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Weighing in motion and characterization of the railroad traffic with using the B-WIM technique

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Data

01-08-2015

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Editora(s)

Universidade Federal do Pará

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Contido em

Revista IBRACON de Estruturas e Materiais

Citação

CARVALHO NETO, José Alves de ; VELOSO, Luís Augusto Conte Mendes. Weighing in motion and characterization of the railroad traffic with using the B-WIM technique. Revista Ibracon de Estruturas e Materiais, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 491-506, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952015000400491&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 abr. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/S1983-41952015000400005>.

DOI

O conhecimento do carregamento móvel atuante em uma ponte é de grande importância para obter a informação do comportamento da estrutura, e assim prever manutenção, reparos e definir melhor a logística dos veículos que circulam sob a mesma. Este trabalho apresenta o desenvolvimento dos algoritmos para aplicação do método Bridge-Weigh In Motion (B-WIM) criado por MOSES (1979) para a pesagem em movimento de trens e também para a caracterização do tráfego ferroviário, permitindo-se obter informações sobre a velocidade de passagem dos trens, número e espaçamento entre eixos, eliminando o efeito dinâmico. Foram implementados os algoritmos para a determinação dos dados referentes a geometria do trem e das cargas, que foi validado a partir de um exemplo teórico, onde se simulou a passagem do trem sobre a ponte e as cargas por eixos foram determinadas com 100% de exatidão. Além disso, foi feito um exemplo numérico em elementos finitos, de um viaduto em concreto armado para aplicações do método, onde foi feita a determinação das cargas por eixo para diferentes velocidades de passagem do trem. Finalmente, o método foi testado em um caso real a partir de monitorações realizadas em um viaduto de concreto armado da Estrada de Ferro Carajás, onde o sistema desenvolvido conseguiu atingir ótimos resultados na caracterização e pesagem da locomotiva quando se substituiu a equação constitutiva da ABNT NBR 6118 (2007) pela equação proposta por Collins e Mitchell (1991).

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CARVALHO NETO, José Alves de ; VELOSO, Luís Augusto Conte Mendes. Weighing in motion and characterization of the railroad traffic with using the B-WIM technique. Revista Ibracon de Estruturas e Materiais, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 491-506, jul./ago. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952015000400491&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 abr. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/S1983-41952015000400005>.