Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 22-Sep-2023
metadata.dc.creator: RAIOL, Alberto Alan da Costa
metadata.dc.description.affiliation: Escola SESI Ananindeua
metadata.dc.contributor.advisor1: PORTELA, Carlos dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SANTOS, Isadora Mendes dos
Title: Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC
Citation: RAIOL, Alberto Alan da Costa. Um modelo de avaliação do nível de aprendizagem do pensamento computacional aderente à BNCC. Orientador: Carlos dos Santos Portela; Coorientadora: Isadora Mendes dos Santos. 2023. [14] f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17365. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta um modelo de avaliacão do Pensamento Computacional (PC) na educacão básica, baseando-se na Taxonomia de Aprendizagem de Bloom, Taxonomia de Solo e nas Normas de Computacão para a Educacão Básica. Para analisar o modelo de avaliacão é proposto a aplicacão de uma oficina utilizando um “Jogo Desplugado” que trabalha conceitos chaves do PC, como: Algoritmos, Abstracão e Automacão. O modelo de avaliacão visa contribuir na melhoria dos processos de avalição do desenvolvimento de competências da Computação conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: This paper presents an evaluation model of Computational Thinking (CT) in basic education, based on Bloom’s Learning Taxonomy, Solo’s Taxonomy and on Computing Standards for Basic Education. To analyze the evalu- ation model, we propose to apply a workshop using an ”Unplugged Game” that deals with the key CT concepts, such as: Algorithms, Abstraction, and Automation. We believe that the evaluation model will be able to contribute to the improvement of the evaluation processes of the development of computing skills according to Common National Curriculum Base (BNCC).
Keywords: Computação - Estudo e ensino
Computação - Avaliação - Educação básica
Pensamento computacional
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: COMPUTAÇÃO APLICADA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ModeloAvaliacaoNivel.pdf506,37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons