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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14365
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 9-Mar-2020 |
metadata.dc.creator: | ÁLVARES, Waldemar Henrique Viana |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FIGUEIREDO, Silvio José de Lima |
Title: | A Avaliação de desempenho dos servidores da UFPA: em busca de novas perspectivas a partir do processo de comunicação interna |
Citation: | ÁLVARES, Waldemar Henrique Viana. A Avaliação de desempenho dos servidores da UFPA: em busca de novas perspectivas a partir do processo de comunicação interna. Orientador: Silvio José de Lima Figueiredo. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14365. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O atual governo do Brasil retomou os discursos que atribuem ao servidor público a ineficiência e a oneração do erário, além de sustentar predicados depreciativos às Universidades Federais e colocar a Avaliação de Desempenho (AD) como instrumento dos seus ideais de gestão. A AD é um processo fundamental para as organizações, pois ela instrumentaliza ações e exerce influência direta sobre as carreiras. Apesar disso, a Universidade Federal do Pará (UFPA) registra desordens nesse contexto, materializadas em discrepâncias formais que comprometem sua finalidade estratégica. Considerando que as organizações e seus processos são resultado da interação comunicativa de seus componentes, este estudo objetivou analisar o papel e a importância da comunicação interna na AD dos servidores da UFPA. O trabalho é de caráter aplicado, sendo descritivo na perspectiva de seus objetivos e quantitativo quanto ao método de abordagem. O procedimento técnico para a coleta de dados foi o levantamento de campo, com aplicação de questionário à amostra probabilística estratificada proporcional, composta por Técnico-Administrativos em Educação e Docentes que exercem função gerencial, ambas categorias participantes da Avaliação de Desempenho do ano de 2018 e lotada no Campus de Belém da UFPA. Os resultados apontaram aspectos positivos, tais como a elevada qualificação dos servidores, o considerável interesse em feedbacks, a existência de canais de comunicação modernos, e a evidência de diálogo entre os atores. Contudo, há indícios de ruídos interferindo no fluxo de informações formais sobre o processo avaliativo, visto que, para obtê-las, a maioria dos informantes não se remete à Unidade Administrativa que gerencia o processo, além de desconhecerem o normativo básico da AD. Ademais, o sistema informatizado que recebe as avaliações carece de melhorias para que possa permitir, principalmente, o feedback e a disponibilização dos resultados das avaliações. O estudo conclui que a comunicação ainda precisa assumir seu papel estratégico na área de Gestão de Pessoas e que há necessidade de diálogo entre os atores que realizam o processo avaliativo da UFPA, possibilitando feedback contínuo tanto para melhorar as aferições individuais quanto para construir, conjuntamente, um processo mais adequado às necessidades do serviço público. |
Abstract: | The current Brazil’s government has resumed the discourses that attribute to the public servers the inefficiency and burden of the treasury, in addition to sustaining deprecating predicates to the Federal Universities and to place the Performance Appraisal (PA) as an instrument of its management ideals. The PA is a fundamental process for organizations because it instrumentalizes actions and has a direct influence on careers. Despite this, the Universidade Federal do Pará (UFPA) registers disorders in this context, materialized in formal discrepancies that affect its strategic purpose. Considering that organizations and their processes are result of the communicative interaction between their components, this study aimed to analyze the role and the importance of internal communication in the PA of UFPA servers. The research is applied in its character, being descriptive from the perspective of its objectives and quantitative as to the approach method. The technical procedure for data collection was the field survey, with application of a questionnaire to the proportional stratified probabilistic sample, composed of Technical-Administrative in Education and Professors who exercise a managerial function, both categories were participants in the PA 2018 and work at the UFPA's Campus Belém. There are positive aspects, such as the high qualification of the servants, the considerable interest in feedbacks, the existence of modern communication channels, and the evidence of dialogue between the actors. However, there are signs of noises interfering with the flow of formal information about the appraisal process, since, to obtain it, most informants do not refer to the Administrative Unit that manages the process, besides unknowing the basic rules of the PA. In addition, the computerized system that receives the appraisals needs to be improved so that it can allow, mainly, the feedback and the availability of the appraisal results. The research concludes that communication still needs to assume its strategic role in the People Management area and that there is a need for dialogue between the actors that carry out the UFPA appraisal process, enabling continuous feedback both to improve individual measurements and to build, together, a process better suited to the needs of the public service. |
Keywords: | Universidade Federal do Pará Avaliação de Desempenho Comunicação Diálogo Performance Appraisal Communication Dialogue |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA |
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