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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17579
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 2-Mai-2024 |
Autor(es): | NUNES, Joás Murilo |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALVES, José Jerônimo de Alencar |
Segundo(a) Orientador(a): | BARROS, Jônatas Barros e |
Título: | Ciências no currículo do curso normal rural da vila de Santa Izabel, Estado do Pará (1931- 1936) |
Citar como: | NUNES, Joás Murilo. Ciências no currículo do Curso Normal Rural da Vila de Santa Izabel, Estado do Pará (1931-1936) Orientador: . José Jerônimo de Alencar Alves 2024. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17579. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa busca lançar luz sobre um aspecto pouco explorado na interface entre a História da Ciência e a Educação na Amazônia: a inserção das ciências nas instituições escolares do interior do Estado do Pará. O trabalho tem como objeto de pesquisa o Curso Normal Rural, instituído no Colégio Antônio Lemos, localizado em Santa Izabel do Pará, a partir de 1931. Essa instituição, patrimônio histórico, ainda hoje chama atenção pela arquitetura monumental, sobretudo se considerarmos o contraste com a cidade que, na época em que foi criada, era um núcleo agrícola do nordeste paraense. O Curso destinava-se à formação de professoras primárias para atuar nas escolas localizadas em áreas rurais do Estado, que estava em consonância com o movimento pela ruralização do ensino no Brasil, que se expandia na época. Diante disto, tivemos como objetivo analisar as condições que possibilitaram a inserção das ciências nos programas de ensino do Curso Normal Rural, criado em 1931. Para atingi-lo, a pesquisa foi norteada pelas seguintes questões: como essas ciências e o curso que as abrigou encontraram condições de se viabilizar na cultura local? Que ciências foram essas, como foram representadas e como se situaram em relação as demais disciplinas no interior dos programas de ensino adotado? O conceito de cultura e de representação cunhados por Hall (2016) foram fundamentais para a análise das fontes historiográficas, tais como, decretos e regulamentos governamentais, programas de ensino e demais discursos que passaram a se inserir na cultura local, estas fontes primárias foram consultadas nos arquivos disponíveis nos acervos da Hemeroteca e Seção de Obras Raras da Biblioteca Arthur Vianna e no acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, ambos localizados na cidade de Belém-PA. Entre essas representações havia as que requeriam a implantação de um ensino rural orientado para a prática de uma agricultura que seria eficiente, intensiva e, ao mesmo tempo, com profundo apreço pela terra e pela natureza, com fins de lidar com o problema do êxodo rural enfrentado na época. As disciplinas científicas que foram adotadas no programa do Curso Normal Rural de Santa Izabel, foram as denominadas: Ciências Naturais, em 1931 e Ciências Físicas e Naturais, em 1934. |
Abstract: | This research aims to shed light on a little-explored aspect of the interface between the History of Science and Education in the Amazon: the inclusion of science in school institutions in the interior of the state of Pará. The object of the research is the Rural Normal Course, established at the Antônio Lemos College, located in Santa Izabel do Pará, in 1931. This institution, a historical heritage site, still draws attention today due to its monumental architecture, especially if we consider the contrast with the town which, at the time it was created, was an agricultural center in the northeast of Pará. The course was aimed at training elementary school teachers to work in schools located in rural areas of the state, which was in line with the movement for the ruralization of education in Brazil, which was expanding at the time. With this in mind, our aim was to analyze the conditions that made it possible for science to be included in the syllabus of the Rural Normal Course, created in 1931. To achieve this, the research was guided by the following questions: how did these sciences and the course that housed them find the conditions to become viable in the local culture? What were these sciences, how were they represented and how were they situated in relation to the other subjects within the teaching programs adopted? The concept of culture and representation coined by Hall (2016) was fundamental to the analysis of historiographical sources, such as government decrees and regulations, teaching programs and other discourses that became part of local culture. These primary sources were consulted in the archives available in the collections of the Hemeroteca and Rare Works Section of the Arthur Vianna Library and in the collection of the Public Archives of the State of Pará, both located in the city of Belém-PA. Among these representations were those calling for the implementation of a rural education oriented towards the practice of agriculture that would be efficient, intensive and, at the same time, with a deep appreciation for the land and nature, in order to deal with the problem of the rural exodus faced at the time. The scientific subjects that were adopted in the program of the Santa Izabel Rural Normal Course were: Natural Sciences, in 1931 and Physical and Natural Sciences, in 1934. |
Palavras-chave: | Ciências naturais Colégio Antonio de Lemos-Cultura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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