Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Jaqueline do Nascimento-
dc.date.accessioned2013-08-06T13:43:36Z-
dc.date.available2013-08-06T13:43:36Z-
dc.date.issued2013-03-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jaqueline do Nascimento. A pedagogia das competências nas práticas pedagógicas dos professores nas escolas estaduais de educação tecnológica do estado do Pará. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4067-
dc.description.abstractTreats this dissertation of the teacher's pedagogic practices in Para's State Schools of Technological Education, that adhered the Pedagogy of the Competences. The field research had as general objective to identify and to analyze what stays of the Pedagogy of the Competences in the teacher's practices in the Technological Schools. For this it characterized sententiously the pedagogic practices proposed by the Pedagogy of the Competences; identified the teacher's pedagogic practices of three Schools Technological of Pará that tried to implement the reform of the technical teaching of the years 1990 and, finally, it analyzed the pedagogic strategies in use for the professionals of the education looking for to identify ruptures and continuities, in the educational practices, between these and the recommendations originating from Pedagogy of the Competences. To reach these objectives and to reveal the problem proposal, it was contributed in the theoretical-methodological referential materialism of the historical-dialectical. Preceded from bibliographical revision the field research was accomplished making use of interviews structure forms and support observations. The analysis of data was accomplished through the content analysis. The accomplished research indicates as found that the pedagogic practices of teachers that adhered to the Pedagogy of the Competences and that tried to implement assumed the market as main reference, values the active methods as methodological strategy, quest to articulate instrumental theory and practice and that it is not executed by participant mode.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2013-07-04T19:11:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_PegagogiaCompetenciasPraticas.pdf: 639987 bytes, checksum: 7ddb696fb1fe747711075495ea57f44a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2013-08-06T13:43:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_PegagogiaCompetenciasPraticas.pdf: 639987 bytes, checksum: 7ddb696fb1fe747711075495ea57f44a (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-08-06T13:43:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_PegagogiaCompetenciasPraticas.pdf: 639987 bytes, checksum: 7ddb696fb1fe747711075495ea57f44a (MD5) license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEscolas tecnológicas-
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectPedagogia das competênciaspt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleA pedagogia das competências nas práticas pedagógicas dos professores nas escolas estaduais de educação tecnológica do estado do Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE-
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901626430586502-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7837903890161644-
dc.description.resumoTrata esta dissertação das práticas pedagógicas dos professores nas Escolas Estaduais de Educação Tecnológica do Pará, que aderiram a Pedagogia das Competências. A pesquisa de campo teve como objetivo geral identificar e analisar o que permanece da Pedagogia das Competências nas práticas dos professores nas Escolas Tecnológicas. Para isto caracterizou conceitualmente as práticas pedagógicas propostas pela Pedagogia das Competências; identificou as práticas pedagógicas dos professores de três Escolas Tecnológicas paraenses que procuraram implementar a reforma do ensino técnico dos anos 1990 e, por fim, analisou as estratégias pedagógicas em uso pelos profissionais da educação buscando identificar rupturas e continuidades, nas práticas docentes, entre estas e as recomendações oriundas da Pedagogia das Competências. Para alcançar estes objetivos e desvelar a problemática proposta, aportou-se no referencial teórico metodológico do materialismo histórico-dialético. Precedida de uma revisão bibliográfica foi realizada a pesquisa de campo fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e observações assistemáticas. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. A pesquisa realizada revela que as práticas pedagógicas dos docentes que aderiram à Pedagogia das Competências e que tentaram implementá-la assumiu o mercado como principal referência, valoriza os métodos ativos como estratégia metodológica, busca articular de modo instrumental teoria e prática e não se efetiva de modo participativo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PegagogiaCompetenciasPraticas.pdf624,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons