Página de Busca


Retornar valores
Adicionar filtros:

Utilizar filtros para refinar o resultado de busca.


Resultado 14921-14929 de 14929.
Conjunto de itens:
Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
2005Panorama da educação fundamental e média no Brasil: o modelo da aprendizagem baseada em problemas como experiência na prática docenteMALHEIRO, João Manoel da SilvaDissertação
28-Abr-2005Identidade multifacetada: a reconstrução do "ser indígena" entre os Juruna do médio XingúSARAIVA, Márcia PiresDissertação
21-Mai-2008A formação de professores no curso de história da Universidade Federal do Pará: uma análise do projeto político pedagógicoNASCIMENTO, Sérgio Bandeira doDissertação
1-Abr-2004Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: contribuições para o debate sobre a formação inicial de educadores matemáticos na UFPAALVES, Osvando dos SantosDissertação
10-Set-2024Análise das ações de resposta ao cenário de rompimento de barragem de Tucuruí no contexto do PAE e PLANCONSILVA, Francisco Júnior Nascimento daDissertação
27-Jul-2018Uso de caixas-ninho pela fauna de vertebrados em relação às variáveis ambientais em um fragmento de Floresta Amazônica em Altamira-PaBENTO, Silnara CarmoDissertação
29-Fev-2024Caracterização anato-histoquímica e nutricional de Piper peltatum L. (Piperaceae): uma planta alimentícia não convencional ocorrente na AmazôniaPALHETA, Gredany RodriguesDissertação
17-Fev-2025Práticas pedagógicas no ensino superior: um estudo sobre a docência em cálculo I no contexto da formação de professores de matemática.CORDEIRO, Ananda FerreiraDissertação; Dissertação; Dissertação; Dissertação
10-Out-2024A leitura é essencial não apenas para a vida escolar, mas também para toda vida cidadã fora dela. A vida do aluno como um todo passará pela sua capacidade de ler a palavra e de ler o mundo. A sua participação ativa na sociedade e o seu pleno exercício da cidadania dependerão do domínio da prática de leitura. Portanto, é imprescindível possibilitar aos alunos atividades que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora deles. Levando isso em consideração, neste trabalho, busco responder a esta pergunta de pesquisa: De que forma o trabalho com leitura mediado pelo Circuito Mínimo de Atividades (CMA) possibilita o desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror, de alunos do 8º do Ensino Fundamental de uma Escola de Aplicação da UFPA?. Almejando responder a essa pergunta, temos como objetivo geral analisar os efeitos do CMA na aprendizagem de leitura de contos de terror. Com base nessa questão, realizamos uma pesquisa caracterizada como pesquisa-ação, qualitativa-interpretativa e quantitativa e de natureza aplicada, situada no campo da didática das línguas. Tomamos como referencial teórico a concepção de gêneros textuais de Dolz e Schneuwly (2004), de Circuito Mínimo de Atividades (CMA) de Cordeiro e Liaudet (2021) e Cordeiro (2013), de leitura de Solé (1998) e Freire (2003), de compreensão leitora de Kleiman (2002, 2004) e Koch e Elias (2014), bem como de Gotlib (2006), sobre a teoria do conto. Realizamos um estudo comparativo entre as três turmas que participaram da investigação. Em uma delas, implementamos uma proposta de intervenção com base no CMA e realizamos quatro testes de leitura, que foram posteriormente analisados. Nas outras duas, aplicamos apenas os quatro testes. Os resultados dessa pesquisa apontam que a turma em que o CMA foi implementado obteve desempenho mais consistente nos testes de compreensão leitora, ao longo da pesquisa; sendo a única, entre as três, a apresentar avanços contínuos, o que pode ser compreendido como indícios de aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.MEDEIROS, Simone Cristina DuarteDissertação

Busca facetada

Data de Depósito
Sigla da intituição