Sistema de ensino x saberes práticos: violência simbólica e resistência na reprodução social de trabalhadores amazônicos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Revista Pedagógica

Citação

LINS, Alexandre Sócrates Araújo de Almeida; CASTRO, Fábio Fonseca de. Sistema de ensino x saberes práticos: violência simbólica e resistência na reprodução social de trabalhadores amazônicos. Revista Pedagógica, online, v. 23, p. 01-25, 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6313. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14778. Acesso em:.

DOI

10.22196/rp.v22i0.6313
Este artigo articula a contribuição dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2005; LUCINI e SANTOS, 2018) à noção de habitus (BOURDIEU, 2009). O objetivo é mostrar como estes saberes práticos, incorporados e pré-reflexivos, característicos de culturas não letradas, conviveram, historicamente, com a influência do sistema de ensino, instituição que buscou fazer com que indígenas, negros, mestiços e seus descendentes reproduzissem a cultura das elites na Amazônia brasileira desde a colonização portuguesa, em 1616, aos dias atuais. O estudo concluiu que mesmo diante da colonialidade do poder, do racismo e da exploração pelas elites locais, esses trabalhadores amazônicos mestiços, vêm, historicamente, conseguindo se inserir no mundo do trabalho, graças a um habitus que articula o domínio do meio ambiente a uma rede de alianças entre explorados. Essas estratégias permitiram que conservassem relativa autonomia econômica e cultural, em diversos períodos históricos, diante dos interesses das classes dominantes e do Estado.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

LINS, Alexandre Sócrates Araújo de Almeida; CASTRO, Fábio Fonseca de. Sistema de ensino x saberes práticos: violência simbólica e resistência na reprodução social de trabalhadores amazônicos. Revista Pedagógica, online, v. 23, p. 01-25, 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6313. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14778. Acesso em:.