Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPIMENTEL, Andria Jaizza dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-29T20:08:24Z-
dc.date.available2025-04-29T20:08:24Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Andria Jaizza dos Santos. Percepção socioambiental dos alunos de escolas públicas em Altamira-Pa. Orientadora: Karina Dias da Silva. 2025. 55 f. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17301. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17301-
dc.description.abstractEnvironmental education is how interactions between society and the environment are perceived. Environmental education acquired at school is advantageous because it promotes reflective behaviors about the relevance of sustainable development. This study aims to analyze the application of environmental education in secondary education in public schools. The research examined students' views through the application of questionnaires in the classroom, aiming to identify the implementation of environmental education and the transmission of this knowledge. It was found that, even though environmental education is widely debated, there are still few fixed projects being developed specifically on the topic. In addition, students have difficulty identifying socio-environmental problems, impacts and the environmental context in which they live. It is concluded that the active participation of schools is fundamental for the formation of knowledge and human awareness about the importance of disseminating environmental education. In this sense, as a way of supporting the school network in the formation of new citizens aware of their role in the world, a guiding booklet was created containing theory world, a guiding booklet was created containing theory, games, activities, guided tours and a quiz to support the implementation of the theme.en
dc.description.provenanceSubmitted by Irlaneide Cabral (irlanibc@gmail.com) on 2025-04-29T20:06:48Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_ANDRIA JAIZZA DOS SANTOS PIMENTEL.pdf: 11629448 bytes, checksum: ed5249c4a2292623647e21e644ca5208 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irlaneide Cabral (irlanibc@gmail.com) on 2025-04-29T20:08:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_ANDRIA JAIZZA DOS SANTOS PIMENTEL.pdf: 11629448 bytes, checksum: ed5249c4a2292623647e21e644ca5208 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-29T20:08:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_ANDRIA JAIZZA DOS SANTOS PIMENTEL.pdf: 11629448 bytes, checksum: ed5249c4a2292623647e21e644ca5208 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCartilha socioeducativapt_BR
dc.subjectConsciência ecológicapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectSocio-educational primeren
dc.subjectEcological awarenessen
dc.titlePercepção socioambiental dos alunos de escolas públicas em Altamira-Papt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Altamirapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Karina Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271768102150398pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540224250064930pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental é o meio por onde se percebe as interações entre sociedade e meio ambiente. A educação ambiental adquirida na escola é vantajosa, pois promove comportamentos reflexivos acerca da relevância do desenvolvimento sustentável. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção da educação ambiental no Ensino Médio de escolas públicas. A pesquisa examinou a visão dos estudantes por meio da aplicação de questionários em sala de aula, visando identificar a implementação da educação ambiental e a transmissão desses saberes. Constatou-se que, mesmo a educação ambiental sendo amplamente debatida, ainda existem poucos projetos fixos sendo desenvolvidos especificamente sobre o tema. Além disso, é notória a dificuldade de alunos em identificar problemas socioambientais, impactos e o contexto ambiental que vivem. Conclui-se que a participação ativa das escolas é fundamental para a formação do conhecimento e da consciência humana sobre a importância da disseminação da educação ambiental. Nesse sentido, como forma de apoiar a rede escolar na formação de novos cidadãos conscientes do seu papel no mundo, elaborou-se uma cartilha orientadora contendo teoria, jogos, atividades, visitas guiadas e um quiz para apoiar da dinamização da aplicação da temática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservaçãopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSOCIEDADE E AMBIENTEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.description.affiliationNESA - Norte Energia S/Apt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5548-4995pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Biodiversidade e Conservação (Mestrado) - PPGBC/Altamira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PercepcaoSociomabientalAlunos.pdf11,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons