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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 8-ago-2024
Autor(es): SANTOS, Jaqueliane Souza dos
metadata.dc.description.affiliation: UFPA
Primer Orientador: CRISPINO, Luis Carlos Bassalo
Título : Anomalias da água: uma abordagem para educação básica
Citación : SANTOS,Jaqueliane Souza dos. Anomalias da água: uma abordagem para a educação básica. Orientador:. Luís Carlos Bassalo Crispino. 2024. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024 Disponível em: Item interno ID: c64c0bb1-7895-4389-b86a-e720191ac02a Handle: 2011/17306 Última modificação: 30-Abr-2025 11:27:03 Nas coleções: Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI Página do item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17306 . Acesso em:.
Resumen: O presente trabalho se insere em uma linha investigativa que tem o objetivo de explorar comportamentos anômalos da água no Ensino de Física e de Ciências. Anomalia consiste em uma irregularidade ou anormalidade, que pode ser apresentada, por exemplo, no comportamento de um determinado material. A água, em particular, apresenta vários comportamentos ditos anômalos, que a tornam um fluido bastante diferenciado dos demais e com grande potencialidade para o Ensino de Física e de Ciências. As anomalias da água estão associadas a algumas de suas propriedades físicas como, por exemplo, tensão superficial, calor específico e dilatação térmica, que são objetos de pesquisa deste trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Demonstrações (LABDEMON) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nossa proposta contempla a produção e publicação de vídeos no canal do YouTube “Laboratório de Demonstrações – UFPA” e a produção de uma sequência didática sobre a temática anomalias da água, com a finalidade de contribuir com a ação docente de professores de Física e de Ciências da Educação Básica. Assim, experimentos associados à temática foram desenvolvidos em sala de aula, utilizando como referencial teórico - metodológico as Sequências de Ensino por Investigação (SEI) e juntamente com os vídeos produzidos, à aplicação efetiva da proposta representou um dos primeiros contatos dos estudantes com atividades de demonstração experimental. O material didático produzido permite que professores, assim como estudantes, possam reproduzir os experimentos e também analisar e discutir os resultados em diferentes contextos da educação, tanto na Educação Básica quanto nos níveis Técnico e Superior.
Resumen : This work is part of a line of research aimed at exploring the anomalous behavior of water in Physics and Science Teaching. Anomaly consists of an irregularity or abnormality that can be seen, for example, in the behavior of a particular material. Water, in particular, exhibits various so-called anomalous behaviors, which make it a fluid that is quite different from the rest and has great potential for teaching physics and science. The anomalies of water are associated with some of its physical properties, such as surface tension, specific heat and thermal expansion, which are the subject of this research. The research was carried out in collaboration with the Demonstration Laboratory (LABDEMON) of the Federal University of Pará (UFPA). Our proposal includes the production and publication of videos on the YouTube channel "Demonstration Laboratory - UFPA" and the production of a teaching sequence on the subject of water anomalies, with the aim of contributing to the teaching activities of Physics and Science teachers in Basic Education. Thus, experiments associated with the theme were developed in the classroom, using the Sequences of Teaching by Investigation (SEI) as a theoretical-methodological framework and, together with the videos produced, the effective application of the proposal represented one of the students' first contacts with experimental demonstration activities. The didactic material produced allows teachers and students to reproduce the experiments and also to analyze and discuss the results in different educational contexts, both in basic education and at technical and higher education levels.
Palabras clave : Agua
Física-Estudo e ensino
Anomalias
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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