Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9263
O Mestrado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A produção imagética para refletir a História regional no ensino de História: a Cabanagem (1835-1840) sob a ótica dos memes(Universidade Federal do Pará, 2025-01-16) SÁ, Paulo Sérgio Alves de; Elane Cristina Rodrigues; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251; GOMES, Elane Cristina Rodrigues; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9194288615722659; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0003-1032-9734; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O conhecimento histórico construído em sala de aula e fora dela é crucial para o desenvolvimento intelectual de alunos e alunas que, por meio dele, serão capazes de aprofundarem a compreensão histórica da realidade em que se encontram e agir de maneira mais firme e decisiva, fazendo escolhas que afetam a si e à sociedade onde estão inseridos. Nessa perspectiva, a dissertação intitulada “A produção imagética para refletir a História regional no ensino de história: a Cabanagem (1835-1840) sob a ótica dos memes”, visa ampliar a discussão em torno da história regional, buscando aproximar alunos e alunas dessa temática, criando condições para o protagonismo na produção de saber histórico, de forma que esteja relacionado a vida cotidiana e que, portanto, faça sentido ensinar e aprender história. Esses elementos têm como um de seus aportes teóricos os conceitos de consciência histórica, narrativa e cultura histórica de Rüsen e Cerri. Dessa forma, de três turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Pitágoras, localizada no município de Ananindeua, no Pará, discutirão e apresentarão suas visões acerca do tema Cabanagem, utilizando-se, para isso, a linguagem dos memes que é tão peculiar, que faz parte do seu cotidiano e que apresentam enorme potencial de produção de narrativas históricas. A metodologia utilizada para esse trabalho tem como referência a aula-oficina de Barca, Ramos e Antunes, visando a produção de saber a partir dos conhecimentos prévios dos discentes. Os resultados alcançados são a base para a elaboração de um livreto, que acrescente elementos ao livro didático já utilizado cotidianamente em sala de aula e ofereça alternativas na divulgação da história regional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e natureza: mapa digital dos impactos ambientais na Amazônia durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)(Universidade Federal do Pará, 2025-09-11) SEABRA, Ivo Augusto Moura; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700; FONTES, Edilza Joana Oliveira; MARTINEZ, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/9447513031256372; http://lattes.cnpq.br/3335180359277392; https://orcid.org/0009-0001-9829-3504; https://orcid.org/0000-0001-8662-0371O período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) foi um momento histórico marcado pelo controle das liberdades sociais e pela construção de um projeto de modernização conservadora com apoio de grupos civis. Na Amazônia, o projeto militar consolidou-se com a instalação de Grandes Projetos (GPs) visando explorar as potencialidades da natureza. Naquela época, a natureza foi compreendida como recurso natural por representantes do Governo Federal e setores ligados aos interesses privados. Este trabalho pretende discutir os impactos ambientais como resultado da instalação dos grandes projetos na Amazônia e percebê-los como um tema relevante para o ensino de história. A pesquisa se propõe a produzir um mapa digital que auxilie estudantes e professores no entendimento dos efeitos ambientais da ação civil-militar na Amazônia durante a vigência da ditadura.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensinando História local: a representação da identidade em Santa Izabel do Pará na égide da educação patrimonial(Universidade Federal do Pará, 2025-05-20) RAMOS, Adriel Eleris; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; https://orcid.org/0000-0002-4008-5235; DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo; SANTOS, Rafael Rogério Nascimento dos; http://lattes.cnpq.br/7994103518602397; http://lattes.cnpq.br/3959303521469553; https://orcid.org/0000-0002-7922-6090; https://orcid.org/0000-0002-4870-4029A presente dissertação tomou como norte a formação de uma identidade de estudantes em Santa Izabel do Pará a partir da educação patrimonial. Para isto, foi necessário entender como a História local tem sido ensinada nos anos iniciais do Ensino fundamental das escolas de Santa Izabel do Pará, para então perceber razões de carências apresentadas diante destes temas, nos anos finais desta etapa. Posteriormente elaborei uma proposta didática alternativa que buscou adentrar nas tecnologias de informação e que culminou em um Website intitulado “Ensinando História local no patrimônio” com o intuito de possibilitar um melhor suporte no ensino de História escolar local tanto nos anos iniciais como finais do ensino fundamental, além de servir como fonte de pesquisa para discentes do município. Neste sentido, buscamos, a partir das falas em entrevistas com professores dos anos iniciais, estabelecer comparações entre as respostas destes sujeitos com as falas de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, identificadas em questionários, ponderando diferenças, contradições ou igualdades entre as distintas narrativas. O Lócus da pesquisa é a Escola Municipal de ensino fundamental Antônio Lemos, uma unidade da Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Pará – SEMED, localizada do centro de cidade e o projeto se desenvolveu a partir de uma turma de 9° ano. Neste projeto, buscamos na educação patrimonial, o suporte necessário para trazer parte da História da cidade que liga-se diretamente ao tema da aula, presente no currículo municipal e que deu suporte ao trabalho local “A Belle Époque na Amazônia”. Elencamos o monumento Colégio Estadual Antônio Lemos – CEAL, antigo Orphelinato Antônio Lemos, patrimônio tombado pela SECULT/ DPHAC em 1982, como forma de promover a criticidade do aluno ao analisar lugares de memória para a desconstrução de uma visão elitizada e que reforça um discurso promovido pela memória coletiva sobre uma suposta “cidade do já teve”. Este exercício culminou na construção de uma identidade do estudante e a consequente orientação no tempo e no seu espaço, além de promover uma reformulação do pensamento histórico social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Do desinteresse ao protagonismo: práticas de construção de aprendizagens significativas no ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2025-08-29) SILVA, Raquel Alves da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; CAMÊLO, Júlia Constança Pereira; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/8274892391684117; http://lattes.cnpq.br/0413733044020733; https://orcid.org/0000-0002-3583-6866; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579A presente dissertação, investiga as causas do desinteresse dos estudantes do Ensino Fundamental pela disciplina de História na Unidade Integrada Firmino Oliveira, em Apicum-Açu/MA, e propõe estratégias pedagógicas para ampliar o engajamento e o protagonismo discente. O objetivo geral foi compreender fatores internos e externos que influenciam a desmotivação e, a partir desse diagnóstico, desenvolver práticas de ensino inovadoras, contextualizadas e conectadas à realidade sociocultural dos alunos. O estudo articula conceitos-chave como Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (Moreira, 1997; 2006; 2011; 2012)), que valoriza a relação entre conhecimentos prévios e novos conteúdos; Mediação Didática (Lopes, 1997), que compreende o professor como mediador ativo na construção do conhecimento; Base Psicológica do Interesse (Dewey, 1979), que destaca a motivação como força central no engajamento; e Didática da História e Consciência Histórica (Rüsen, 2007; 2016), que vinculam a aprendizagem histórica à formação de identidades e à orientação no tempo. Também dialoga com o conceito de currículo como construção social (Goodson, 2007), defendendo a integração entre saberes escolares e experiências de vida. A metodologia adota abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, histórico-documental, descritivo e fundamentada na pesquisa-ação, unindo intervenção pedagógica e reflexão crítica sobre a prática docente. As fontes analisadas incluem o Projeto Político-Pedagógico da escola, dados do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) e do SAEB, bem como diretrizes da BNCC. A proposta se insere na Linha de pesquisa ‘Saberes históricos no espaço escolar”, tendo como participantes da pesquisa as/os estudantes do 8º ano da Unidade Integrada Firmino Oliveira, que iniciaram as atividades em 2024 e que, em 2025, já cursando 9º ano deram continuidade às atividades que resultaram no produto final. O produto didático-pedagógico desenvolvido foi a exposição Fontes Históricas: mudanças e permanências na atividade pesqueira em Apicum-Açu/MA, concebida como ação final de um processo formativo. Para sua construção, utilizou-se o lapbook como recurso metodológico, funcionando como meio para sistematizar, organizar e representar visualmente os conteúdos históricos pesquisados. O público-alvo foram os estudantes do Ensino Fundamental II da escola Firmino Oliveira, mas o material e a metodologia foram concebidos para que possam ser adaptados por professores de História em outros contextos escolares. Os resultados evidenciaram que o uso do lapbook como etapa preparatória para a exposição Fontes Históricas: mudanças e permanências na atividade pesqueira em Apicum-Açu/MA, favoreceu a construção coletiva do conhecimento, estimulando a participação ativa, a autonomia e a capacidade dos estudantes de relacionar conteúdos históricos à realidade local. Ademais, a exposição fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade, mobilizando familiares e ampliando o sentido social da aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cultura visual e ensino de História: história, imagem e visualidade na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2024-12-02) COSTA, Jean Raphael Nogueira da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Esta dissertação tem a finalidade de abordar a Cultura visual e sua relação com o ensino de história a partir de imagens produzidas sobre a Amazônia. Nesse sentido, são utilizadas obras do artista italiano Giuseppe Leone Righini, que viveu na cidade de Belém do Pará por vários anos e produziu diversas imagens sobre a Amazônia, que podem ser usadas para professores ministrarem conteúdos de história. Como produto educacional, são propostas atividades, seguindo sequências didáticas relacionadas as competências e habilidades da Base nacional comum curricular, com a finalidade de professores utilizarem nas aulas de história, no Ensino fundamental II, imagens construídas sobre Amazônia pelo artista Righini, ressaltando a importância das fontes históricas visuais no processo de ensino e aprendizagem em história.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem de História baseada em problemas: Estudo de Caso em uma turma de 9º ano da EMEIF Monte Horebe, no Município do Acará-PA(Universidade Federal do Pará, 2025-03-14) SOUZA, Luiz Humberto de Oliveira; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/0413733044020733; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579Este estudo investiga a utilização das metodologias ativas de ensino nas aulas de História da Escola Monte Horebe, localizada no município de Acará-Pa, a partir de uma inquietação central: a abordagem de ensino tradicionalista adotada na instituição. A problemática identificada foi a prática de ensino do componente curricular de História que se caracteriza pela transmissão passiva de conteúdos, com ênfase na memorização de fatos históricos, sem significado prático para a vida do educando, prática essa, batizada pelo educador Paulo Freire, como "educação bancária". Para abordar esse problema, o estudo foi desenvolvido com uma pesquisa qualitativa, com um foco em estudo de caso realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da referida escola, utilizando a metodologia de pesquisa-ação participante. Foram empregados elementos etnográficos, como observações de campo, entrevistas e anotações do diário de pesquisa. O produto educacional dessa investigação foi uma aula-oficina baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de transformar a prática pedagógica da escola e superar o modelo tradicional de ensino de História ainda em vigor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) SOME Municipal de Moju/PA: BNCC e Currículo de História(Universidade Federal do Pará, 2025-03-21) CAMPOS, Wellington Rodrigo de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Com a ascensão da BNCC, em 2017, coube aos municípios se adequarem as novas diretrizes curriculares, e em Moju não foi diferente, com o Documento Curricular Municipal aprovado em definitivo em 2022. A presente dissertação tem como objetivo discutir o currículo adotado pelos professores de História do SOME municipal de Moju/PA antes e depois da aprovação da BNCC, e posteriormente com a introdução do Documento Curricular Municipal. Para isso, buscou-se entender através da História Oral de Vida a concepção dos professores de história acerca da construção de seus currículos e quais conteúdos considerados mais relevantes para essa construção. Bem como entender as referências adotadas pelos professores, observando as subjetividades durante suas trajetórias docentes, para tanto, devemos entender que o ambiente escolar do SOME corresponde a Educação do Campo e toda a complexidade que este tipo de educação possui com a blocamento de carga horária, o deslocamento do docente e as deficiências costumeiras das escolas campesinas pelos interiores da Amazônia. Através desta análise evidenciou junto aos professores entrevistados que existem ausências importantes no currículo prescrito municipal, como o distanciamento da História Local com a educação desenvolvida no campo, visto que o campo mojuense abriga uma rica e complexa história de lutas sociais e disputas pela posse da terra.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartografia dos saberes culturais ribeirinhos: ensino de História e as vozes marajoaras (rio Guajará-Curralinho/PA)(Universidade Federal do Pará, 2025-02-17) RAIOL, Alex de Andrade; ARENZ, Karl Heinz; http://lattes.cnpq.br/0770998951374481; https://orcid.org/0000-0001-9500-3666Esta dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de História tem como tema o ensino da história realizada no contexto da Educação Ribeirinha. A partir da revisão da literatura do tema, consideramos que o currículo escolar da educação do campo/ribeirinha nem sempre tem se mostrado adequado à realidade ribeirinha e que a invisibilidade das práticas sociais e culturais dos sujeitos do campo nas escolas contribui para a reprodução de uma educação ainda excludente, eurocêntrica, monocultural, linear e evolutiva. Frente a isto, a pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre os conceitos de currículo, saber histórico escolar, história local e consciência histórica e dar visibilidade à história local das comunidades que margeiam o rio Guajará e os saberes de seus moradores, dando a estes o devido reconhecimento e lugar nas aulas de história. O locus da pesquisa é a E.M.E.I.F. Portugal, onde atuo como professor de História desde 2017; está localizada à margem direita do rio Guajará, numa área rural/ribeirinha de Curralinho-PA, e fica distante aproximadamente 80 km da sede urbana do município. A pesquisa teve natureza quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso. Como fontes históricas utilizamos um conjunto diversificado de informações, que inclui os documentos oficiais, tais como o Projeto Político Pedagógico da Escola Portugal (2018), o Documento Curricular para a Educação Infantil e Fundamental de Curralinho (2020), o Plano de Curso para as aulas de História (2022), o Censo Escolar do Município de Curralinho (2023); e, também, as informações oriundas das atividades desenvolvidas em sala de aula, os diários da pesquisa de campo, fotografias, e as fontes orais, obtidas por meio da realização de entrevistas semiestruturadas a cinco moradores idosos da Comunidade do rio Guajará. A partir das fontes analisadas, concluímos, que a matriz curricular curralinhence e os planos de curso de História, para as turmas do 6º ao 9º ano, apesar de estar a alinhado com a legislação nacional e reconhecer a existência de uma diversidade cultural da região, apresenta uma organização de conteúdos escolares na área de história, que não leva em conta as alteridades encontradas nos rios e florestas da região. As fontes pesquisadas também permitiram a elaboração de uma Cartografia dos Saberes Culturais do Rio Guajará, na qual pudemos identificar as práticas culturais vinculadas aos saberes das águas, das florestas e das terras, existentes na comunidade que cerca a escola. Por fim, como dimensão propositiva da dissertação, elaboramos uma sequência didática destinada aos docentes de História das escolas ribeirinhas, que tem por objetivo resgatar, documentar e valorizar as memórias dos moradores ribeirinhos, por meio de uma estratégia pedagógica que tenha o aluno com protagonista. Almejou-se, dessa forma, a construção de uma prática pedagógica que dialogue com os aspectos sociais e econômicos do lugar e as relacione com o conhecimento histórico escolar, ampliando as vozes dos sujeitos ribeirinhos para que também possam ser ouvidas dentro dos “muros” da escola.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nos trilhos do esquecimento: uma relação entre a Estrada de Ferro, memória e o ensino de História em Bragança-Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-09-10) SILVA, Romyel Dyllan Cecim de Oliveira; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; https://orcid.org/0000-0002-4008-5235Este trabalho sobre ensino de história busca compreender de que forma a Estrada de Ferro Bragança-Belém (1884 - 1964), elemento fundamental para a economia e para a sociedade do nordeste do Estado do Pará, durante todo o período que esteve em vigência, hoje é pouco estudada e pouco lembrada nas salas de aula do ensino básico (aqui trataremos do ensino médio). A falta de protagonismo nas aulas de história se constitui como um dos pontos a serem debatidos no presente artigo, assim como os motivos a que levaram a este esquecimento, ou mesmo ao desmemoriamento referente a este elemento típico do processo civilizatório em meio à Amazônia brasileira. Tal esquecimento é problematizado a partir do ensino de história em sala de aula, contando com o embasamento teórico de diversos historiadores que abordam a memória e seus processos. Apresentamos, também, propostas metodológicas que podem, até certo ponto, suprir as demandas levantadas pelo esquecimento desse importante fato histórico do nordeste paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Novo Ensino Médio e o ensino de História: experiências, desafios e possibilidades(Universidade Federal do Pará, 2024-11-12) SANTOS, Cléber Diego Souza dos; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633; https://orcid.org/0009-0007-0797-4894; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251O ensino de História, no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), tem sido alvo de intensas investigações acadêmicas e pedagógicas no Brasil, devido às mudanças propostas pela reforma educacional exigida pela Lei nº 13.415/2017. Essa reforma reorganizou o currículo escolar, introduzindo os itinerários formativos e maior flexibilidade na estrutura do Ensino Médio. Nesse sentido, essa pesquisa apresenta a repercussão gerada no meio acadêmico e na sociedade civil após a aprovação da MP 746/2016 e da Lei 13.415/2017, compara as experiências da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em escolas públicas e privadas de Belém, apresenta de forma mais específica a experiência da implementação do NEM na escola CESEP. Ademais, dentro do espaço da escola CESEP, mostra a percepção de alunos e professores sobre o Ensino de História após as várias mudanças nas diretrizes curriculares. Por fim, adentrando no chamado ciberespaço, apresenta o podcast como instrumento propositivo para o Ensino de História, debate sobre as novas diretrizes, os relatos de experiências, as possibilidades e os desafios dentro do atual contexto do Ensino Médio brasileiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e a História Local: (re)pensando a prática docente a partir da vivência de estudantes da Vila de Nazaré do Fugido em Magalhães Barata-Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-10-31) ALMEIDA, Eula Regina Cidade; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este estudo discute ensino de história, história local e as possibilidades dessa ferramenta de ensino para a aprendizagem histórica de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EEEFM Manoel Sabino da Silva na Vila de Nazaré do Fugido em Magalhães Barata-Pará. Utilizamos como metodologia as contribuições da História Oral e da Pesquisa-Ação que permitiram realizar reflexões sobre a prática docente a partir das vivências escolares e de vida desses estudantes. Apresentamos aqui os resultados da pesquisa bibliográfica e de campo, esta última resultante da aplicação de questionários e entrevistas com moradores da Vila de Nazaré do Fugido. Concluímos que aproximar os elementos pertencentes à ciência histórica ao ensino de história, a história local assume um papel importante enquanto metodologia e estratégia pedagógica a serviço da formação da consciência histórica nos estudantes. Desse modo, a história local adquire uma função prática de dar identidade aos sujeitos e fornecer à realidade em que eles vivem uma dimensão temporal, uma orientação que pode guiar a ação, intencionalmente, por meio da mediação da memória histórica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fora dos padrões: estética negra e identidade como proposta decolonial no ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2024-06-28) CASTELO BRANCO, Juliene Dias; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633; orcid logo https://orcid.org/0009-0007-0797-4894; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-2734-5442A proposta deste trabalho é oferecer novas possibilidades referentes ao ensino de história africana e afro-brasileira, por meio de projeto educacional, apresentando as formas de resistência africana a dominação europeia e ao racismo estrutural existente em nossa sociedade, propondo assim, uma educação decolonial. Tendo como foco, o processo de formação e aceitação de uma estética negra. Considerando e destacando a relevância de se trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula para uma maior aceitação, da mesma maneira que promover uma identificação racial e desenvolvimento escolar dos discentes, sobretudo, daqueles que reconhecem ou passam a reconhecer sua negritude. Como resultado do projeto educacional proposto, assim como, da dissertação, pretende-se desenvolver um vídeo documentário voltada para a estética negra, formulado e desenvolvido pelos próprios discentes que terá como pretensão enriquecer os debates sobre a resistência negra estampada em sua estética. Assim como, apresentar discursos objetivando contribuir com uma educação antirracista, exibindo possibilidades e elos para com o processo do ensino de história e as relações étnico raciais, da mesma maneira que, oferecer possibilidades de uma educação decolonial, segundo as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tal qual, as Leis de Diretrizes e Base da Educação (LDB), mais especificamente a lei 10.639/03, dinamizando e contribuindo para um ensino de história africano e afro-brasileiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Olimpíada Nacional em História do Brasil: o ensino de história para além da sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2024-11-11) NASCIMENTO, Márcio dos Santos do; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633; orcid logo https://orcid.org/0009-0007-0797-4894; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/0413733044020733; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579Este trabalho investiga o Ensino de História como processo de produção de conhecimento a partir da participação de alunos na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Busca-se compreender se a pesquisa desenvolve habilidades não apenas em sala de aula, mas também em outros espaços de aprendizagem. Criada em 2009 pela Unicamp, a ONHB tem como objetivo incentivar o estudo e a pesquisa em História do Brasil, promovendo a integração entre escolas, professores e alunos. A pesquisa foi realizada em duas escolas particulares de Belém do Pará, envolvendo alunos participantes e não participantes da ONHB. Utilizou-se questionários discursivos para investigar a percepção dos estudantes sobre o Ensino de História e a influência da competição em suas formações. A análise centrou-se em identificar como a utilização de fontes e documentos históricos estimula debates críticos e abordagens temáticas variadas, promovendo a argumentação reflexiva e o protagonismo dos alunos tanto em sala de aula quanto na competição. Ademais, buscou-se compreender como alunos não participantes percebem o valor do saber histórico e o impacto da ONHB no desenvolvimento de seus colegas. A problemática levantada parte da perspectiva de mudança de comportamento dos participantes da ONHB, questionando se as aulas de História em sala de aula limitam a capacidade crítica dos alunos. Outros questionamentos incluem: o distanciamento entre Ensino de História na Educação Básica e a pesquisa acadêmica; se as aulas de História estão defasadas, conteudistas ou menos atrativas; e qual o papel do professor em promover o protagonismo discente? Os resultados apontam que a ONHB desempenha um papel fundamental na transformação do Ensino de História no Brasil, ampliando interpretações históricas, desenvolvendo criticidade e promovendo habilidades de pesquisa nos estudantes. A competição destaca-se por estimular a investigação e a reflexão crítica sobre o passado e o presente. Em síntese, a ONHB promove uma educação participativa e significativa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino de História e as mulheres negras: contribuições para a formação de identidades negras no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2024-11-25) OLIVEIRA, Brenda Cardoso de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; orcid logo https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Este trabalho tem, como objetivo, entender como o ensino de História pode contribuir para o debate sobre as identidades negras com alunos e alunas do Ensino Fundamental – anos finais, a partir da trajetória histórica das mulheres negras. Para isto, embasa-se teoricamente nas refle-xões do feminismo negro, na decolonialidade e na Educação para as Relações Étnico Raciais. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos procedimentos metodológicos da pesquisa-ação e rea-lizada em escola da rede de ensino privado, localizada no município de Ananindeua, com alunos e alunas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental, durante a prática escolar do ensino de História. Foram utilizados, como fontes para a pesquisa, os materiais didáticos da instituição, os conteúdos de História do Ensino Fundamental – anos finais– segundo a BNCC, bem como as imagens e as representações contidas nos livros didáticos. Como resultado, foi verificado que há poucas análises em relação ao debate racial e à promoção de identidades negras positi-vas, principalmente em relação ao protagonismo histórico das mulheres negras. Para reverter esta problemática, foram propostas, como produto educacional, sequências didáticas no Ensino de História, desenvolvidas com os alunos e alunas do Ensino Fundamental – anos finais–, que protagonizaram o debate racial, de gênero e de classe a partir da trajetória histórica das mulheres negras. O objetivo do produto educacional é contribuir para os debates sobre as identidades negras positivas e, assim, possibilitar aos estudantes negros e negras, o (re)conhecimento de seu pertencimento histórico, racial, social e cultural, e, para os não-negros(as), estimular uma postura crítica em relação à prática racista e fomentar ações antirracistas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartografia social como ferramenta para o ensino: a História do Povo Indígena Mortigura por meio de um mapa digital em Barcarena-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-08-28) FERREIRA, Vinicius Machado; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História parte da análise de mapas do livro didático “Conquista Solução Educacional” como objeto de estudo, destacando sua importância no Instituto Cristo Rei, onde é obrigatório e vinculado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A utilização deste livro enfrenta desafios devido à extensão dos conteúdos e a carga horária limitada. Os mapas presentes no livro são vistos como recursos para tornar as aulas mais reflexivas e dinâmicas. Autores como Kazumi Munakata (2016) e Alain Choppin (2004) oferecem perspectivas sobre o papel do livro didático na cultura escolar, enquanto outros como Harley (2005) e Carlos Tiné da Silva Pereira (2020) enfatizam o poder e a construção da cartografia, respectivamente. A imersão dos alunos nos mapas sociais, em especial o que foi produzido pelos indígenas Mortigura, amplia sua compreensão histórica e espacial, desafiando visões eurocêntricas. A necessidade de ampliar a percepção dos alunos sobre a colonização portuguesa e as experiências dos Mortigura demandou a construção de um mapa digital. Autores como Souto (2017) e Danilo Alves da Silva (2018) discutem a importância do uso de recursos digitais, além da minha mediação como professor pesquisador no processo de ensino e aprendizagem. A cartografia social, feita pelos indígenas Mortigura, foi utilizada como principal material de ensino, buscando valorizar seus conhecimentos e resistência na história do passado e tempo presente. Assim, a abordagem metodológica ativa e interativa, aliada às oficinas de cartografia, permitiu aos alunos uma compreensão mais profunda do território e da história dos Mortigura, assim como sobre o município de Barcarena, contribuindo para um ensino decolonial da história.Dissertação Acesso aberto (Open Access) História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-19) SILVA, Renato Miranda da; DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo; http://lattes.cnpq.br/7994103518602397A escolha do tema desta pesquisa é fruto de minha experiência como docente na educação básica e do incômodo de tratar os conteúdos sempre de forma automática, preso a metodologias tradicionais e que, muitas vezes, acarretam o desinteresse do aluno pela disciplina História. Este trabalho tem, por objetivo, debater a aplicação da metodologia de Exercícios Empáticos Descritivos e seus resultados dentro da zona rural de Tailândia, na Vila Palmares, com as turmas de 8º ano do ensino fundamental II, destacando de que forma esta atividade pode ajudar na reformulação dos conceitos trazidos pelos alunos e como estes discentes podem compreender a História através do seu cotidiano. Foram utilizadas, como ferramentas de análise, cartas escritas pelos alunos. Utilizou-se os conceitos de narrativa histórica e empatia história com a orientação dada pelo professor. Temos, como base teórica para a escrita deste trabalho, os autores Cristòfol-Trepat (1995), Virgínia Cuesta (2015) e Peter Lee (2003) para o debate de conceitos de narrativa histórica e empatia histórica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Batalha do Livramento: ensino de História e Conflitos Agrários na Terra Indígena Alto Rio Guamá – TIARG (1990-2024)(Universidade Federal do Pará, 2024-08-29) SOUSA, Álvaro Gomes de; LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto; http://lattes.cnpq.br/0040917069487308; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-8396-0618; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Este estudo discute conflitos agrários que envolvem a Terra Indígena Alto Rio Guamá – TIARG e os sujeitos que a compõe, em especial, os indígenas Tembé da aldeia Jacaré. Percebe-se que os conflitos agrários marcaram e marcam atualmente um campo de existência e de resignificações para o povo Tembé em relação à conquista da terra. De forma mais específica, é analisada a Batalha do Livramento e, a partir de experiências no Ensino de História, discutem-se as lutas agrárias na conquista da terra e as abordagens deste tema dentro da sala de aula na Educação Básica. A Batalha do Livramento foi um conflito armado entre indígenas Tembé e posseiros que ocupavam a Terra Indígena Alto Rio Guamá, ocorrido na década de 90, tendo seu ápice em 1996, quando um grupo de mais de 70 indivíduos, indígenas da etnia Tembé, Timbira, Ka´apor, Guajajara e não indígenas, foram aprisionados por fazendeiros e posseiros durante três dias, submetidos à tortura e à falta de condições mínimas de sobrevivência, sendo somente resgatados pela Polícia Federal na Vila do Livramento, município de Garrafão do Norte. Deste modo, levantamos a bibliografia sobre o tema e desenvolvemos a pesquisa a partir das experiências docentes em sala de aula em comunidade indígena, bem como dos relatos dos sujeitos que vivenciaram e/ou rememoram aqueles acontecimentos que conformam um momento histórico importante na região e relevante para o trabalho no Ensino de História. A pesquisa se desenvolve a partir de entrevistas gravadas pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre a importância de se discutir os conflitos agrários para o Povo Tembé, além de entrevistas com os indivíduos que participaram do conflito, cruzando com referências bibliográficas pertinentes ao tema. Como resultado da pesquisa, propõe-se um material paradidático sobre O Povo Tembé e os Conflitos Agrários, que poderá ser utilizado tanto por professores indígenas, como não indígenas, sobretudo nas aulas de história, discutindo-se o ensino escolar indígena na região nordeste do Estado do Pará na Amazônia Contemporânea, valorizando a história do Povo Tembé.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ecos de São Domingos: as contribuições decoloniais para uma revolução contra a colonialidade epistêmica no Ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2024-08-31) LUZ, Maycon Jordan Portugal Favacho da; ESTEVES, Carlos Leandro da SilvaO presente trabalho buscou analisar e explicar a problemática do porquê a Revolução Haitiana ser trabalhada no 8º ano do Ensino Fundamental como apêndice da Revolução Francesa. Nosso principal aporte teórico foi a perspectiva decolonial, tomando como ponto de partida o conceito de “colonialidade”, objetivando apresentar os percursos da “colonização epistêmica” no ensino de História, tendo como metodologia de pesquisa análises das discussões bibliográficas referentes às formações de professores, direcionadas ao quadripartismo francês, extremamente eurocêntricas; averiguamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir das habilidades e competências; realizamos uma análise referente a nossa problemática nos livros didáticos do PNLD 2020-2024; já no espaço de pesquisa, na escola Barão de Igarapé Miri, coletamos dados por meio da “etnografia em sala de aula” e da aplicação de questionários na turma 803. Como produto da dissertação, propusemos a construção de narrativas históricas mediante oficinas, que analisaram fontes históricas dos Ecos da Revolução Haitiana no Brasil, objetivando confeccionar, ao final das produções, uma pequena história em quadrinhos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nos trilhos da História local: ensinar História na limítrofe Belém/Ananindeua(Universidade Federal do Pará, 2024-09-03) PANTOJA, Ana Bárbara de Oliveira; MESQUITA, Thiago Broni de; http://lattes.cnpq.br/9103271903652224; https://orcid.org/0009-0000-4099-8061Este trabalho vem discutir sobre possibilidades de inserção da história local no ensino de história enquanto prática pedagógica aplicada, a partir de fontes e linguagens diversas. A pesquisa objetivou realizar uma imersão na história local da cidade de Ananindeua e do bairro de Águas Lindas e trazê-la para o ambiente escolar, tendo como ponto de partida a problematização do currículo escolar e das dificuldades inerentes à aproximação da história ensinada com a realidade dos estudantes da educação básica. Partindo de discussões teóricas ligadas à história local, à memória e à história oral, buscamos desenvolver – ao longo do ano letivo – ações educativas que possibilitassem trazer fontes e debates ligados à história local, sem, contudo, desatrelar-se do currículo. As atividades executadas visaram principalmente estimular o protagonismo dos(as) estudantes na busca pelo conhecimento e levá-los(as) a compreender melhor a realidade na qual estão inseridos, com isso fortalecendo também os elos de pertencimento à sua comunidade. O trabalho desenvolveu-se a partir de rodas de conversas, aulas-oficinas, visitas a “lugares de memória” e consultas a fontes orais ligadas ao bairro. As ações desenvolvidas possibilitaram aos estudantes conhecerem e problematizarem sua realidade a partir da história local. Como produto da dissertação, foi elaborado um material didático voltado para auxiliar professores(as) e alunos(as) que se interessem em ensinar ou aprender um pouco mais sobre a história local de Ananindeua e do bairro de Águas Lindas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História, feminismo negro e educação antirracista: vivências de Professoras negras em São Miguel do Guamá, Pará (2019 a 2022)(Universidade Federal do Pará, 2024-08-22) NASCIMENTO, Vânia Albuquerque do; LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto; http://lattes.cnpq.br/0040917069487308; https://orcid.org/0000-0002-8396-0618; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251; https://orcid.org/0000-0002-8396-0618Este estudo discute ensino de história, feminismo negro e educação antirracista, a partir de práticas e vivências de professoras autodeclaradas negras que lecionam o Componente Curricular de História da Educação Básica de São Miguel do Guamá, Pará. Baseou-se nas contribuições de intelectuais negras, especialmente da obra Escrevivências de Conceição Evaristo que permitiu reflexões sobre o ensino de história e a prática docente com foco nas discussões que articulam ensino, raça e gênero. Apresentam-se aqui os resultados da pesquisa bibliográfica e de campo, esta última resultante da aplicação de entrevistas e questionários com professoras do Ensino Fundamental – Anos Finais de escolas públicas do referido município. Fomentar o ensino de História voltado para uma perspectiva antirracista dentro das escolas do interior da Amazônia, propicia o protagonismo de vivências e conhecimentos de professoras negras como um dispositivo que questiona padrões normativos de poder. Concluímos, portanto, que as narrativas apresentadas contribuíram para a desconstrução das ausências, trazendo para o centro do diálogo professoras negras, confrontando a narrativa hegemônica ao reconstruir outras histórias numa perspectiva decolonial e interseccional de raça, gênero e classe e na compreensão do desenvolvimento de negritudes na Amazônia.
