O processo de fracasso cumulativo na alfabetização e letramento descrito por Magda Soares dentro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Imagem de Miniatura

Data

01-07-2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia

Citar como

SILVA, Danila Castilho da. O processo de fracasso cumulativo na alfabetização e letramento descrito por Magda Soares dentro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 421-431. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14518. Acesso em:.

DOI

O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento sendo realizada de forma bibliográfica dentro de algumas obras de Magda Soares com o objetivo de compreender o processo de alfabetização e letramento em suas obras, assim como fazer ligação com as metodologias utilizadas nos dias atuais. E dessa forma indagar o proces- so indicado por Magda Soares (2004) como fracasso cumulativo, o que abordara o pro- cesso de crianças não alfabetizadas nos prazos pré estabelecidos pelo MEC dentro do PNAIC, o que seria até os oito anos de idade que corresponde ao 3o ano do ensino fun- damental menor. A metodologia contara com um embasamento bibliográfico nas obras de Magda Soares e Emília Ferreiro no que diz respeito ao processo de alfabetização, assim como outros autores secundários. Pretendemos fazer um suporte teórico dentro do livro principal que orienta o PNAIC para compreender as formas de aprendizagem orientadas pelo programa. Como resultado apontamos uma possível orientação sobre o processo assim como uma possível reflexão sobre o fracasso cumulativo que alcança diversas crianças atualmente. Entendemos que se faz necessário uma melhor reflexão sobre o processo de alfabetização e letramento na educação infantil.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

ExePEPe

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0