Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14334
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Apr-2020
metadata.dc.creator: ALVES, José Moysés
PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Linguagem e conhecimento, tema da formação inicial na licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagem
Other Titles: Language and knowledge, theme of initial training in the integrated degree in sciences, mathematics and language
Citation: ALVES, José Moysés; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro. Linguagem e conhecimento, tema da formação inicial na licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagem. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 8, n. 1, p. 249-267, jan. / abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9557. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14334. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este artigo relata a pesquisa de um professor sobre sua prática, ao ensinar o tema Linguagem e Conhecimento I, para uma turma de 40 licenciandos. O objetivo foi produzir novos sentidos sobre o ensino do tema,a partir da narrativa de uma tentativa de aproximar a formação proporcionada com a prática pedagógica desejada na atuação profissional, em uma perspectiva de simetria invertida.Além de discutirem seus conhecimentos prévios e alguns textos, os licenciandos pesquisaram assuntos relacionados ao conteúdo Natureza e Cultura do Marajó, planejaram atividades e elaboraram recursos didáticos para ensiná-lo a alunos dos anos iniciais, preocupando-se com a abordagem comunicativa. A narrativa da experiência tomou por base as memórias do professor, o planejamento realizado para o tema e as produções dos licenciandos. A análise interpretativa da narrativa possibilitou produzir os seguintes sentidos. É possível trabalhar com um tema teórico, na formação inicial de professores, em uma perspectiva de simetria invertida. A contextualização permite valorizar a identidade cultural e a história pessoal dos licenciandos, mobilizando suas emoções. O diálogo e o planejamento colaborativo de atividades, contribui para o desenvolvimento de vínculos afetivos, da criatividade e da autonomia dos futuros professores.
Abstract: This article reports a professor's research on hisownpractice, when teaching the theme Language and Knowledge I, to a class of 40 undergraduates. The objective was to produce new meanings about the teaching of the theme, from the narrative of an attempt to approximate the training provided with thepedagogical practice desired in professional practice, in a perspective of inverted symmetry.In addition to discussing their previous knowledge and some texts, the undergraduate students researched subjects related to Nature and Culture of Marajócontent, planned activitiesand developed didactic resources to teach it to students in the early years, concerned with the communicative approach. The narrative of the experience was based on the teacher's memories, the planning carried out for the theme and the productions of the undergraduate students. The interpretative analysis of the narrative made it possible to producethe following meanings. It is possible to work with a theoretical theme, in the initial formation of teachers, in a perspective of inverted symmetry. The contextualization allows valuing the cultural identity and the personal history of the graduates, mobilizing their emoticons. Dialogue and collaborative activity planning contribute to the development of affective bonds, creativity and autonomy for future teachers.
Keywords: Linguagem e conhecimento
Docência no ensino superior
Formação inicial de professores
Simetria invertida
Reflexão sobre a prática
Language and knowledge
Teaching in higher education
Initial teacher training
Inverted symmetry
Reflection on own pratice
Series/Report no.: REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
ISSN: 2318-6674
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Mato Grosso
metadata.dc.publisher.initials: UFMT
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9861
metadata.dc.identifier.doi: 10.26571/reamec.v8i1.9861
Appears in Collections:Artigos Científicos - IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_LinguagemConhecimentoTema.pdf588,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons