Perfil acadêmico-profissional de professores de pós-graduação stricto sensu em enfermagem: análise por subárea de conhecimento

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01-08-2022

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TRINDADE, Ricky Falcão Silva. Perfil acadêmico-profissional de professores de pós-graduação stricto sensu em enfermagem: análise por subárea de conhecimento. Orientadora: Jouhanna do Carmo Menegaz; Coorientadora: Carine Vendruscolo. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15331. Acesso em:.

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Introdução: A área de Enfermagem possui oito subáreas de conhecimento: enfermagem fundamental; enfermagem de doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas; enfermagem em saúde do adulto e do idoso; enfermagem em saúde da mulher; enfermagem em saúde da criança e adolescente; enfermagem na gestão e gerenciamento; enfermagem em saúde mental; Enfermagem em saúde coletiva. Sugere-­se que cada uma das subáreas de enfermagem possua características bem delimitadas e distintas para o ensino e pesquisa, seja nas fontes ou na produção de conhecimentos. Objetivo geral: Analisar o perfil acadêmico-profissional de professores de programas de pós-graduação stricto sensu da área de Enfermagem por subárea do conhecimento a partir dos conceitos de assimetria, cooperação e inserção social. Método: Trata-se de um estudo transversal, documental, com abordagem quantitativa, que se estruturou a partir das etapas propostas por Gil (2022): a) formulação do problema e dos objetivos; b) identificação das fontes; c) localização das fontes e acesso aos documentos; d) avaliação dos documentos; e) seleção e organização das informações; f) análise e interpretação dos dados; g) redação do relatório. A coleta de dados ocorreu de março de 2020 a dezembro de 2020, sendo as principais fontes de dados: Plataforma Sucupira e Plataforma Lattes. Resultados: A amostra concentrou-­se na subárea de atenção da enfermagem à saúde do adulto e idoso, sugerindo ser o foco prioritário para a Enfermagem, enquanto a atenção da enfermagem a doenças emergentes e reemergentes teve uma representação pouco expressiva. Identificou­-se que professores de enfermagem realizam predominantemente as seguintes atividades: ministram aulas na graduação (93,68%), na pós-graduação (93,26%), são revisores de periódicos (90,88%) e são coordenadores de projeto de pesquisa (96,77%). A desigualdade de distribuição de programas de pós-graduação no Brasil em enfermagem é igualmente representada quando observado o local de formação, em todos os níveis, principalmente, quando se compara as Regiões Sudeste e Norte. Com exceção da coordenação projetos de extensão e de ensino, mais da metade dos professores desenvolve um conjunto de atividades que demandam tempo, conhecimento, gestão e conhecimentos diversos. Considerações finais: Foi possível realizar uma avaliação da área de enfermagem, tendo sido possível detectar processos de organização assimétricos, principalmente, na localização dos programas e número de professores, os quais concentram­-se na Região Sudeste, enquanto a Norte e Centro-­Oeste são preteridas. Em relação ao processo assimétrico, chama a atenção a inexistência de cursos de doutorado na Região Norte, a qual parece ser prejudicada em vários aspectos, como: distância do centro formativo da área –Sudeste –, baixa disponibilidade de recursos e financiamentos, métricas de avaliação que não condizem com o contexto amazônico. O estudo fornece subsídios para uma análise profunda do estado da área no período observado e acredita­-se que sejam possíveis contribuições para o refinamento de métricas de avaliação de agências de fomento.

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