Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12447
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 22-May-2019
metadata.dc.creator: MOREIRA, Andreza de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: FRAIHA-MARTINS, France
Title: Interações ecológicas por meio da literatura infantil: formação continuada assistida em parceira na perspectiva do letramento
Citation: MOREIRA, Andreza de Sousa. Interações ecológicas por meio da literatura infantil: formação continuada assistida em parceira na perspectiva do letramento. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12447. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, pela qual investigo uma proposta de formação continuada assistida em parceria constituída por mim (Professora-Formadora) e uma professora do 3º Ano do Ensino fundamental, a qual revelou interesse em investir estudos sobre a própria prática, a fim de elaborarmos saberes e conhecimentos no âmbito das Ciências Naturais e da Língua Materna por meio de prática investigativa interdisciplinar, a partir do texto “A primavera da Lagarta”. Busco responder a seguinte questão de pesquisa: O que expressa uma professora do 3º ano do ensino fundamental ao vivenciar uma experiência formativa assistida em parceria por meio de prática investigativa interdisciplinar a partir do texto “A primavera da Lagarta”? Delineio a opção metodológica desta pesquisa pautada na formação assistida tratada por Gonçalves (2000). Nesses termos, desenvolvi um design de Formação Continuada Assistida em Parceria que está embasado em 12 momentos, no tratamento de temáticas especificas: Narrativas de formação e docência, Letramento científico, Práticas investigativas e educar pela pesquisa, Interdisciplinaridade, estudo dos conteúdos cadeia alimentar e gêneros textuais, planejamento da sequência de ensino com pesquisa, replanejamento da sequência, reflexão sobre a ação em sala de aula e reflexão sobre a experiência formativa. Os instrumentos utilizados foram: questionário, meu diário de campo, registros em áudio dos encontros de formação, registros da observação participativa e entrevista semiestruturada. Os resultados desta pesquisa foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. A impregnar-me e realizar a análise do corpus, dei forma a dois eixos de análise: Eixo Analítico 1: Projeção e implementação de novas práticas de educação em ciências e Eixo Analítico 2: Formação docente assistida em parceria: o que diz a professora Suzi sobre a vivência formativa. Assim, experiência formativa revela i) que a conduta interdisciplinar não só é possível, como também é grande aliada para consolidação de letramentos em várias linguagens, bem como, apresenta a opção metodológica do ensino com pesquisa, que favorece a interação entre professor e aluno, num processo autônomo e democrático de construção do conhecimento; ii) O modelo de formação realizado nesta pesquisa, proporciona amadurecimento profissional, uma vez que a formação continuada ganha leveza e se afasta das concepções pejorativas, que muitos professores carregam, associadas à rigidez e obrigação; iii) Proposta formativa dessa natureza propicia o desenvolvimento de atitudes autônomas na professora-participante diante de (re) ações educativas. O modelo formativo experienciado, desdobrou-se em um produto educacional que contempla a possibilidade de formação docente em contexto de trabalho e considera os saberes da experiência docente quando as professoras dialogam, pensam, planejam e avaliam em um movimento reflexivo sobre suas práticas.
Abstract: This is a qualitative research in the narrative modality, that investigates a proposal of continued assisted training in partnership constituted by me (Trainer Teacher) and a teacher of the 3rd Year of Primary Education, which showed interest in investing research on her own practice to elaborate knowledge in scope of Natural Sciences and Mother Language through interdisciplinary and investigative practice from the text "Spring of the Caterpillar". I´m trying to answer the following search question: What a teacher of the 3rd year of primary education expresses when experiencing a formative experience assisted in partnership through interdisciplinary investigative practices from the text "Spring of the Caterpillar"? I outline the methodological option of this research based on the assisted training treated by Gonçalves (2000). In these terms, I developed a Continued Assisted training in Partnership design that is based on 12 episodes, in the treatment of specific topics: Narratives of training and teaching, Scientific literacy, investigative practices and education through research, Interdisciplinarity, study of the components of food chain and genres textual analysis, planning of the teaching sequence with research, replanning of the sequence, reflection on the action in the classroom and reflection on the formative experience. The instruments used were: questionnaire, my field diary, audio records of training meetings, records of participatory observation and semi-structured interviews. The results of this research were analyzed through the Discursive Textual Analysis by impregnating myself and performing the analysis of the corpus, I made two axes of analysis: Analytical Axis 1: Projection and implementation of new practices of education in sciences and Analytical Axis 2: Teacher training assisted in partnership: what teacher Suzi says about the formative experience. Thus, formative experience reveals i) the interdisciplinary conduct is not only possible, but also a great ally for consolidating literacy in several languages, as well as, presents the methodological option of teaching by research, as a plus that improves the interaction between teacher and student, in an autonomous and democratic process of knowledge construction; ii) The training model carried out in this research provided professional maturation, since continuing training gains lightness and moves away from the pejorative conceptions that many teachers carry, associated with rigidity and obligation; iii) training proposals of this nature propitiate the development of autonomy attitudes in teacher-participant in front educational (re)action. The formative model experienced, unfolded in an educational product that contemplates the possibility of teacher training in a work context and considers the knowledge of the teaching experience when the theachers dialogue, think, plan and evaluate in a reflexive movement about their practices.
Keywords: Formação Continuada
Ensino de Ciências
Educar pela Pesquisa
Interdisciplinaridade
Anos Iniciais do ensino fundamental
Continued training
Science teaching
Teaching with research
Interdisciplinarity
Initial years of elementary school
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_InteracoesEcologicasMeio.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open
Produto_EstudarJuntasProfessoras.pdf6,18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons