientador: SILVA, Karina Dias da
Título : Percepção socioambiental dos alunos de escolas públicas em Altamira-Pa
Citación : PIMENTEL, Andria Jaizza dos Santos. Percepção socioambiental dos alunos de escolas públicas em Altamira-Pa. Orientadora: Karina Dias da Silva. 2025. 55 f. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17301. Acesso em:.
Resumen: A educação ambiental é o meio por onde se percebe as interações entre sociedade e meio ambiente. A educação ambiental adquirida na escola é vantajosa, pois promove comportamentos reflexivos acerca da relevância do desenvolvimento sustentável. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção da educação ambiental no Ensino Médio de escolas públicas. A pesquisa examinou a visão dos estudantes por meio da aplicação de questionários em sala de aula, visando identificar a implementação da educação ambiental e a transmissão desses saberes. Constatou-se que, mesmo a educação ambiental sendo amplamente debatida, ainda existem poucos projetos fixos sendo desenvolvidos especificamente sobre o tema. Além disso, é notória a dificuldade de alunos em identificar problemas socioambientais, impactos e o contexto ambiental que vivem. Conclui-se que a participação ativa das escolas é fundamental para a formação do conhecimento e da consciência humana sobre a importância da disseminação da educação ambiental. Nesse sentido, como forma de apoiar a rede escolar na formação de novos cidadãos conscientes do seu papel no mundo, elaborou-se uma cartilha orientadora contendo teoria, jogos, atividades, visitas guiadas e um quiz para apoiar da dinamização da aplicação da temática.
Resumen : Environmental education is how interactions between society and the environment are perceived. Environmental education acquired at school is advantageous because it promotes reflective behaviors about the relevance of sustainable development. This study aims to analyze the application of environmental education in secondary education in public schools. The research examined students' views through the application of questionnaires in the classroom, aiming to identify the implementation of environmental education and the transmission of this knowledge. It was found that, even though environmental education is widely debated, there are still few fixed projects being developed specifically on the topic. In addition, students have difficulty identifying socio-environmental problems, impacts and the environmental context in which they live. It is concluded that the active participation of schools is fundamental for the formation of knowledge and human awareness about the importance of disseminating environmental education. In this sense, as a way of supporting the school network in the formation of new citizens aware of their role in the world, a guiding booklet was created containing theory world, a guiding booklet was created containing theory, games, activities, guided tours and a quiz to support the implementation of the theme.
Palabras clave : Ensino médio
Cartilha socioeducativa
Consciência ecológica
High school
Socio-educational primer
Ecological awareness
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SOCIEDADE E AMBIENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Altamira
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Biodiversidade e Conservação (Mestrado) - PPGBC/Altamira

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_PercepcaoSociomabientalAlunos.pdf11,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons