Ana Maria Machado em sala de aula: leitura literária e formação do leitor

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2015-08-30

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Universidade Federal do Pará

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VIANA, Maria Helena da Silva. Ana Maria Machado em sala de aula: leitura literária e formação do leitor. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.

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Este trabalho se propõe a apresentar uma proposta metodológica para a leitura de duas obras (Quem perde ganha e O Cavaleiro do Sonho: As aventuras e desventuras de Dom Quixote de La Mancha) da escritora brasileira Ana Maria Machado, destinadas ao público infantojuvenil com o intuito de incentivar o letramento literário e a formação do leitor em uma escola pública do município de Ananindeua, no estado do Pará. Considera-se, assim, a leitura literária como um direito de todos (Queirós, 2014) e o texto literário sendo o núcleo da disciplina de Português por ser manifestação por excelência de memória, do funcionamento e da criatividade da língua portuguesa (Silva, 1988). O ensino de literatura na escola pública é alvo de críticas e tem contribuído timidamente para formar leitores proficientes, uma vez que o processo de escolarização vem ocorrendo de forma inadequada e o desafio do professor é encontrar o equilíbrio entre os interesses da fruição pessoal e as necessidades de escolarização do literário (Cosson, 2014). É necessário, então, que se repense o problema para que o texto literário não seja apenas objeto de nomenclaturas, banalidades gramaticais e análises superficiais (Soares, 2011), mas um instrumento capaz de suscitar reflexões e contribuições relevantes para a vida dos alunos. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro discorre sobre o ensino de literatura e a formação do leitor, o segundo aborda o universo literário de Ana Maria Machado e o terceiro traz a proposta de intervenção pedagógica. Pretende-se, dessa forma, que a escola promova a inserção da literatura infantojuvenil e do clássico em seu cotidiano de modo a contribuir para que a leitura do texto literário seja atividade significativa e prazerosa para os alunos do ensino fundamental e que, assim, favoreça a formação de leitores na escola pública.

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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VIANA, Maria Helena da Silva. Ana Maria Machado em sala de aula: leitura literária e formação do leitor. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.