Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17522
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 22-Mai-2024 |
Autor(es): | CARVALHO, Samara de Oliveira |
Primeiro(a) Orientador(a): | PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro |
Título: | Uma experiência (auto)formativa sobre os impactos gerado pelo descarte de resíduos provenientes do processamento do leite: incentivando o ensino por pesquisa na Educação básica. |
Citar como: | CARVALHO, Samara de Oliveira. Uma experiência (auto)formativa sobre os impactos gerado pelo descarte de resíduos provenientes do processamento de leite: incentivando o ensino por pesquisa na educação básica. Orientador:. Andrela Garibaldi Loureiro Parente, 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2024. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumo: | Visamos na construção dessa pesquisa vivenciar uma prática pedagógicas inspirada pelos princípios do Ensino Por Pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. A partir da vivência da prática e da pesquisa criei como produto educacional um Caso de Ensino. Com esse produto viso contribuir com a prática de outros professores de ciências, desta vez, coerentes com um ensino que incentive a pesquisa sobre problemáticas de relevância social e que comprometa os estudantes em discussões e debates que os auxiliem em atitudes cidadãs. Contudo, objetiva –se vivenciar uma prática pedagógica inspirada pelos princípios do ensino por pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. Assim, esse estudo tem como referencial teórico a perspectiva de ensino por pesquisa. A partir dos pressupostos dessa pesquisa projetamos uma prática pedagógica com a intenção de vivenciá-la, produzindo registros e analisando essa prática pedagógica. Por meio das leituras e discussões sobre o ensino por pesquisa planejamos realizar um ensino guiado pela pesquisa com os estudantes. Pois, a pesquisa narrativa trata-se de um processo dinâmico de viver e contar histórias podendo ser revividas e recontadas. A pesquisa visou contribuir de forma significativa para o processo (auto)formativo docente, com a aprendizagem sobre a abordagens de ensino, refletindo – na sobre a própria prática. Com o desenvolvimento desse estudo, foi possível refletir sobre trabalho realizado, sobre a importância das experiências vivenciadas que configuram bases para a (auto)formação quando refletimos na própria prática aprimorando os conhecimentos adquiridos. |
Palavras-chave: | Educação cidadã Ensino |
Área de Concentração: | ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
Linha de Pesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_UmaExperienciaAutoFormativa.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_CasoEnsinoSobre.pdf | 4,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons