Avaliação de desempenho operacional de microgeração e minigeração solar fotovoltaica em edificação comercial, industrial, residencial e pública no Estado do Pará

Imagem de Miniatura

Data

18-11-2022

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

MONTEIRO, Weslley Leão. Avaliação de desempenho opewracional de microgeração e minigeração solar fotovoltaica em edificação comercial, industrial, residencial e pública no Estado do Pará. Orientador: Wilson Negrão Macedo. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

Este trabalho avalia o desempenho operacional de diferentes Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica, instalados em 5 (cinco) unidades consumidoras, quatro na região metropolitana de Belém/PA e um em Santarém/PA, classe de consumo: Residencial, Comercial, Industrial e Pública, de modo a contribuir para a construção do conhecimento científico e tornar público valores de desempenho de geradores fotovoltaicos conectados à rede convencional na região Norte do País. Para isso, considerou-se para cálculos dos índices de mérito os dados de produção de eletricidade disponibilizado pela plataforma de monitoramento online do inversor de conexão à rede de cada SFCR, nos anos de 2019 a 2021. Para os sistemas em que apresentaram falhas na plataforma de monitoramento, considerou-se os dados apresentados no display do inversor. Para o cálculo da produtividade final (YF) de dois sistemas considerou-se o valor da potência real do gerador fotovoltaico através de ensaios de curva I-V realizadas a sol real com traçador de curvas (Solar IVe) disponibilizados pelo GEDAE/UFPA, considerando medições realizadas em um arranjo de um subsistema. Para o cálculo estimado de desempenho global considerou-se a base de dados do Meteonorm v8.0 para obtenção de irradiação no plano dos GFV. Os resultados obtidos neste trabalham permitem comparar o desempenho global estimado dos sistemas tornando evidentes que os resultados operacionais estão diretamente relacionados à solução implementada em cada sistema, às boas práticas durante as instalações, e a importância do controle mais rigoroso e contínuo do monitoramento dos SFCR.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br