Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14569
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Apr-2022 |
metadata.dc.creator: | PERES, Ariadne da Costa BRITO, Licurgo Peixoto de PEREIRA, Marcos Augusto Carvalho |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Title: | Educação ambiental em parques ambientais: análise textual discursiva em dissertações |
Other Titles: | Environmental education in environmental parks: discursive textual analysis in dissertations educación Educación ambiental en parques ambientales: análisis textuales discursivos en disertaciones |
Citation: | PERES, Ariadne da Costa; BRITO, Licurgo Peixoto de; PEREIRA, Marcos Augusto Carvalho. Educação ambiental em parques ambientais: análise textual discursiva em dissertações. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 10, n. 1, p. e22017, jan./abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.12963. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14569. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O estado da arte tem a função de situar o pesquisador acerca da produção, pesquisas e posicionamentos sobre o seu o objeto de estudos, ação que norteia as intenções de pesquisa. Nesse sentido, investigar as pesquisas sobre a educação ambiental em parques ambientais, relacionadas a educação científica, no campo da Ciência Tecnologia Sociedade e Meio ambiente, tem relevância para construção de uma educação ligada ao meio ambiente que fomente o debate crítico, a discussão do contraditório e o posicionamento diante dos avanços científicos e os desastres ambientais em nosso planeta. Para isso, fez-se uma busca em três bibliotecas virtuais: a primeira, “Biblioteca Digital de teses e dissertações” (BDTD); a segunda, “Banco de Teses e Dissertações CAPES” e, por último, no “Portal de periódicos CAPES/MEC”. Das 325 obras recuperadas, apenas duas se relacionam com o objeto de estudos selecionado - uma tratando de uma experiência pedagógica na relação parque ambiental-escola e outra tematizando a formação de professores para atuação em parques ambientais. Nessas pesquisas, temos a concepção crítica de educação que fomenta o debate sobre a ciência, tecnologia e as questões socioambientais, emergindo ainda da análise e apontamentos para a formação de professores. Com isso, a pesquisa contribui para o debate crítico acerca da educação ambiental e nos lega a necessidade de mais pesquisas relativas a educação científica, relacionando escolas e parques ambientais. |
Abstract: | The state of the art has the function of situating the researcher about the production, research and positions on his object of study, an action that guides the research intentions, in this sense, to investigate research on environmental education in environmental parks linked to education scientific field in the field of Science Technology Society and the Environment has relevance for the construction of an education related to the environment that promotes critical debate, the discussion of the contradictory and positioning in the face of scientific advances and environmental disasters on our planet, for that we made a search in three virtual libraries, the first, “Digital Library of Theses and Dissertations” (BDTD); the second “Bank of CAPES Theses and Dissertations” and finally in the “Portal de periodicals CAPES/MEC”, of the 325 works recovered, only two relate to the selected object of study, one dealing with a pedagogical experience in the environmental park-school relationship and another thematizing the training of teachers to work in environmental parks, in these researches we have the critical conception of education that fosters the debate on science, technology and socio-environmental issues, still emerging from the analysis notes for the training of teachers, with this, the research contributes to the critical debate about environmental education and bequeaths us the need for more research related to science education relating schools and environmental parks. |
metadata.dc.description.resumen: | El estado del arte tiene la función de situar al investigador sobre la producción, investigación y posiciones sobre su objeto de estudio, acción que orienta las intenciones de investigación, en este sentido, investigar investigaciones sobre educación ambiental en parques ambientales vinculados a la educación científica. en el campo de la ciencia y la tecnología y la sociedad / ciencia tecnología la sociedad y el medio ambiente es relevante para la construcción de una educación relacionada con el medio que fomenta el debate crítico, la discusión de lo contradictorio y el posicionamiento ante los avances científicos y los desastres ambientales en nuestro planeta , para ello buscamos en tres bibliotecas virtuales, la primera, “Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones” (BDTD); el segundo "Banco de Tesis y Disertaciones CAPES" y finalmente en el "Portal de Revistas CAPES / MEC", de las 325 obras recuperadas, solo dos se relacionan con el objeto de estudio seleccionado, una trata de una experiencia pedagógica en la relación parque ambiental-escuela y otra centrada en la formación de docentes para trabajar en parques ambientales, en estos estudios tenemos la concepción crítica de la educación que propicia el debate sobre ciencia, tecnología y temas socioambientales, también emergiendo del análisis. , apuntes para la formación del profesorado, con ello, la investigación contribuye al debate crítico sobre la educación ambiental y nos lega la necesidad de realizar más investigaciones relacionadas con la educación científica relacionando escuelas y parques. |
Keywords: | Educação ambiental Parques ambientais Formação de professores Produção de conhecimento CTSA Environmental education Environmental parks Teacher training Knowledge production |
Series/Report no.: | REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
ISSN: | 2318-6674 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Mato Grosso |
metadata.dc.publisher.initials: | UFMT |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12963 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.26571/reamec.v10i1.12963 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EducacaoAmbientalParques.pdf | 640,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License