SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Relação cêntrica: avaliação dos traçados gráficos dos movimentos mandibulares antes e durante a utilização de prótese totais com pistas deslizantes de Nóbilo

Imagem de Miniatura

Data

08-08-1994

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

KATAOKA, Maria Sueli da Silva. Relação cêntrica: avaliação dos traçados gráficos dos movimentos mandibulares antes e durante a utilização de prótese totais com pistas deslizantes de Nóbilo. 1994. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, 1994. Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9688>. Acesso em:.

DOI

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar os traçados gráficos dos movimentos mandibulares e o ponto de fechamento habitual da mandíbula, sem indução externa, antes e durante o uso de Próteses Totais com Pistas Deslizantes de Nóbilo, através de registros gráficos intra-orais. Foram selecionados 12 pacientes, desdentados totais há pelo menos 10 anos, na faixa etária entre 50 e 80 anos. As Próteses Totais com Pistas Deslizantes de Nóbilo foram confeccionadas na Dimensão Vertical da face, correspondente às proporções faciais áuricas. As relações plano bipupilar comissura labial e base" do nariz-mento foram correspondentes às que o paciente apresentava antes que a disfunção se instalasse, constatadas por análises de fotografias, de uma época em que o paciente ainda apresentava seus dentes naturais. Estas Próteses possuíam plataformas oclusais planas e lisas, permitindo maior liberdade dos movimentos mandibulares. As Próteses propostas foram avaliadas durante 120 dias, ajustadas semanalmente no primeiro mês, e quinzenalmente até o final de 120 dias. Todos os registros das relações maxilo-mandibulares dos pacientes foram obtidos através das plataformas de registro intra-oral, segundo técnica de Nóbilo modificada. Todavia, para facilitar os registros gráficos dos movimentos horizontais, idealizamos discos metálicos intercambiáveis que foram usados nos prazos de O (zero),15, 45, 75 e 120 dias, em 10 dos pacientes. Conseguimos registros de 8 desses pacientes após 365 dias de uso das Próteses Totais com Pistas Deslizantes de Nóbilo. Aos 120 dias de uso das Próteses Totais propostas observamos que para 70% dos pacientes houve harmonização do traçado do arco gótico e que 90% dos pacientes aproximaram o ponto de fechamento habitual da posição de Relação Cêntrica. O ápice do arco gótico foi considerado como a posição de Relação Cêntrica.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

FISIOLOGIA E BIOFÍSICA DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO - UNICAMP

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA

País

Brasil

Instituição

Universidade Estadual de Campinas

Sigla da Instituição

UNICAMP

Instituto

Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/UNICAMP

Programa

Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country