Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15852
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 28-Feb-2023
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Elivaldete Baía
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da
Title: A metodologia da problematização: uma sequência didática acerca da temática dengue.
Citation: RIBEIRO, Elivaldete Baía. A metodologia da problematização: uma sequência didática acerca da temática dengue. Orientador: Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15852. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou apresentar estudos acerca da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como atividades interdisciplinares para fomentar o debate sobre esse tema em todos os setores da sociedade e, especialmente, dentro dos espaços escolares. Para instrumentalizar a coleta de dados aplicou-se uma sequência didática, cujo objetivo foi verificar as contribuições que esta metodologia pode trazer ao processo de ensino e de aprendizagem, estimulando a formação de multiplicadores de conhecimento no ambiente escolar e em outros espaços de convivência. As experiências da sequência didática foram realizadas na Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, em Belém – PA, com educandos do 5º ano do Ensino Fundamental e gerou o produto final desta pesquisa. Durante a análise de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, com enfoque na Metodologia da Problematização, usando como base o Arco de Maguerez, com técnicas de coleta e análises de uma observação participante. Os instrumentos de coleta de dados foram obtidos a partir do trabalho de campo com a aplicação da sequência didática, que foi desenvolvida em seis encontros de duas horas-aula cada. O produto educacional gerado foi denominado: ―A Metodologia da problematização: uma sequência didática acerca da temática dengue‖. O desenvolvimento de todo o trabalho e a etapa de validação do produto educacional mostraram que a sequência didática contribuiu efetivamente para a construção do conhecimento em Ciências Ambientais e potencializando o desenvolver habilidades sócio discursivas, para a interação e instrumentalização dos discentes, motivando-os à tomada de decisão e o envolvimento nas questões de ordem coletiva, bem como oportuniza aulas mais dinâmicas, interativas e contextualizadas, proporcionando momentos de aprendizagem significativas e relevantes para educandos e educadores.
Abstract: This research aimed to present studies about dengue, a disease transmitted by the Aedes aegypti mosquito, as well as interdisciplinary activities to foster debate on this topic in all sectors of society and, especially, within school spaces. To instrument the data collection, a didactic sequence was applied, whose objective was to verify the contributions that this methodology can bring to the teaching and learning process, stimulating the formation of knowledge multipliers in the school environment and in other spaces of coexistence. The experiences of the didactic sequence were carried out at the Municipal School Palmira Lins de Carvalho, in Belém - PA, with students of the 5th year of Elementary School and generated the final product of this research. During data analysis, bibliographical, exploratory and qualitative research was used, focusing on the Problematization Methodology, using Maguerez's Arch as a basis, with collection techniques and analysis of participant observation. The data collection instruments were obtained from the field work with the application of the didactic sequence, which was developed in six meetings of two class hours each. The educational product generated was called: ―The Problematization Methodology: a didactic sequence about the dengue theme‖. The development of all the work and the validation stage of the educational product showed that the didactic sequence effectively contributed to the construction of knowledge in Environmental Sciences and enhancing the development of socio-discursive skills, for the interaction and instrumentalization of the students, motivating them to take decision-making and involvement in collective issues, as well as providing more dynamic, interactive and contextualized classes, providing meaningful and relevant learning moments for students and educators.
Keywords: Aedes aegypti
Arco de Maguerez
Recurso didático
Educação em saúde
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: AMBIENTE E SOCIEDADE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MetodologiaProblematizacaoSequencia.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons