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Tipo: Dissertação
Data do documento: 26-Fev-2025
Autor(es): CASTRO, Roberta Suellen Ferreira
Primeiro(a) Orientador(a): BRITO, Maria dos Remédios de
Título: Vestígios na tela: Dança floresta, corpo situado em Improviso
Citar como: CASTRO, Roberta Suellen Ferreira. Vestígios na tela: Dança Floresta, corpo situado em Improviso. Orientadora: Maria dos Remédios de Brito. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17574. Acesso em:.
Resumo: O Videomaker, assim como, o Editor são modalidades recentes na arte da dança, sendo necessário traçar estudos para o que vem aos poucos, surgindo enquanto artista da dança, que em ato se interpela com o vídeo numa relação de imersão e contato exploratório com o espaço, câmera, computador e outros corpos. Sem roteiro e sob condições da composição em tempo real, nas etapas de filmagem e edição, a artista maneja competências e habilidades da dança gerando um campo intensivo somático de fragilidade e incertezas, já que produz gestos e posições com a câmera em movimento. A alteração em ato exige atenção constante de um cuidado com a câmera e com os movimentos que realiza. É o próprio artista quem conduz a produção imagética derivada do processo de captação e edição, onde se origina outra dança com seus cortes, ligações e desdobramentos formando um corpo o qual se vê interpelado por uma dança primeira, que não é a primeira, mas vestígio de uma dança outra, que se faz na seleção de quadros móveis no processo de pós-produção. Partindo da residência artística “Dança Floresta”, realizada em 2021 pela Cia Experimental de Dança Waldete Brito, este estudo tem por objetivo investigar subjetividades do corpo dançante, a partir da relação que o artista multimídia do Videodança estabelece com os meios no contexto amazônico. A pesquisa parte das seguintes questões: Qual a natureza e subjetividades da dança contemporânea? O que move o Videomaker que dança que improvisa no espaço da floresta? Como analisar/investigar subjetividades do corpo dançante pelas imagens do Videomaker em contato com o intérprete-criador em dança, quando compõem em tempo real? De natureza qualitativa e sob a perspectiva do pesquisador participante, a produção de dados provém da análise de vídeos, imagens e de questionário semiestruturado. Situada na linha tênue entre campos de conhecimento distintos, a pesquisa aponta como resultado um caminho possível de produção de vídeo. Embora perpasse pelos meios técnicos, a imagem produzida provém da captação e entrelaçamento de subjetividades que se multiplicam na tela, aponta uma tecnologia de alta complexidade, que embora se aproprie do dispositivo câmera, é gerenciada pela natureza humana, uma engrenagem orgânica dotada de sensibilidade, percepção e desejos particulares. Esses mecanismos não só orientam o processo de criação coreográfica, como também, subvertem a ordem do que tem sido empregado como inovação tecnológica. Sendo assim, o corpo dançante não se coloca a serviço desses utensílios, mas dialoga com eles tornando-se a própria tecnologia corporificada pelo ato criativo.
Abstract: The Videomaker, as well as the Editor, are recent modalities in the art of dance, and it is necessary to trace studies for what comes gradually, emerging as a dance artist, who in action interpellates himself with the video in a relationship of immersion and exploratory contact with space, camera, computer and other bodies. Without a script and under conditions of real-time composition, in the filming and editing stages, the artist handles dance skills and abilities, generating an intensive somatic field of fragility and uncertainties, since she produces gestures and positions with the camera in motion. The change in action requires constant attention to be careful with the camera and the movements it performs. It is the artist himself who conducts the imagetic production that comes from the process of capture and editing, where another dance originates with its cuts, connections and unfoldings, forming a body that is interpellated by a first dance, which is not the first, but only a vestige of another dance, which is made in the selection of the movable frames in the post-production process. Based on the choreographic production "Dança Floresta", carried out in 2021 by Cia Experimental de Dança Waldete Brito, this study aims to investigate subjectivities of the dancing body, based on the relationship that the multimedia artist of Videodança establishes with the medias in the context of the Amazon. The research starts from the following questions: What is the nature and subjectivities of contemporary dance? What moves the Videomaker who dances and improvises in the forest space? How to analyze/investigate subjectivities of the dancing body through the images of the Videomaker in contact with the performercreator in dance, when they compose in real time? Qualitative in nature and from the perspective of the participating researcher, the production of data comes from the analysis of videos, images and a semi-structured questionnaire. Situated on the thin line between fields of knowledge, the research points out as a result a possible path of video production. Although it permeates the technical means, the image produced comes from the capture and intertwining of subjectivities that multiply on the screen, it points to a highly complex technology, which, although it appropriates the camera device, is managed by human nature, an organic gear endowed with sensitivity, perception and particular desires. These mechanisms not only guide the process of choreographic creation but also subvert the order of what has been employed as technological innovation. Thus, the dancing body does not place it self at the service of these utensils, but dialogues with them, becoming the technology itself embodied by the creative act.
Palavras-chave: Dança contemporânea
Multimídia (Arte)
Contemporary Dance
Multimedia (Art)
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: Via e-mail
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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