Odô Iyá: da espetacularidade do Yle Ase Oba Okuta Ayra Yntyle ao corpo-cena

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2014-06-03

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Universidade Federal do Pará

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CARVALHO, Ana Claudia Moraes de. Odô Iyá: da espetacularidade do Yle Ase Oba Okuta Ayra Yntyle ao corpo-cena. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7576. Acesso em:.

DOI

Este estudo objetivou construir, a partir da investigação da espetacularidade do ritual de iniciação ao Candomblé, um corpo-cena pensado na vivência no terreiro de Candomblé-Ketu, Yle Ase Oba Okuta Ayra Yntyle em Benevides/Pa, e se estruturou teórico-metodologicamente na Etnocenologia. Para os adeptos do Candomblé, o ritual é afirmação de sua própria existência na Terra, em seus corpos modificados pela presença dos Orixás, personalizando suas crenças e suas mitologias. As experimentações cênicas que apresentei no espetáculo O Auto do Círio, em 2012 e 2013, já como parte desse processo criativo, demonstraram momentos da festa pública do ritual de feitura, a partir do corpo-templo da Yaô de Yemanjá Ogunté, corpo que dá morada ao sagrado. A Yaô de Yemanjá Ogunté e seu corpo festivo são o mote dessa pesquisa sobre o corpo como símbolo religioso, cultural e como inspiração para o processo de criação do corpo-cena.

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CARVALHO, Ana Claudia Moraes de. Odô Iyá: da espetacularidade do Yle Ase Oba Okuta Ayra Yntyle ao corpo-cena. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7576. Acesso em:.