Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17310
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSOARES, Ariel Silva-
dc.date.accessioned2025-04-30T16:18:35Z-
dc.date.available2025-04-30T16:18:35Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationSOARES, Ariel Silva. O dedilhar folclórico de uma alma gentil: música, folclore e negritude na obra de Gentil Puget (1938-1948). Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17310. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17310-
dc.description.abstractThis production sought to show, through the trajectory of an artist and intellectual from Pará, the national scene of studies of popular culture between the years 1938-1948. Through Gentil Puget and his approach to the themes of folklore, folk music and blackness, a period of national history concerned with the formation of national identity was analyzed. To this end, periodicals were selected that mention his activity in radio programs, his chronicles in newspapers and interviews. We seek to understand how this musician's production helped to build a discourse of national unity in the Vargas regime, on the one hand, while, on the other hand, he assumed an activism dedicated to folklore and the black cause that clashed with the hegemonic project of cultural policies at the time. We aim to analyze how Puget's intellectual construction was developed in his production and how his personal life interfered in his work. We also work with the connections that the folklorist established for his political-ideological positioning in defense of black demonstrations, both in Belém, with Bruno de Menezes and Dalcídio Jurandir, and in the Federal Capital, Rio de Janeiro, with Abdias Nascimento and Abigail Bastos.en
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Rocha (carlosrocha@ufpa.br) on 2025-04-30T14:56:58Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Ariel Soares.pdf: 1385660 bytes, checksum: da5d6bc7357f41ec2ef0cfeae5a6e9d1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Orinete Souza (orinete@ufpa.br) on 2025-04-30T16:18:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Ariel Soares.pdf: 1385660 bytes, checksum: da5d6bc7357f41ec2ef0cfeae5a6e9d1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-30T16:18:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Ariel Soares.pdf: 1385660 bytes, checksum: da5d6bc7357f41ec2ef0cfeae5a6e9d1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-08-28en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: ifchbiblioteca@gmail.compt_BR
dc.subjectGentil Pugetpt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectMúsica folclóricapt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectFolkloreen
dc.subjectFolk musicen
dc.subjectBlacknessen
dc.subjectAmazonen
dc.titleO dedilhar folclórico de uma alma gentil: música, folclore e negritude na obra de Gentil Puget (1938-1948)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Antonio Maurício Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2563255308649361pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0070484961042436pt_BR
dc.description.resumoEsta produção buscou mostrar por meio da trajetória de um artista e intelectual paraense o cenário nacional dos estudos sobre cultura popular entre os anos de 1938-1948. Por intermédio de Gentil Puget e sua abordagem às temáticas de folclore, música folclórica e negritude, analisou-se um período da história nacional preocupado com a formação da identidade nacional. Para tal, foram selecionados periódicos que fazem menção a sua atividade em programas radiofônicos, suas crônicas em jornais e entrevistas. Buscamos entender como a produção deste músico e folclorista ajudou a construir um discurso de unidade nacional no regime Vargas, por um lado, enquanto, por outro lado, assumiu um ativismo dedicado ao folclore e à causa negra que destoava do projeto hegemônico das políticas culturais da época. Objetivamos analisar como a construção intelectual de Puget foi trabalhada em sua produção e como sua vida pessoal interferiu em seu trabalho. Também trabalhamos com as conexões que o folclorista estabeleceu com seu posicionamento político-ideológico em defesa das manifestações negras, tanto em Belém, com Bruno de Menezes e Dalcídio Jurandir, quanto na Capital Federal, Rio de Janeiro, com Abdias Nascimento e Abigail Moura.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoHISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0223-9264pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_DedilharFolcloricoAlma.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons