Dissertações em Ciências do Patrimônio Cultural (Mestrado) - PPGPATRI/ITEC

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/14551

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  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Tráfico ilícito de bens culturais e os desafios para a proteção do patrimônio documental: análise do furto à coleção de obras raras do Museu Paraense Emílio Goeldi
    (Universidade Federal do Pará, 2022-06-30) NEVES, Inaiê del Castillo Andrade; SANJAD, Nelson Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9110037947248805; https://orcid.org/0000-0002-6372-1185; HAMOY, Idanise Sant’Ana Azevedo; http://lattes.cnpq.br/3847727774437903; https://orcid.org/0000-0001-7111-912X
    A pesquisa aborda os desafios para a proteção do patrimônio documental no contexto do tráfico ilícito de bens culturais. Como objeto focal, propõe-se a analisar as limitações relacionadas à investigação do furto de 63 (sessenta e três) obras ocorrido na Coleção Especial de Obras Raras do Museu Paraense Emílio Goeldi, no ano de 2008. Pretende-se, a partir dessa análise, situar esse fato no contexto mais amplo de crimes contra instituições guardiãs de bens do patrimônio documental no Brasil, ocorridos a partir do início do século XXI. Em sua metodologia, trata-se de um estudo de caso construído a partir de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, em que foram consultadas fontes bibliográficas e documentais. O referencial teórico é composto por textos interdisciplinares, abrangendo diversas áreas do conhecimento pertinentes ao assunto, como Patrimônio Cultural, Direito, Museologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Casa de memória transxingu: patrimônio cultural digital como preservação de patrimônio cultural ameaçado
    (Universidade Federal do Pará, 2022-06-29) MARTINS, Alan David Bitencourt; HAMOY, Idanise Sant’Ana Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0136019251243788; https://orcid.org/0000-0001-8339-4233
    Lançada em 2003 pela UNESCO a Carta de Preservação do Patrimônio Digital acenou para a importância da preservação de dados, de lá para cá esforços vem sendo realizados para estabelecer princípios atrativos que justifiquem investimentos por parte dos governos e instituições para preservação desse tipo de patrimônio, formado sobretudo a partir do processo de adoção de tecnologias digitais de informação e comunicação. Para contribuir com a discussão e compreensão a respeito deste tipo de patrimônio e colaborar com a construção daqueles princípios, este trabalho pesquisou o processo de criação do Acervo da Casa de Memória Transxingu, em Altamira no Pará, um Acervo essencialmente nato digital criado para preservar a cultura a partir do processo de inventariação dos bens culturais da região do médio-baixo Xingu, uma forma de compensar as profundas mudanças que a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte trouxe à região. Mostramos como se construíram e se concatenaram ao longo do tempo as legislações de preservação do patrimônio cultural e de preservação do meio ambiente afim da preservação da cultura ao determinar a inventariação dos bens culturais da região e detalhamos as fases de idealização, projeção e execução dos processos de construção da Casa de Memória, da inventariação e da montagem do Espaço Museológico destinado a fomentar e preservar o Acervo, discutindo em cada momento pontos importantes a respeito do uso desse tipo de patrimônio como forma de preservação do patrimônio cultural, demonstrando como o patrimônio digital pode preservar o patrimônio cultural se tornando patrimônio digital cultural.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Do esquecimento ao resgate histórico: as dinâmicas sociais e o processo de reorganização do patrimônio material dos veteranos de guerra do Pará na AECB-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2023-02-07) MACHADO, Lucas Carnevale; COSTA, Diogo Menezes; http://lattes.cnpq.br/3938588690473816; https://orcid.org/0000-0003-4220-8232
    Este conjunto de trabalhos tem como principal objetivo discutir sob o olhar conceitual das ciências do patrimônio cultural, tanto o processo de inventário, como as diversas dinâmicas que envolvem o processo de abandono e a salvaguarda do acervo da Associação de Ex-combatentes do Brasil seção Pará (AECB-PA), no qual grande parte foi perdida por ações humanas ou climáticas. Os artigos no qual o trabalho foi dividido apresentam aspectos atrelados a questões como as lutas sociais, a construção histórica do acervo, tal como as visões internas e externas sobre o grupo dos veteranos de guerra paraenses. Essa materialidade contribui para analisar a relação ora harmoniosa e conflituosa do grupo social que produziu este patrimônio com a sociedade e o subsequente processo de esquecimento e abandono, sendo necessário abordar questões referentes à memória coletiva, as narrativas individuais, somado as discussões sobre o espaço de camaradagem e a função social e original dos rastros materiais dos veteranos. Para realizar esse procedimento, o acervo foi analisado através das abordagens multidisciplinares do patrimônio cultural, coligados a arqueologia e a história, analisando dados, quantificando o universo documental, tal como a análise sobre a os rastros do abandono institucional, e as narrativas históricas construídas pelos próprios veteranos
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A natureza complexa do patrimônio paleontológico da praia do Atalaia, munícipio de Salinópolis, Pará, Amazônia Oriental, Brasil
    (Universidade Federal do Pará, 2021-09-02) SILVA, Rayana Alexandra Sousa da; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856; https://orcid.org/0000-0002-3314-5148
    Nesta pesquisa, refletimos sobre o Patrimônio Paleontológico enquanto uma categoria patrimonial especificamente complexa que se insere tanto nas políticas ambientais, quanto nas culturais e minerais. A análise parte de uma revisão sobre as transformações operadas nas concepções de patrimônio cultural e natural vigentes no Brasil, para problematizar as diversas dimensões que interferem nos processos de patrimonialização deste, além de contextualizar e de reforçar a sua importância social em um contexto de grande complexidade. Debruçamo-nos, especificamente, sobre o patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, localidade que é um dos principais balneários do estado do Pará, recebendo, anualmente, turistas de diversos locais do Brasil e do mundo. O Patrimônio da região é formado por um expressivo registro fóssil do Cenozoico marinho brasileiro, datando entre 23 a 25 m.a, representando o momento transgressivo de avanço e de recuo do Oceano Atlântico sobre o continente. Os fósseis encontrados são, principalmente, de invertebrados e vertebrados marinhos, como peixes-boi, raia, tubarões, gastrópodes e peixes. Assim, o objetivo principal deste trabalho consiste em investigar e analisar o patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, buscando relacionar e comunicar entre si os sujeitos, contexto ambiental e patrimônio cultural. Para tal, baseadas em Morin, no método que busca a complexidade através da criação de vias de abordagem, realizamos observações em diferentes esferas: uma audiência pública de licenciamento ambiental, uma atividade com professores de ensino fundamental e entrevista com um colecionador particular de fósseis. Os resultados apresentados na forma de dois artigos apontam que a) a utilização desse patrimônio obedece a uma lógica utilitarista de transformação da natureza; b) destacamos uma rede complexa de problemáticas ambientais, econômicas e sociais que devem ser consideradas quando se pretende qualquer projeto de valorização, de educação ou mesmo da análise do patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia; c) fazemos alguns apontamentos sobre a urgência de transformação das nossas práticas com o patrimônio paleontológico, para que possamos pensá-lo e agir a partir dele de forma mais abrangente, concebendo-o como um direito fundamental que corrobora para o exercício pleno da cidadania.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O carimbó e a representação da imagem para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial
    (Universidade Federal do Pará, 2022-02-22) AZEVEDO, Pierre de Aguiar; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Esta pesquisa tem como propósito estudar a manifestação cultural do Carimbó paraense, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título concedido em 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde antes do processo de patrimonialização até atualmente, se iniciaram as ações de salvaguarda da cultura, que hoje contam com a contribuição de setores da sociedade, movimentos independentes, grupos sociais e indivíduos que colaboram para a difusão e valorização deste patrimônio. Neste processo se intensifica a utilização de recursos imagéticos – fotografia, vídeo e produção audiovisual – que passam a servir como instrumentos de representação do patrimônio do Carimbó, tanto pelas comunidades detentoras do bem como por instituições dotadas de poder de legitimação. Assim sendo, esta dissertação pretende analisar como as comunidades carimbozeiras se autorrepresentam e são representadas através do uso da imagem, na preservação e salvaguarda do patrimônio imaterial do Carimbó. Para isso, foram investigadas as formas de uso das tecnologias imagéticas por parte dos detentores do bem patrimonial, identificando os acordos e conflitos existentes entre as perspectivas comunitárias e institucionais, quanto à definição do que representa o Carimbó. Foi considerado o caráter polifônico das narrativas, avaliando os discursos de poder e a noção de verdade do e no Carimbó sobre a representação deste patrimônio entre as comunidades, em relação à sociedade e perante o Estado. Ainda, observadas algumas possibilidades semânticas da imagem, como materialização do patrimônio e artefato cultural, registro memorial e lugar de memória, subsídio para políticas culturais e produto de mercado. São apresentadas as narrativas e discursos de integrantes do movimento carimbozeiro, reunidos em uma coleta episódica a partir de diálogos informais e entrevistas abertas que levaram em conta a importância que é dada por eles aos recursos tecnológicos da imagem, como registros memoriais significativos para salvaguardar o patrimônio cultural imaterial.