Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17563
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 15-Mai-2025 |
Autor(es): | CALDERARO, Kelly Lene Lopes |
Primeiro(a) Orientador(a): | BRITO, Márcia Mariana Bittencourt |
Título: | Arte, imaginação e criação com crianças da cidade de Benevides-PA |
Citar como: | CALDERARO, Kelly Lene Lopes. Arte, imaginação e criação com crianças da cidade de Benevides-PA. Orientadora: Márcia Mariana Bittencourt Brito. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17563. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a pintura das crianças, e o que estas podem representar em sua vida. Especificamente nesta pesquisa foi estabelecido a escuta de crianças, através de desenhos sobre o território de Benevides, Pará, e procurar estabelecer relações com sua vida buscando os conceitos de Imaginação e Arte na infância. Para embasamento conceitual considerou-se a perspectiva Histórico-Cultural de Lev Vigotski (2014), na qual observa-se que, quanto mais rica culturalmente a experiência humana for, maior será o material disponível para sua imaginação e criação. Vendo por esta perspectiva, a imaginação da criança estaria expressivamente aberta a inúmeras experiências criativas considerando que ela, quando comparada ao adulto, não estaria com seu repertório permeado por marcas de vivências já amplamente experimentadas. E é neste sentido que o projeto Arte, Criança e Cidade buscou esta vivência de escuta, para dar voz as crianças e trazê-las ao centro do processo, no qual estas podem sim participar da construção de um território, pois tem a percepção do lugar em que vivem e desejos a serem realizados para este lugar demonstando sua sensibilidade e afetividade. É nesse sentido que se ressalta a importância do olhar tanto para as experiências que a criança já possui quanto para àquelas que estão em aberto. Observar as relações que se estabelecem entre a criança, a arte e sua criação. A metodolofia utilizada foi a pesquisa participante. A técnica aplicada foi a escuta de crianças, através de desenhos, em quatro praças públicas no território de Benevides, com a ergunta norteadora de como elas vêem esta cidade e como gostariam que a mesma estivesse? Foram coletados setenta e oito desenhos para análise de construção dos resultados. Da mesma forma, na metodologia desenvolvida foi realizada pesquisa bibliográfica, cujos dados apresentados provêm de livros, dissertações, teses, pesquisas divulgadas em periódicos e apresentações de trabalhos científicos. Para análise destes esenhos foi utilizado médoto da análise do discurso e o embasamento de Vygotsky sobre a Arte e a maginação.Espera-se que esta pesquisa, junto a outras pesquisas, possa contribuir para o espaço acadêmico, assim como para dar maior visisbilidade a importância de escuta as crianças, seus anseios, ideias e sonhos, através da Arte e da Imaginação. |
Abstract: | The aim of this paper is to reflect on children's paintings and what they can represent in their lives. Specifically, this research involved listening to children's drawings of the territory of Benevides, Pará, and trying to establish relationships with their lives by looking at the concepts of Imagination and Art in childhood. Lev Vygotsky's (2014) Cultural-Historical perspective was used as a conceptual basis, observing that the richer the human experience is culturally, the greater the material available for imagination and creation. Seen from this perspective, the child's imagination would be expressively open to countless creative experiences, considering that, when compared to adults, their repertoire would not be permeated by the marks of experiences that have already been widely experienced. And it is in this sense that the Art, Children and the City project sought this experience of listening, to give children a voice and bring them to the center of the process, in which they can participate in the construction of a territory, since they have a perception of the place in which they live and desires to be fulfilled for this place, demonstrating their sensitivity and affectivity. It is in this sense that we emphasize the importance of looking at both the experiences the child already has and those that are still open. Observing the relationships that are established between the child, art and its creation. The methodology used was participant research. The technique used was to listen to children, through drawings, in four public squares in the Benevides area, with the guiding question of how they see this city and how they would like it to be? Seventy-eight drawings were collected for analysis and construction of the results. In the same way, bibliographical research was carried out in the methodology developed, with the data presented coming from books, dissertations, theses, research published in periodicals and presentations of scientific papers. In order to analyze these drawings, discourse analysis and Vygotsky's approach to Art and Imagination were used. It is hoped that this research, together with other studies, can contribute to the academic field, as well as giving greater visibility to the importance of listening to children, their desires, ideas and dreams, through Art and Imagination. |
Palavras-chave: | Artes visuais Artes na educação Infância Criatividade Imaginação Benevides (PA) Childhood Creativity Imagination Arts in education |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Via e-mail |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ArteImaginacaoCrianca.pdf | 7,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons