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dc.creatorSILVA, Denivaldo Pantoja da-
dc.date.accessioned2012-09-12T15:33:54Z-
dc.date.available2012-09-12T15:33:54Z-
dc.date.issued2011-04-08-
dc.identifier.citationSILVA, Denivaldo Pantoja da. Regra de três: prática escolar de modelagem matemática. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951-
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dc.description.sponsorshipSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectModelo matemáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRegra de três-
dc.titleRegra de três: prática escolar de modelagem matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científica-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
dc.contributor.advisor1GUERRA, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767953869085054-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é apontar caminhos que possam levar, mesmo que parcialmente, à compreensão do ensino da regra de três como iniciação de uma consciência critica que revele os modelos matemáticos como algo mais que matemática, como construtos dos sujeitos culturais, formados nos seios de grupos com quem compartilham atividades, e, portanto, que tais modelos matemáticos não estão livres de interesses e intenções outras não matemáticas. E ainda, Discutiu-se sobre ambigüidade com relação à aplicação da proporcionalidade no enfrentamento de problemas de regra de três. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores que participaram de um curso de formação continuada para professores das séries finais do ensino fundamental. Aqui, à luz da Educação Matemática Critica e aliada aos tipos de problemas tratados ao largo de sua história pode permitir um fazer docente da regra de três algebrizada relacionada a outros temas escolares, matemáticos e não matemáticos. Verificou-se que o caráter prático da regra de três ao longo do tempo, torna possível construir uma compreensão que revele esse fazer como um fazer algebrizado que pode promover o ensino da modelagem matemática na escola.-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-
dc.description.affiliationSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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