Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17364
metadata.dc.type: | Tese |
Issue Date: | 23-Nov-2023 |
metadata.dc.creator: | ALMEIDA, Tunai Rehm Costa de |
metadata.dc.description.affiliation: | IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FIGUEIREDO, Aldrin Moura de |
Title: | Da névoa flamenga à claridade tropical: percursos e pinceis de Georges Wambach na Amazônia em tempos de guerra e paz (1935 – 1965) |
Citation: | ALMEIDA, Tunai Rehm Costa de. Da névoa flamenga à claridade tropical: percursos e pinceis de Georges Wambach na Amazônia em tempos de guerra e paz (1935 – 1965). Orientador: Aldrin Moura de Figueiredo. 2023. 266 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: cole aqui o link depois de aprovado. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese tem como finalidade compreender a posição que Wambach ocupou no disputado cenário artístico brasileiro e pensar vida e carreira quando de sua passagem em solo brasileiro, destacando sua estada em Belém. O recorte no tempo adotado se inicia com a chegada do artista no país, em 1935, até o ano de seu falecimento em 1965. Utilizando as imagens como principal documentação, em especial os quadros pintados pelo artista, o trabalho leva em consideração as motivações do pintor, mas também daqueles que as financiaram. Com o apoio da literatura e dos jornais da época, além da documentação do poder público, há o acompanhamento da recepção dos trabalhos de Georges Wambach, de seus jogos de interesses, de suas relações e das tensões desenvolvidas ao longo de sua trajetória no Brasil e, em especial, na Amazônia. |
Abstract: | This thesis aims to understand the position that Wambach occupied in the disputed Brazilian artistic scene and to think about life and career during his time on Brazilian soil, highlighting his stay in Belém. The time frame adopted begins with the artist's arrival in the country, in 1935, until the year of his death in 1965. Using images as the main documentation, especially the paintings painted by the artist, the work takes into account the motivations of the painter, but also of those who financed them. With the support of literature and newspapers of the time, in addition to documentation from public authorities, there is monitoring of the reception of Georges Wambach's works, his interplay of interests, his relationships and the tensions developed throughout his career in Brazil and , especially in the Amazon. |
Keywords: | Georges Wambach Arte Pintor andarilho Belém Art Wandering Painter |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.com |
Appears in Collections: | Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE - TUNAI.pdf | 6,21 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License