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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 2015
metadata.dc.creator: COSTA, Laura Caroline de Carvalho da
metadata.dc.contributor.advisor1: MIRANDA, Cybelle Salvador
Title: Raio que o parta! assimilações do modernismo nos anos 50 e 60 do século XX e seu apagamento em Belém (PA)
Other Titles: Lightning break it! assimilations of modernism in the 50s and 60s of the 20th century and its erasure in Belém (PA)
metadata.dc.description.sponsorship: 

Citation: COSTA, Laura Caroline de Carvalho da. Raio que o parta! assimilações do modernismo nos anos 50 e 60 do século XX e seu apagamento em Belém (PA). Orientadora: Cybelle Salvador Miranda. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6822. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é fruto de pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelo Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará acerca da arquitetura não-erudita presente no Estado do Pará em meados do século XX, que emprestou elementos do modernismo para compor o que se conhece hoje por “Raio que o parta” (RQP), contemplando sua análise historiográfica a partir dos estudos já realizados sobre o assunto e a caracterização das tipologias presentes nas fachadas de residências de três bairros: Cidade Velha, Umarizal e Telégrafo. Nos três locais, é possível observar uma quantidade considerável de exemplares, embora cada um apresente um contexto distinto. Na Cidade Velha, casas com essa característica são frequentes, fato curioso por se tratar de uma área onde dominam as construções ecléticas e tombadas por órgãos do patrimônio histórico. No Umarizal, apesar de sensíveis modificações de seu estrato social e da especulação ao longo de sua história, é dos três bairros o que apresenta maior número de casas, mas também alto número de apagamentos. A quantidade de exemplares e a caracterização popular nas fachadas também justificam a escolha pelo terceiro recorte, o bairro do Telégrafo, onde encontramos o maior índice de renovação arquitetônica que provoca o desaparecimento das linhas RQP. Usando ferramentas como a Etnografia de Rua e a análise semiótica de fachadas, identificamos 90 casas com traços Raio que o parta, levando em consideração a relação do morador/proprietário com as mesmas, no que diz respeito aos condicionantes para sua remoção/apagamento e considerando aspectos como anseios de modernização da residência ou juízo de valor cambiante, identificados por Riegl (2006).
Abstract: This work is result of a research developed by the Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO), from the Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará about the movement of non-classical architecture present in the State of Pará in the mid-twentieth century, who lent modernism elements to compose what is known today as "Raio que o parta" (RQP), contemplating his historiographical analysis from previous studies on the subject and the characterization of these types on the facades of three residential neighborhoods: Cidade Velha, Umarizal and Telégrafo. In all these three sites, one can see a considerable amount of copies, though each one presents a different context. In Cidade Velha, houses with these characteristics are common, which is a curious fact because it is an area where eclectic buildings toppled by organs of national heritage dominate the landscape. In Umarizal, although sensitive changes to their social and real state speculation over its history, it has great number of houses, but also high erasure rate. The number of copies and the popular characterization on the facades also justify the choice for the third cut, the neighborhood of the Telégrafo, where we find the most architectural renewal rate which has deactivated the RQP lines. Using tools such as street ethnography and semiotic analysis of facades, we identified 90 RQP homes in those neighborhoods, taking into account the relationship of the resident / owner with them, regarding to conditions for its removal / erasure, and aspects such as house modernization desires or judgment of changing value, identified by Riegl (2006).
Keywords: Arquitetura moderna - Sec XX
Fachadas (Arquitetura)
Memória (Arquitetura)
Belém - PA
Pará - Estado
Raio que o parta (Arquitetura)
Modern architecture - 20th century
Facades (Architecture)
Memory (Architecture)
Ray that breaks it (Architecture)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Arquitetura e Urbanismo (Mestrado) - PPGAU/ITEC

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