Ações mediadoras de alunos no fórum de um curso semipresencial de especialização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

2012-08-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

CUNHA, Ana Lygia Almeida. Ações mediadoras de alunos no fórum de um curso semipresencial de especialização. 2012. 256 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7429>. Acesso em:.

DOI

Este trabalho inscreve-se entre os estudos da Linguística Aplicada e tem como objetivo identificar ações mediadoras desempenhadas por alunos da turma de 2007 do Curso de Especialização Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa por meio da interpretação de mensagens postadas nas discussões do fórum de discussão. Durante os trabalhos desenvolvidos no período de oferta da primeira disciplina, Pragmática Linguística, a constatação de que alguns alunos da turma de 2007 atuavam como mediadores, ao interagir com os colegas, levou à realização da presente pesquisa, que consistiu na investigação das condições que podem fazer do aluno um mediador, contribuindo, assim, para o estudo da mediação semiótico-pedagógica que se dá em contexto online. Partindo-se da noção de mediação de Vygotsky (1967/2008), buscou-se, em trabalhos de autores interessados no estudo das condições em que se realiza o ensino-aprendizagem online e na interação por meio do fórum – como Gunawardena (1999), Garrison e Anderson (2003), Pallof e Pratt (2004), Coffin et al. (2005, 2006), Celani e Collins (2006), Collins (2008), Coll e Monereo (2010), Monereo e Pozo (2010), entre outros – subsídios teóricos para a interpretação das mensagens postadas por alunos mediadores, com base na orientação da hermenêutica de Ricoeur (2002, 2006, 2009), para quem as ações expressas em textos escritos podem tornar-se objeto da ciência. Às considerações às quais levou a pesquisa indicam a importância do fórum como um espaço privilegiado para a mediação feita por alunos com relação a seus colegas.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CUNHA, Ana Lygia Almeida. Ações mediadoras de alunos no fórum de um curso semipresencial de especialização. 2012. 256 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7429>. Acesso em:.