Construção social do mercado agroecológico com base em circuitos de proximidade: experiência do Grupo para Consumo Agroecológico (GRUCA)

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2023-01-25

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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MAGALHÃES, Társis Ney Castelo Branco Barros. Construção social do mercado agroecológico com base em circuitos de proximidade: experiência do Grupo para Consumo Agroecológico (GRUCA). Orientador: Aquiles Vasconcelos Simões. Coorientador: Mário Vasconcellos Sobrinho. 2023. 159 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16021. Acesso em:.

DOI

A segurança alimentar e nutricional é uma questão muito recorrente e de grande relevância, principalmente com a amplitude das competições entre os sistemas produtivos capitalistas. Desse modo, a agricultura familiar buscou alternativas que sejam viáveis para garantia de sua estrutura logística e mercadológica. Os grupos de consumo responsáveis são uma dessas alternativas, pois tem vertentes pautadas na participação conjunta entre produtores e consumidores de forma a garantir a justiça social, a alimentação saudável, o respeito, a preservação cultural e possibilidade de troca de saberes. A pesquisa buscou estudar os mercados agroecológicos alternativos, mais especificamente o GRUCA (Grupo para Consumo Agroecológico), que é um grupo de consumo responsável da Região Metropolitana de Belém (RMB). E teve como objetivo descrever a experiência do GRUCA, demonstrando como vem ocorrendo a construção social do mercado agroecológico, buscando como desafio melhorias na autogestão. A metodologia da pesquisa consiste em um estudo de caso, com o objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Foram realizados estudos referentes à etnografia dos produtores e consumidores do GRUCA, da diversidade socioprodutiva e seus fluxos mercadológicos. Os dados foram obtidos a partir das modalidades de pesquisa: bibliográfica, de campo e observação participante; também através dos formulários de pesquisa e análises dos dados da plataforma digital do grupo. Como resultados chegou-se à conclusão de que o GRUCA apresenta uma contribuição para o desenvolvimento local que vai além do mercado meramente comercial, pois ele estreita os laços de familiaridade, confiança e afeto entre seus atores, quanto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o grupo está de acordo com o ODS nº 12 (Consumo e Produção Responsáveis), mas ele não se enquadra no ODS nº 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), pois a construção social de seus consumidores é composta por uma seleta parcela social, onde a maioria dos consumidores possuem poder aquisitivo alto, e este objetivo visa o combate à fome voltado para esferas sociais mais carentes. O que implica a busca de estratégias para que o consumo responsável atinja outras classes sociais também, pois ainda se encontra pouco inclusivo. Como produtos da dissertação, foram produzidos: cartilha digital, cartografia socioprodutiva, resumos executivos e instrução normativa.

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MAGALHÃES, Társis Ney Castelo Branco Barros. Construção social do mercado agroecológico com base em circuitos de proximidade: experiência do Grupo para Consumo Agroecológico (GRUCA). Orientador: Aquiles Vasconcelos Simões. Coorientador: Mário Vasconcellos Sobrinho. 2023. 159 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16021. Acesso em:.