SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Memórias da Educação Museal em Belém : Uma Cartografia de Experiências Plurais

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

31-01-2024

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

LIMA, Janice Shirley Souza. Memórias da Educação Museal em Belém : Uma Cartografia de Experiências Plurais. Orientador: José Afonso Medeiros Souza. 2023. 280 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16279. Acesso em:.

DOI

A pesquisa detém-se nos processos de educação museal experienciados em diversos museus públicos de Belém/PA por mim – artista, professora, pesquisadora, gestora e técnica cultural. Ocorre numa cartografia dessas experiências, situando-me como profissional de museu, em diversos espaços museológicos de Belém/PA ao longo de trinta anos, especialmente no Museu de Arte de Belém (MABE), onde, além de exercer o cargo de técnica em assuntos culturais, na função de pesquisadora, atuei em sua gestão no período de 2017 a 2021. Teórica e metodologicamente, os processos cartográficos tratados por Deleuze; Guattari (1995; 1997; 2012) e Rolnik (2016), além de outros autores, são referenciados, valendo-me das noções mobilizadoras de rizoma, dispositivo de memórias, território e ritornelo, que compõem o seu vocabulário. Aciono três questões que orientam os percursos da pesquisa: Na desocultação e no tensionamento das políticas de estruturação e organização dos museus públicos, especialmente do MABE, qual o lugar da educação no museu? Que experiências podem fundamentar uma prática educacional em museus, capaz de enfrentar a hierarquização dos campos de conhecimento dos profissionais nesses espaços? Como decolonizar esse espaço museológico em processos de educação museal? A imagem-memória do pássaro mítico sankofa e a imagem-força da embarcação de Klinger Carvalho, obra de arte escultórica intitulada “Entre duas margens”, que compõe o acervo do MABE, são as linhas imaginárias de agenciamento que deslocam, conduzem e ancoram os processos de navegação cartográfica da tese, misturas de minhas leituras e experiências museológicas na composição de um mapa dessas práticas, em seus desenvolvimentos e devires. Esse mapa constitui-se em sete camadas cartográficas de nove capítulos, que, em virtude de sua elaboração rizomática, podem ser lidos de forma não sequencial, a partir de qualquer uma de suas partes, de traz para a frente ou do início para o final, à escolha da leitora, do leitor.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

LIMA, Janice Shirley Souza. Memórias da Educação Museal em Belém : Uma Cartografia de Experiências Plurais. Orientador: José Afonso Medeiros Souza. 2023. 280 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16279. Acesso em:.