Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17550
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MONTEIRO, Luis Paulo Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T16:09:09Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T16:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Luis Paulo Carvalho.Problematizações interdisciplinares de práticas matemáticas sobre o açaí na formação inicial de professores da/na Amazônia paraense. Orientadora: Elizabeth Gomes Souza. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17550. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17550 | - |
dc.description.abstract | This research adopts grammatical-deconstructionist therapy as its main approach, grounded in a self-reflective, questioning, and open dialogue. This format allows for the practice of decoloniality in shaping a transgressive writing, free from classic models of research reports. The questions raised were formulated during the production and study of the dissertation, aimed at problematizing the themes addressed. Our objective was to problematize, in an undisciplined manner, the sociocultural practice of consumption, production, and use of açaí with future teachers, and to identify the effects and emotions generated by such problematization. A course was organized at the Institute of Mathematical and Scientific Education of the Federal University of Pará (IEMCI-UFPA), consisting of four biweekly meetings on "Teaching Mathematical Practices in/of the Pará Amazon: The Case of Açaí," starting with a cultural research archive composed of clarification notes, videos, audios, images, reports, hyperlink and transcriptions about the practice of açaí. The analysis adopted a decolonial and undisciplined perspective, using transcripts from the meetings as a reference. The selection criteria considered the approach to the practice of açaí and its effects on human lives and other natural beings, providing insights for reflection along with academic literature. The research reveals cultural, environmental, social, and economic erasures resulting from the project of coloniality in the sociocultural practice of açaí, impacting biodiversity and the food and cultural reference in the Pará Amazon | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-06-25T12:45:02Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ProblematizacoesIndisciplinaresPráticas.pdf: 2040707 bytes, checksum: 290134a4cb738533fa1baee82346f99f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-06-25T16:09:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ProblematizacoesIndisciplinaresPráticas.pdf: 2040707 bytes, checksum: 290134a4cb738533fa1baee82346f99f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-25T16:09:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ProblematizacoesIndisciplinaresPráticas.pdf: 2040707 bytes, checksum: 290134a4cb738533fa1baee82346f99f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-04-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Práticas socioculturais-Amazônia | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Matemática-Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Problematizações interdisciplinares de práticas matemáticas sobre o açaí na formação inicial de professores da/na Amazônia paraense. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação Matemática e Científica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Elizabeth Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2768643352688246 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa adota a terapia gramatical-desconstrucionista como abordagem principal, fundamentada em um diálogo autorreflexivo, questionador e aberto. Esse formato permite a prática da decolonialidade na formatação de uma escrita transgressiva, livre dos modelos clássicos de relatos de pesquisa. Os questionamentos mobilizados foram formulados durante a produção e estudos da dissertação, com o propósito de problematizar as temáticas abordadas. Nosso objetivo foi problematizar, de forma indisciplinar, a prática sociocultural de consumo, produção e uso do açaí com futuros professores e identificar os efeitos e afetos gerados por tal problematização. Um curso foi organizado no Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI-UFPA), com quatro encontros quinzenais sobre “O Ensino de Práticas Matemáticas da/na Amazônia Paraense: O Caso do Açaí”, iniciando com um arquivo cultural de pesquisa composto por nota de esclarecimento, vídeos, áudios, imagens, reportagens, hiperlink e transcrições sobre a prática do açaí. A análise adotou uma perspectiva decolonial e indisciplinar, utilizando transcrições dos encontros como referência. Os critérios de seleção consideraram a abordagem sobre a prática do açaí e seus efeitos nas vidas humanas e de outros seres naturais, fornecendo subsídios para reflexão juntamente com a literatura acadêmica. A investigação revela apagamentos culturais, ambientais, sociais e econômicos decorrentes do projeto de colonialidade na prática sociocultural do açaí, impactando a biodiversidade e a referência alimentar e cultural na Amazônia Paraense. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ProblematizacoesIndisciplinaresPráticas.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons