Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17319
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Milena Moraes de Araújo e | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T11:32:15Z | - |
dc.date.available | 2025-05-06T11:32:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Milena Moraes de Araújo e. Entre atos: o intermezzo do ensino musical durante a extinção do Instituto Carlos Gomes em Belém (1908-1929). Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17319. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17319 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this dissertation is to investigate the historical trajectory of the Carlos Gomes Institute, with an emphasis on its continuity and reinterpretation during the period of its interruption, between 1908 and 1929, called by Jonas Arraes as an "intermezzo" period, and its reestablishment in 1929. To this end, it was necessary to survey documentary sources, such as newspapers, magazines, concert programs, photographs, and others. As a theoretical framework, we sought the studies of Pierre Bourdieu and Raymond Williams to understand the relationships involved in the reopening process. The study begins with an analysis of the historical context that led to the closure of the ICG, a symbol of high-quality music education that was interrupted due to economic and political factors, such as the rubber crisis and changes in government administrations. We then investigate how musicians, teachers, and students found alternatives to continue music education and promote culture through the creation of new spaces and initiatives. Finally, this research sought to examine how Antonia Rocha de Castro's music school, together with the alignment between musicians and political figures, enabled the "rebirth" of the Institute. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2025-05-05T16:59:17Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Milena Moraes.pdf: 4742349 bytes, checksum: 039ce47595e5a8ac447fd77cc87268eb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2025-05-06T11:32:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Milena Moraes.pdf: 4742349 bytes, checksum: 039ce47595e5a8ac447fd77cc87268eb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-06T11:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Milena Moraes.pdf: 4742349 bytes, checksum: 039ce47595e5a8ac447fd77cc87268eb (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-01-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com | pt_BR |
dc.subject | Instituto Carlos Gomes | pt_BR |
dc.subject | Música no Pará | pt_BR |
dc.subject | Ensino musical | pt_BR |
dc.subject | Music in Pará | en |
dc.subject | Music education | en |
dc.title | Entre atos: o intermezzo do ensino musical durante a extinção do Instituto Carlos Gomes em Belém (1908-1929) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Antonio Maurício Dias da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2563255308649361 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5735342925745869 | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta desta dissertação é investigar a trajetória histórica do Instituto Carlos Gomes, com ênfase na sua continuidade e ressignificação durante o período de sua interrupção, entre 1908 e 1929, denominado por Jonas Arraes como um período de "intermezzo", e no seu restabelecimento em 1929. Para isso, foi necessário o levantamento de fontes documentais, como jornais, revistas, programas de concertos, fotografias e outros. Como referencial teórico, buscamos os estudos de Pierre Bourdieu e Raymond Williams para compreender as relações envolvidas no processo de reabertura. O estudo inicia com a análise do contexto histórico que levou ao encerramento das atividades do ICG, um símbolo de ensino musical de alta qualidade que foi interrompido devido a fatores econômicos e políticos, como a crise da borracha e mudanças nas administrações governamentais. Em seguida, inquirimos como músicos, professores e alunos encontraram alternativas para continuar a educação musical e promover a cultura, por meio da criação de novos espaços e iniciativas. Por fim, esta pesquisa procurou examinar como a escola de música de Antonia Rocha de Castro, juntamente com o alinhamento entre músicos e figuras políticas, possibilitou o "renascimento" do Instituto. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-0223-9264 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AtosIntermezzoEnsino.pdf | 4,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons