A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo

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29-08-2016

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CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de. A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI

Esta Dissertação de Mestrado, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), analisa o Currículo e a organização do trabalho pedagógico da Disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Pública em Regime de Tempo Integral E.E.E.F.M. Temístocles de Araújo. Adota o Materialismo Histórico e dialético como método científico, pois entende que toda atividade humana objetivada e determinada pela totalidade dos contextos econômicos, históricos e sociais só se constitui enquanto conhecimento cientifico a partir da compreensão de sua natureza e função social desveladas com base na sua pratica social concreta e mediatizada pela relação dialética existente entre sujeito e objeto. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas direcionadas aos professores da disciplina Educação Física envolvidos no processo de construção e implementação do Ensino Médio Integral na escola pesquisada. As fontes documentais consultadas correspondem às legislações educacionais, o Plano de Educação Integral para a Rede Estadual de Ensino do Pará, o Projeto Político Pedagógico da EEEFM Temístocles de Araújo e os Planos de Curso da referida disciplina entre os anos de 2012 e 12014. O método de tratamento analítico dos dados obtidos foi feito por meio de análise de conteúdo. Foram adotadas as categorias empíricas Contradição e Trabalho, além dos pares dialéticos “Tempo Escolar e Educação Integral”, “Avaliação e Objetivos” e “Conteúdo e Forma”. Este estudo constatou que as contradições detectadas no processo de implementação do ensino médio integral na escola pesquisada, reproduzem-se na realidade objetiva da disciplina que pouco dialoga com as possibilidades pedagógicas apontadas pelo seu currículo. O esforço conjunto dos educadores, que se reinventam frente as novas demandas que assumiram, esbarra na negligencia dos órgãos públicos gestores, que dada a pouca importância que destinam a essa iniciativa, lhes impõem um caráter experimental e de espontaneidade. Os pequenos avanços nas proposições teórico-metodológicas e de abordagem dos conteúdos identificado nos currículos da disciplina educação física necessitam de um referencial critico que lhe dê sustentação e que melhor o articule com o Projeto Político Pedagógico da Escola. Os docentes da disciplina avaliam que a ampliação do tempo escolar é fator primordial para a qualificação das intervenções da disciplina e da organização do trabalho docente. As limitações de ordem temporal e conjuntural impediram um maior aprofundamento nas análises e já se apresenta como um limite deste estudo, que sugere, portanto, maiores inserções na realidade pesquisada.

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Brasil

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Universidade Federal do Pará

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UFPA

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