O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos

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1999-05-14

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Universidade Estadual de Campinas

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SILVA, Francisco Hermes Santos da. O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos. 1999. 260 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1999. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9506>. Acesso em:.

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O objetivo do trabalho foi o de comparar o efeito de duas técnicas de interação social por conflito sociocognitivo provocado na construção de noções de conservação, interessantes à elaboração de conceitos métricos. A hipótese diz que sujeitos submetidos a interações múltiplas-1M (pares diferentes a cada intervenção) apresentam níveis de elaboração das noções superiores aos dos sujeitos submetidos a interações constantes-IC (mesmo par nas intervenções). O experimento tem quatro momentos diferentes (pré-teste, intervenções, pós-teste imediato e pós-teste retardado). Participaram 109 crianças com 5;5 a 7;3 anos na conservação de quantidade contínua e 60, com 6;0 a 7;0 anos, na conservação de comprimentos iguais (alunos de pré-escolas públicas de Campinas (SP». Os dados analisados não confirmam a hipótese testada: tanto os sujeitos que participaram da 1M como os que participaram da IC são capazes de apresentar mudanças cognitivas quando submetidos ao conflito sociocognitivo, permitindo a interpretação de que este foi o responsável pelas mudanças observadas na construção das noções. Há diferenças de resultados em favor de um ou outro tipo de interação, conforme as noções, mas que são interpretadas como resultantes da metodologia aplicada em cada noção. Sugere-se a aplicação didática das técnicas segundo a necessidade de o professor atender a determinadas características individuais dos alunos.

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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SILVA, Francisco Hermes Santos da. O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos. 1999. 260 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1999. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9506>. Acesso em:.