SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa

Imagem de Miniatura

Data

01-01-2013

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

CASANOVA, Marcello Paul; ALVES, José Moysés. Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 4, p. 823-839, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a04.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400004>.

DOI

Objetivamos verificar se a frequência, participação e aprendizagem em um projeto de pesquisa estariam relacionados com transformações nas metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências. Realizamos a pesquisa em uma escola pública, numa turma de trinta estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes investigaram os saberes de moradores do município de Benfica-PA, a respeito de plantas medicinais e suas relações com a degradação ambiental. Inicialmente, cerca de 75% da turma apresentou meta aprender e 45% apresentou autoconceito positivo. Ocorreram poucas mudanças nas metas e autoconceitos. A maioria dos estudantes teve frequência alta ou regular. Cerca de metade da turma apresentou participação baixa e aprendizagem insuficiente. O autoconceito positivo esteve associado à meta aprender e a melhores níveis de participação e aprendizagem. Tais resultados são corroborados pela literatura. Entretanto, a compreensão de outros resultados que obtivemos demanda um enfoque interpretativo diferente.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CASANOVA, Marcello Paul; ALVES, José Moysés. Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 4, p. 823-839, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n4/v19n4a04.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400004>.