Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14560
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Dec-2020 |
metadata.dc.creator: | PANTOJA, Ana Laura Pureza VIEIRA, Eduardo Paiva de Ponte |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Title: | Geração espontânea e evolução química gradual em livros didáticos do ensino fundamental |
Other Titles: | Spontaneous generation and gradual chemical evolution in school textbook |
Citation: | PANTOJA, Ana Laura Pureza; VIEIRA, Eduardo Paiva de Ponte. Geração espontânea e evolução química gradual em livros didáticos do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 8, n. 3, p. 670-691,set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11083. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14560. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Origem da Vida, enquanto conteúdo curricular, constitui uma temática de natureza controversa. Conhecimentos de várias áreas sustentam diversas hipóteses e cenários plausíveis para explicar como a vida se originou na Terra, abrindo espaço para os conflitos que existem nesse âmbito, além de expressar características da natureza do conhecimento científico. É nessa perspectiva que essa abordagem pode ser vinculada com a História e Filosofia da Ciência (HFC), para que não sejam reforçadas visões de Ciência que remetam à linearidade da construção do conhecimento e à ausência de conflitos. A Análise do Discurso, proposta nos trabalhos de Michel Foucault, pode ser utilizada como dispositivo analítico para pensar a abordagem de História e Filosofia da Ciência preconizada em livros didáticos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo circunscrever qual(is) discurso(s) circula(m) sobre as teorias movimentadas no conteúdo escolar “Origem da Vida”, estritamente em relação às teorias da geração espontânea e da evolução química gradual, em livros didáticos de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental. A análise indica que as Teorias da Evolução Química Gradual e da Geração Espontânea são recorrentes nos livros didáticos, com uma vertente historiográfica positivista, compondo enunciados que estabelecem as possibilidades de circulação e de legitimação do conhecimento científico. |
Abstract: | Origin of Life, as curricular content, is a controversial topic. Knowledge from various areas supports several hypotheses and plausible scenarios to explain how life originated on Earth, making room for the conflicts that exist in this matter, in addition to expressing characteristics of the nature of scientific knowledge. It is in this perspective that the approach can be linked with the History and Philosophy of Science (HPS), so that views of science that refer to the linearity of knowledge construction and the absence of conflicts are not reinforced. The discourse analysis proposed by Michel Foucault can be used as an analytical device to think about the approach of History and Philosophy of Science recommended in textbooks of basic education. Therefore, this work aims to see which discourse(s) go about the theories on the school content “Origin of Life”, strictly in relation to the theories of Spontaneous Generation and Gradual Chemical Evolution, in the elementary school textbooks for the 7th grade. The analysis indicates that the theories of Gradual Chemical Evolution and Spontaneous Generation are recurrent in textbooks with a positivist historiographical aspect, composing statements that establish the potential circulation and legitimation of scientific knowledge. |
Keywords: | Origem da vida Livro didático Ensino de Ciências História e Filosofia da Ciências Origin of life Textbooks Science Teaching History and Philosophy of Science |
Series/Report no.: | REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
ISSN: | 2318-6674 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Mato Grosso |
metadata.dc.publisher.initials: | UFMT |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11083 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.26571/reamec.v8i3.11083 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_GeracaoEspontaneaEvolucao.pdf | PDF A | 1,44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Artigo_GeracaoEspontaneaEvolucao.epub | EPUB | 1,5 MB | EPUB | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License